quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia do Pai




Estavam mortinhos por ver a preparação do dia do pai! Eu, também, mortinha por colocar na blog, mas era uma surpresa! Foram umas semanas de grande trabalho e muita alegria. Todos os vossos filhos andavam empenhadíssimos e muito compenetrados em todos os trabalhos que tiveram de realizar.


Hoje foi o GRANDE DIA! É muito gratificante para nós a vossa participação e colaboração. Para os vossos filhos a vossa presença é fundamental para um crescimento saudável. Estes momentos ficarão na memória de todos.



terça-feira, 18 de março de 2008

Os nossos trabalhos da Páscoa







Há muito tempo que não damos novidades. Sabem porquê? Temos tido muito trabalho a preparar a festa para os pais e os trabalhos da Páscoa.


Aprendemos uma canção do Coelhinho da Páscoa:


Coelhinho da Páscoa que trazes para mim

Um ovo, dois ovos, três ovos assim

Coelhinho maroto que cores eles têm


Azul, amarelo e vermelho também

Coelhinho te peço, traz felicidade

Para que os homens no mundo

Conservem a amizade.

Fizemos vários coelhinhos que pintamos com giz e também ovos de Páscoa. Para pôr nas nas cestinhas da Páscoa fizemos brigadeiros e hoje fizemos o folar da Páscoa. Querem saber a receita:

500grs de farinha

150grs de de açucar

100 grs de manteiga

35 grs de fermento de padeiro

3 ovos

2 dl de leite.

Canela e erva doce qb.

Primeiro fazemos uma bola com o fermento, um pouco de farinha e leite. Deixamos repousar 20 minutos. A seguir misturamos tudo, não esquecer de pôr o fermento. Bater bem e deixar a massa repousar durante 3 horas. A seguir vai ao forno.

O Folar estava muito bom e soube a pouco!



sexta-feira, 7 de março de 2008

Um Presente...YES




Como nos sentimos hoje felizes. As nossas Educadoras, de manhã, disserem-nos que de tarde iria haver uma surpresa. Mas que surpresa!!! Os nossos pais são mesmo nossos amigos. UM DATASHOW!!! YES!!! Assim, a partir de agora já podemos ver e ouvir histórias, o nosso blog, canções... que antes viamos no computador em ponto pequeno (e nem sempre conseguiamos ver ) projectados na parede em ponto grande. Hoje fomos ao youtube e estivemos a ver e a aprender uma canção do coelhinho da Páscoa, ouvimos a história do dia escrita por António Torrado"O ursinho de peluche"

Nós ficamos muito contentes por termos uns pais tão nossos amigos que nunca se esquecem de nós. Por isso para os nossos pais um XI CORAÇÃO do tamanho do mundo.

quinta-feira, 6 de março de 2008

O MEU PAI É O MAIOR! (sala da Beatriz)


Então pais curiosos, gostavam de saber as novidades todas, mas nem pensem!!! Têm de esperar até ao dia 19 de Março, para verem as surpresas que estamos a preparar. Hoje só vamos "adoçar o apetite".
Com já devem ter visto, na escola, existe um placard dedicado aos pais das nossas crianças. Inicialmente desenharam um Pai que foi pintado, a seguir colocaram as mãos dos pais e filhos que contornaram em casa. Hoje cada criança ditou uma mensagem que eu escrevi em corações e pusemos junto das mãos.
Vive-se na sala um clima de grande alegria e excitação. Todos os dias se contam os dias que faltam para a grande festa. Contamos com a presença de todos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Uma experiência (sala da Beatriz)


Um dos objectivos propostos nas Orientações Curriculares para o Ensino Pré-Escolar é a sensibilização às Ciências Experimentais: "(...) A sensibilização às ciências parte dos interesses das crianças que o educador alarga e contextualiza, fomentando a curiosidade e o desejo de saber mais. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução constitui a base do método científico.(...) Assim a partir de uma situação ou problema, as crianças terão oportunidade de propor explicações e de confrontar as suas perspectivas da realidade. O apoio do educador permite aprofundar as questões, facilitando a construção de conceitos mais rigorosos a partir dos saberes das crianças..."(in Orientações Curriculares, pág. 82).


Tendo presente este objectivo e para sensibilizar o grupo para a forma de alimentação das plantas realizei uma experiência que consistia na colocação de pés de flores brancas em recipiente de água com corante alimentar(azul e cor-de-rosa) - dia 4 de Março.

Etapas da experiênca:

- Apresentação do material para a experiência
- Colocação do corante nos frascos e mistura de água
- Colocação das flores


Posteriormente foram questionadas sobre o que iria a contecer às flores:(respostas das crianças)
- As flores vão crescer
- A cor dos corantes vai mudar
- As flores vão ficar cor-de-rosa e azuis, porque a água é azul e a outra cor-de-rosa


Hoje de manhã, quando chegamos à sala fomos ver as flores e elas tinham mudado de cor, umas estavam azuis e outra cor-de-rosa, conforme a água que estavam mergulhadas.


Observação de uma criança: "as flores beberam água por isso mudaram de cor"


Aproveitando a experiência foi explicado às crianças que as plantas retiram da água, as substâncias que necessitam para crescerem, os sais minerais.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Quadro Mensal das Presenças (sala da Beatriz)


Iniciamos hoje o mês de Março e com ele a introdução de um novo Quadro das Presenças. O que existia na sala era semanal e as presenças marcavam-se com as fotografias de cada um. À sexta-feira retiravam-se, para na segunda-feira voltar a marcar as presenças. O grupo já está preparado para um quadro mais completo que os irá ajudar a adquirir utras noções temporais: a semana composta por 5 dias de trabalho e 2 dias que são o fim-de-semana, os dias do mês(1,2,3,4...), os meses com 30 dias e outros com 31.

Na sexta-feira passada apresentei o quadro, com os números de 1 a 31 na primeira linha e o restante completamente vazio. A montagem foi realizada com as crianças. Os nomes estavam escritos por mim em rectângulos de papel. Cada um procurou o rectângulo com o seu nome e colocou-o na 1ª coluna da esquerda, destinada aos nomes. Posteriormente, na 1ª linha, onde estavam os números, marcámos os dias da semana, com as cores que, no quadro anterior representavam cada dia: o sábado e domingo não tem cor, segunda - laranja, terça - azul, quarta - amarelo, quinta - vermelho, sexta - verde.

Todas as crianças já conhecem o nome e quase todas já o escrevem, muitas já nem necessitam da ajuda do cartão com o nome e a fotografia.

Hoje de manhã iniciaram a marcar a presença, não apresentando dificuldades. A presença é marcada com papel da cor do dia, em frente do nome.