terça-feira, 27 de maio de 2008

Preparação do dia Mundial da Criança









A preparação do dia 1 de Junho já se iniciou há algum tempo. Para todas as crianças é um dia importante, mas é preciso que percebam porque existe este dia. E foi isso que nós fizemos na nossa sala.


Inicialmente fizemos uma pesquisa na Internet, para ver se percebiamos a razão da existência deste dia. Assim fomos a http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias e aqui percebemos a razão de termos um dia. Podem consultar que é muito interessante e nós até vos podemos ajudar! A seguir consultamos outro site com um trabalho realizado por meninos como nós, que gostamos muito http://www.youtube.com/watch?v=W5D54duLYO0&feature=relatede.


Depois de termos percebido bem e da Beatriz nos ter feito algumas perguntas para ver se tinhamos estado com atenção iniciamos um trabalho na expressão plástica para pormos no placarde das escadas.


Também aprendemos a canção que se ouve agora no blog que iremos cantar aos meninos da outra sala. Aprendemos uma poesia "Ser criança" que foi escrita por um menino um bocadinho mais velho que nós.


Para os nossos pais, a Beatriz nas várias pesquisa na Internet, deixa aqui uma poesia que gostou muito, pois ainda agora, já com muitos anos, ainda por vezes se sente uma criança...:


SER CRIANÇA

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.


Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.


Ser criança é acreditar num mundo cor- de -rosa, cheio de pipocas.


Ser criança é olhar e não ver o perigo.


Ser criança é sorrir e fazer sorrir.


Ser criança é chorar sem saber porquê.


Ser criança é querer ser feliz.


Ser criança é esconder-se para nos preocupar.


Ser criança é errar e não assumir o erro.


Ser criança é pedir com os olhos.


Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar.


Ser criança é isso e muito mais.


É ensinar-nos que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso.


É ensinar-nos que a criança só quer carinho e afecto.


É ensinar-nos que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.


(retirado de: http://www.mensagensgratis.com/.)


É verdade que Ser criança é tudo o que diz na poesia, mas nós sabemos que infelizmente ainda muitas crianças estão privadas de ser "verdadeiramente crianças".

Foi no dia 2 de Junho que festejamos o nosso dia no J.I. De manhã estivemos na sala a contar como passamos o dia 1 de Junho. A Beatriz fez o jogo do esconde-esconde (uma lambarice). Ofereceu-nos um livro, mas foi à tarde que tivemos uma grande surpresa: a visita na escola da palhaça Chiquita que veio pintar as nossas caras e ofereceu-nos um balão. Foi muito divertido e ficamos todos muito engraçados.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Os aniversários do mês de Maio


Neste mês de Maio foram muitos os meninos que na nossa sala fizeram anos. É sempre bom festejarmos o nosso aniversário e as crianças valorizam muito este dia. Sabemos que são eles os primeiros a lembrar os pais que querem também festejar os anos com os colegas. É muito bom e bonito este sentimento nos vossos filhos. Também a Educadora Arnaldina fez anos e também não nos esquecemos dela. Os meninos fizeram um bolo e os seus meninos ofereceram-lhe os seus trabalhos.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Visita à Biblioteca de Gondomar


Terça-feira fomos à Biblioteca de Gondomar de camioneta da Câmara. Primeiro lanchamos e a seguir estivemos a ouvir as animadoras. Depois fomos visitar as instalações da biblioteca, a parte dos adultos. Descemos as escadas e fomos até ao espaço bebeteca(lugar onde os bébes podem ter contacto com os livros) onde assistimos ao teatro de fantoches: " O sapo apaixonado". Tratava da história de um sapo que se apaixonou por uma pata branca. No final da história fomos explorar os livros.

A biblioteca é uma casa com livros, jogos, computadores, DVD, para os adultos e as crianças poderem ir ler. aos sábados de manhã, às 11 horas podemos ir com os nossos pais assistir à hora do conto.

Gostamos muito de ir à biblioteca. Foi uma manhã muito divertida.

(Esta noticia foi realizada hoje de tarde na sala pelo grupo)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Visita à Quinta da Eira


Na sexta-feira, dia 9 de Maio, fomos à Quinta da Eira. O passeio foi muito giro. A quinta era grande e nós fizemos muitas actividades divertidas.

Fomos de camionete e quando lá chegamos fomos recebidos por uns rapazes e uma rapariga que eram os monitores que nos acompanharam durante todo o dia.

Primeiro, fomos ao quarto-de-banho e a seguir lanchar: bicos de pato com queijo e sumo. Iniciamos depois as actividades. Fomos fazer boroa na cozinha da quinta. Colocamos na cabeça o chapéu dos cozinheiros e começamos o nosso trabalho. A seguir fomos dar de comer aos animais: às ovelhas, aos póneis e às galinhas. Depois fomos ao lago ver os patinhos e as trutas.

Como já era tarde fomos almoçar: batatas fritas, rissóis, croquetes e bolinhos de bacalhau; para beber foi sumo e água.

À tarde fomos andar de pónei, de tractor e fizemos jogos tradicionais: corrida de sacos, puxar a corda, o ovo na colher e a malha. Fizemos duas equipas: os cowboys e os campeões.

Como já estava a ficar muito tarde, viemos lanchar, bicos de patocom fiambre e sumo e comemos a boroa com compota de abóbora.

O passeio acabou. Viemos embora e foi um dia muito especial e grande.

( Texto ditado pelas crianças)

A gotinha que precisava de tomar banho









Esta história foi retirada dum site da Internet: http://fabulas-tio-quim.naturalink.pt/ e vimos com a ajuda do datashow. Conta a história da viagem duma gotinha desde a nascente atá à foz e todas as peripécias do seu longo percurso. Chama a atenção para a poluição dos rios e como a água é tratada. Propõe uma experiência que fizemos na sala para ver o funcionamento dos filtros por onde passa a água para a gota "tomar banho", para depois poder ser utilizada.


O grupo esteve bastante atento e interessado à história e à experiência. Este tipo de actividades desperta a curiosidade das crianças, levantam questões por vezes bastante pertinentes.


Quiseram fazer um registo colectivo utilizando a técnica de pintura. Neste trabalho as crianças conseguiram transmitir o conteúdo da história.


segunda-feira, 12 de maio de 2008

O nosso grilo Xavier




O Daniel a semana passada trouxe um grilo para a nossa sala. Veio numa gaiola. Pusemos-lhe o nome de Xavier.


Curiosos para saber como era a vida dos grilos fomos à Internet, ao Google pesquisar. Então aprendemos que os grilos não são todos iguais: uns são verdes, outros castanhos, uns têm antenas e outros não. Os grilos machos cantam para chamar as fêmeas para terem filhinhos. Os machos têm muitos pelos nas bordas das asas e o som gri-gri é produzido pelo roçar das asas. Vivem em buracos que fazem na terra. A entrada das tocas estão sempre muito limpinhas porque é aí que o macho vai cantar para chamar a fêmea. Há muitas e muitas espécies de grilos e muitas vezes confundem-se com os gafanhotos. Na China os grilos dão sorte e muitas vezes servem de alimento às pessoas.


O nosso grilo come alface, mas não canta porque nós fazemos muito barulho. O Xavier em casa do Daniel cantava muito. Temos de fazer menos barulho...

domingo, 4 de maio de 2008

Plantamos hoje uma laranjeira e uma tangerineira








Hoje tivemos uma surpresa! A Engenheira Agrónoma Flávia e o Jardineiro Sr. Gaspar, vieram fazer-nos uma surpresa. Traziam duas árvores, uma laranjeira e uma tangerineira para plantar no nosso Jardim. Como no Dia da Arvore estavamos de férias vieram agora para festejar este dia.
Agora estamos responsáveis por regar diariamente estas duas árvores para elas darem uns bons frutos.





quinta-feira, 1 de maio de 2008

O que eu quero ser quando for grande como os meus pais




Após uma canção "Srª D. Anita vem cá abaixo ao seu jardim", que fala de várias profissões, tivemos uma longa conversa sobre as profissões que as crianças conheciam e a dos seus pais. Fizemos algumas pesquisas e colocamos imagens no nosso ficheiro de várias profissões. Depois cada uma disse qual seria a profissão que gostaria de ter quando fossem grandes como os pais. A seguir registaram e o resultado é este slide. É interessante observar que algumas crianças querem ter as profissões dos pais para irem trabalhar com eles, muitos querem ser futebolistas pois é um desporto que fascina as crianças, outras querem ser professoras, mas há quem distinga professora de meninos grandes e de meninos pequenos.

É fundamental que desde cedo as crianças percebam que é importante trabalhar. Esta palavra é muito utilizada por elas durante o dia " Beatriz, quando vamos trabalhar?" Para eles a escola é o seu trabalho e penso ser muito bom que eles sintam isso pois trabalhar e saber respeitar todos as profissões é um dever cívico.