terça-feira, 22 de julho de 2008

Festa de Fim de Ano


No dia 4 de Julho terminaram as actividades no nosso Jardim de Infância, com uma festa simples mais cheia de de sentimento. Um grande grupo de crianças termina esta etapa, deixando muitas saudades aos colegas e Educadoras que com eles conviveram durante este ano ou, em alguns casos, dois e três anos. A seguir à festa realizou-se um convívio entre as famílias na escola. Foi pena chover, pois ver o porco a assar teria sido mais divertido.

As Educadoras aproveitam esta oportunidade por agradecer a toda a comunidade educativa o apoio prestado e a disponibilidade demonstrada.

Aos finalistas queremos desejar um futuro risonho e podem contar connosco para o que precisarem. Estaremos sempre disponíveis para vos atender.

Aos meninos que irão continuar connosco queremos desejar umas boas férias e em Setembro esperamos por vocês.

A todas as famílias desejamos umas boas férias e até Setembro...

Está a chegar o fim do Ano


Depois de tantas actividades programadas ao longo deste Ano, sentimos que o Fim do Ano lectivo estava mesmo a chegar e que teríamos de fazer o encerramento, duma forma alegre e divertida. Para além da imposição das cartolas e da atribuição das crianças de um CD com as actividades realizadas durante este ano lectivo, as duas salas “marcharam” uma Marcha dos Santos Populares perante uma assistência bem numerosa, e divertida que muito aplaudiu a actuação dos seus “pequenotes”
Finalizamos este encontro com a nossa comunidade educativa, com um “jantar” que devido à chuva se realizou dentro do refeitório, mas que foi muito concorrido e intensamente vivido por todos os que estiveram presentes, não só pelas crianças como por todos os adultos
A todos aqueles que partem para o 1º ciclo, solicitamos que nos visitem sempre que quiserem, pois desejamos que a sua passagem nesta Instituição tenha sido um marco importante e marcante. Nós nunca os vamos esquecer.

O dia dos Avós




Os avós desta comunidade têm um papel muito actvo na vida destas nossas crianças. Não seria justo que depois de termos festejado o dia do Pai, da Mãe, não nos lembrassemos dos Avós. Tal como no ano passado, fizemos um levantamento sobre os Avós que gostariam de estar presentes e devido a um número tão significativo de presenças começamos a preparação deste evento.


Partindo da iniciativa anterior e dando continuidade a todo aquele entusiasmo vivido pelas nossas crianças, resolvemos disfarçarmo-nos de mascote da selecção "O Kinas". Todos executaram esta tarefa, tendo cada um recortado e colado a sua fotografia na cara de cada Kinas, transformando-se assim num "seleccionado".


No dia 26 de Junho foram muitos os avós que se deslocaram ao J.I.. Uns tinham as avós, outros as avós e os avôs, alguns os maternos e os paternos, enfim foi um dia diferente, de grande convivio, que penso ter enchido de alegria todos os que estiveram presentes.

Como vivemos o Euro 2008 de Futebol




Aproximava-se o europeu de Futebol e uma das nossas meninas, a Gracinha, de uma forma muito espontânea levou a bandeira nacional para a sala, e a partir daí despoletou-se toda uma vivência acerca deste tema, tão vivido por todos os Portugueses, nesta fase. Aproveitei esta situação para com as crianças, descobrirmos através da Net, as bandeiras e os equipamentos das outras selecções. Era impossivel tratar tanto entusiasmo sobre este desporto, sem construirmos o nosso relvado. Com a ajuda das crianças fiz um placard traçando exactamente um campo de futebol. À medida que este ia crescendo iamos em conjunto fazendo a revisão das formas geométricas e das noções espaciais, sempre que colocavamos os jogadores em campo, tentando adivinhar qual seria a táctica a seguir, para o jogo desse dia (à frente, atrás, à direita...). Uma outra noção revista relaciona-se com a noção de número através do nº das camisolas dos Jogadores e dos golos marcados e sofridos pela nossa equipa e registados num cartaz.


Para uma maior interiorização das bandeiras de todas as selecções concorrentes, com cartões, com folhas de lista telefónica, construimos as 16 bandeiras que decoraram o nosso estádio.


Como não poderia deixar de ser, e porque gostamos de saber de tudo o que diz respeito ao nosso País, aprendemos o Hino Nacional, para que em casa, com os Pais, com os nossos Jogadores, com o País todo, pudessemos em uníssono, cantar o nosso Hino.

A Escrita

Dia Mundial da Criança




O dia Mundial da Criança foi vivido de uma outra forma, mas não sem grande intensididade. Preparamos as crianças para a tomada de consciência dos seus direitos, através de diálogos, de histórias e elaborando trabalhos para se autoconsciencializarem dos seus direitos e também das suas obrigações para com a familia, a escola, os amigos, a sociedade. Aprenderam uma canção "o Balão Mágico" que quase nos obriga a ser felizes.


Mas este trabalho foi também orientado para que os Pais, acompanhassem estas vivências, dialogassem com os seus filhos, tendo para isso cada criança decorado a capa de um livro, sobre este tema, consagrado aos direitos das crianças e levado esse trabalho para casa.


Também a Associação de Pais quis estar presente, contratando a Palhaça Chiquita que se deslocou ao J.I. para nos divertir não só com as suas brincadeiras de balões, mas também com as pinturas faciais, o que muito nos divertiu.

Visita à biblioteca da Câmara


No dia 15 de Maio fomos à biblioteca de Gondomar, numa outra visita de Estudo. Partimos logo de manhã, numa camioneta da C.M.G. até ao centro da cidade, onde se localiza a Bilblioteca.

Enquanto esperavamos pela animadora que nos acompanharia durante a nossa permanência na biblioteca, lanchamos, para de seguida iniciarmos essa visita. Percorremos todos os espaços, apercebendo-nos da necessidade premente de não fazermos barulho, para não perturbarmos quem se encontrava ali, em diferentes tarefas de leitura. Esta visita culminou com a narração de um conto "O Sapo Apaixonado", que nos fascinou e cativou a nossa atenção durante um periodo de tempo consideravel.

Foi uma visita muito proveitosa e interessante que nos fez regressar à escola bem alegres e divertidos, para de seguida irmos almoçar, depois de termos vivido mais uma experiência fora dos muros do Jardim

Agradecimento ao Jardim de Pinheiro de Além




Durante este ano lectivo fizemos entre os jardins de infância do agrupamento, um intercâmbio de histórias. Como forma de agradecimento de um desses trabalhos intitulado "Uma corrida de cenouras" resolvemos pesquisar na Net uma receita e confeccioná-la. Deitamos mãos à obra, todos participamos, fizemos o registo da mesma e enviamos tudo aos nossos amigos que posteriormente nos comunicaram ter ficado bem contentes com este nosso trabalho.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Mais um aniversário






A 28 de Maio, mais uma menina a completar 6 anos de idade e que contente que ela estava... e que bolo tão giro e bom.



Parabéns Raquel foi um aniversário bem divertido...

Visita do Pai da Gracinha e do avô do Gonçalo


O 1º de Maio é um dia de muito significado para todos. Aproveitei este momento para falarmos da importância do trabalho na vida das pessoas e das profissões de cada um dos Pais, bem como das que cada um gostaria de exercer quando for grande. Ouvimos histórias, poesias sobre as diferentes profissões. Ao vivenciarmos este tema, questionei as crianças se não gostariam que os Pais fossem até à escola falar um pouco das suas profissões. Perante este pedido disponibilizou-se um Pai e um avô. O Pai da Gracinha elaborou um trabalho de fotografias que visualizam nesta postagem, sobre a sua profissão de "Grileiro". Todos observaram este filme com entusiasmo, à medida que o Sr. Tó Zé também ia expondo as suas tarefas no Restaurante. Também o Avô do Gonçalo de predispôs a falar-nos da sua profissão de "Entalhador". Apesar de ser uma profissão tradicional de Valbom, poucas crianças a conheciam . Falou-nos do seu trabalho com as madeiras e posteriormente enviou-nos alguns dos seus trabalhos para todos percebermos, como é dificil e árduo trabalhar com madeiras.

Não temos imagens desses trabalhos, mas devemos dizer-lhes que eram verdadeiras esculturas.

visita de Estudo à Quinta da Eira


Em Maio ainda fizemos uma visita de estudo à quinta da Eira, em Penafiel. Foi um verdadeiro sucesso.. Entusiasmados, correram a quinta a pé, de tracto, confeccionaram pão, andaram de pónei, almoçaram, viram animais, o lago, fizeram jogos tradicionais, comeram o pão que tinham confeccionado, um dia verdadeiramente diferente e que acho que não vão esquecer.

Chegados à camioneta, adormeceram quase todos de seguida, muito cansados, mas felizes por terem vivido um dia bem diferente, no campo, convivendo com a Natureza

Convite e a flor



Era necessário pensar como convidar a Mãe para vivermos este dia um bocadinho todos juntos. Resolvemos então experimentar o resultado de uma experiência anterior, de diluirmos em água bocadinhos de papel de seda. Com esse líquido, de tons claros poderiamos fazer lindas pinturas. Se bem o pensamos melhor o fizemos . Cada um de nós realizou a sua tarefa com entusiamo e empenho, tendo depois a Arnaldina digitalizado cada um deles, reduzindo-lhes o tamanho e enviando um convite personalizado a cada um das nossas Mães.
Ainda com estes trabalhos recortamos as pinturas em forma de coração, inscrevendo em cada uma mesagens sobre o que pensavamos e sentiamos sobre cada uma das Mães. Cada trabalho seria uma pétala de uma Flor gigante a que demos o nome de flor Mensagem. O centro desta flor era também uma mensagem de todos nós para todas as Mães em forma de pictograma.

Pasta de Papel



Um dos trabalhos que muitas crianças gostam de realizar é pasta de papel. Aproveitamos assim uma grande quantidade de jornais que tinhamos, pediamos ainda alguns aos nossos Pais e resolvemos trabalhar em modelagem de uma forma bem diferente. Começamos por rasgar o papel, em pedaços pequeninos, deitamos sobre eles cola de papel, depois água. Deixamos esta massa de molho de um dia para o outro, mexemos com a colher de Pau, a Arnaldina passou pela varinha mágica e confeccionamos os nossos fantoches que depois de prontos levamos para casa. Passados alguns dias regressaram à escola para que os nossos amigos os vissem todos giros, todos bem vestidos.

O nosso presente


Depois de muito termos pensado, concluimos que uma das ofertas que as nossas mães gostariam de receber, seria um guarda jóias. A Arnaldina e a Beatriz encomendaram as caixas e depressa deitamos mãos à obra tendo conseguido verdadeiras obras de arte, para as mães guardarem os seus pequenos tesouros

Canção para mãe













Neste dia diferente e tão bonito queremos para além de tudo dizer as nossas Mães o quanto são importantes para nós. Começamos logo por agradecer o seu sorriso para connosco logo de manhã. Que bom podermos acordar com um beijo da Mãe. Mesmo que cheia de pressa para nos levar à escola e de seguida ir trabalhar, tem sempre um sorriso, um carinho, um beijinho para nos dar...



Será com esta canção que lhes vamos dedicar neste dia, que agradeceremos todos os seus cuidados e preocupações para connosco.


















domingo, 20 de julho de 2008

A preparação da festa do dia da Mãe e a D. Liliana


O Dia da Mãe aproximava-se e todos, mas todos, queriamos oferecer-lhe um dia diferente. Mas como? Todos em conjunto, e de cabeças a funcionar fomos dando sugestões, até que surgiu a ideia de confeccionarmos uma Mãe através do contorno do corpo de uma criança e a quem seria atribuido o nome de uma das nossa Mães. Por maioria ficou aprovado o nome de Liliana, nome da Mãe da Gracinha.

A nossa menina Raquel serviu de modelo, e todos fomos pouco a pouco contornando o seu corpo. Foi uma tarefa um bocadinho morosa, mas que valeu a pena. Foi um trabalho muito rico na área da Expressão plástica pois utilizamos técnicas como o contorno, o recorte, a colagem, o desnho para além da experimentação e utilização de muitos materiais diferentes, como por exemplo o pepel de seda, jornais, etc.

Para além de rico em expressão plástica foi também um importante trabalho de grupo em que quase todas as crianças deram o seu contributo de uma forma alegre e divertida .