sábado, 27 de junho de 2009

A nossa festa de final de ano




Finalmente chegou o grande dia..., para as crianças e para os adultos. Foram algumas semanas a preparar a nossa festa. Nós, e as nossas professoras andamos bastante empenhados para que tudo corresse bem. E assim aconteceu. A nossa festa foi simples, mas muito bonita. Como sempre não deixamos mal as nossas Educadoras a Paola e a Ju. Fomos artistas de teatro, cantores e dançarinos. No fim, os finalistas receberam a cartola e um CD com os momentos que vivemos este ano. Foi um ano com muitas actividades que nos marcaram e que nos vão deixar muita saudade.


Neste momento não posso deixar de agradecer a todos os pais o apoio que me deram e que me ajudaram a cumprir tudo a que me propôs no inicio do ano.


Aos meus finalistas quero desejar muitas felicidades e podem contar sempre com a Beatriz. Para o ano teremos oportunidade de nos encontramos ou no vosso Jardim ou na vossa escola. Prometo que vos irei visitar e acompanhar.


À Associação de Pais não posso também deixar de felicitá-la por todo o trabalho que realizou propocionando a estas crianças momentos inesquecíveis.


Para os outros meninos, em Setembro, lá nos encontraremos para receber novos colegas e com eles vivermos novas aventuras...


BOAS FÉRIAS...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A nossa Cascata de S. João

Uma das várias iniciativas da nossa Associação de Pais, foi a construção da Cascata de S. João. Assim na segunda-feira, quando chegamos à nossa sala, olhamo para o recreio e vimos debaixo do coberto a nossa cascata. Os meninos perceberam logo o que se iria passar a seguir. assim, como nesse dia íamos ter outra surpresa da iniciativa da associação, resolvemos na terça-feira, colocar os bonecos na cascata. Assim agora já podem ver alguns dos momentos passados ontem.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

A semana das surpresas...




Na semana passada tivemos uma grande surpresa. O Gustavo veio visitar-nos. Para quem não sabe, é o irmão do Duarte que nasceu há quinze dias. Ele queria que os amigos o conhecessem. A mãe fez-nos essa surpresa.
Outra surpresa aconteceu na sexta-feira da parte da tarde. Estavamos nas salas a conversar quando apareceu o Palhaço e as Bonecas. Vivemos umas horas bem divertidas. Sabemos que foi a Associação de Pais que nos presentiou com esta surpresa...
Aproveitamos para agradecer à nossa Associação de Pais todo o apoio que nos deu durante este ano lectivo.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ontem fomos visitar a EB1 de Arroteia

Ontem fomos visitar a EB1 de Arroteia, onde para o ano muitos dos nossos meninos irão. Saimos todos entusiasmados pois iamos conhecer a escola dos meninos grandes.

Quando lá chegamos fomos recebidos pelos professores e por muitas meninas e meninos que também já andaram no Jardim de Infância e conhecidos por muitas das nossas crianças.
Estivemos a ver as salas, o refeitório e o recreio. Aqui, demos umas grandes corridas e brincamos com os nossos colegas.
Gostamos da escola, é muito diferente da nossa, mas está um pouco velhinha! Precisa de umas obritas...

Uma das estratégias facilitadoras da Articulação Curricular entre 0 Pré-Escolar e o 1º ciclo, são as visitas à escola do 1º ciclo e ao J.I das crianças e adultos, como meio de colaboração e conhecimento mútuo. Outra estratégia utilizada são projectos entre os dois niveis de ensino que impliquem as crianças e adultos dos dois ciclos .


Esta Articulação tem como objectivo promover a integração das crianças e o acompanhamento do seu percurso escolar, bem como o conhecimento da dinâmica e do funcionamneto da escola. É importante também que os professores do 1º ciclo conheçam o trabalho realizado no J.I., de modo que, ao construir o seu Projecto Curricular de Turma, possam assegurar a continuidade e a sequencialidade do percurso escolar das crianças. Por isso é importante a reunião no inicio de ano entre os docentes, para uma troca de informação sobre a criança, o seu desempenho e as suas aprendizagens.

domingo, 14 de junho de 2009

Mais um Aniversário



Mais uma menina crescida na nossa sala. Parabéns pelos teus cinco anos Ana Sofia. Como sempre festejamos juntos este dia, e com um bolo que estava... uhm uma delicia.

Como Festejamos o dia do Ambiente




Ao longo de todo o Ano Lectivo temos sistemáticamente sensibilizado as crianças, da necessidade premente da preservação do ambiente e das consequências nefastas, que poderemos sofrer se desde já não formos tomando as medidas necessárias.

Esta semana contudo, foi dedicada à reciclagem para que todos entendam os beneficios que esta traz ao nosso Planeta, a um Planeta Azul em que todos queremos viver. A motivação para a vivência deste tema surgiu duma canção com este mesmo titulo, que cada criança levou par sua casa , como sendo um mensageiro da preservação do ambiente.

Durante estes dias reciclamos pequenas garrafas de plástico, que transformamos em instrumentos musicais, e que cada um decorou, como muito bem entendeu. Valeu a pena o esforço. Conseguimos "obras" muito bonitas, utilizando objectos que também já não eram utilizados na escola, mas que de repente podem sempre ser precisos. É por este motivo, que muitas vezes pedimos que quem tem tecidos, rendas, botões ou outros materiais, que considere que já não são utéis em casa, por favor entreguem-nos, que nós seriamos, e logo que surja uma oportunidade utilizamos, como aconteceu agora.

Para além destes trabalhos, ouvimos ainda histórias,... e porque não perguntarem aos vossos Educandos que lhes contem a história do "Campeão da Reciclagem". É muito engraçada e é uma forma de as crinças recontarem o que ouviram no J.I.

sábado, 13 de junho de 2009

Preparação da festa de fim de ano

Como já todos devem saber o ano está a terminar e com ele a nossa festa no dia 26 de Junho. Todas as famílias, na próxima segunda-feira, irão receber novidades. Não se admirem se durante estes próximos quinze dias não haja novidades no nosso blog, já que o que estamos a preparar não pode ser desvendado... Têm de esparar mais uns dias.

domingo, 7 de junho de 2009

Dia do Ambiente


A semana que passou foi dedicada ao ambiente. Iniciamos por ouvir uma história"Ozonix", um ser um pouco estranho, que veio pedir ajuda aos meninos de uma escola onde trabalha a Ana, uma educadora, amiga da Beatriz. Mas quem é esse Ozonix? Se perguntarem aos vossos filhos, eles, de certeza, que vos contarão a sua história. Agora, resumidamente, e para perceberem, os trabalhos que na sexta-feira levaram para casa vou contar um pouco da sua vida. Ozonix, é um habitante da camada de ozono que envolve a terra e que a protege dos raios ultra violentas que prejudicam o nosso ambiente e a nossa vida. Como a camada de Ozono está ser destruida por causa do mau comportamento do homem para com o ambiente, e como os seus habitantes não têm tempo para a concertar, Ozonix lembrou-se de vir à Terra pedir ajuda aos meninos da sala da professora Ana. Estes, tiveram uma ideia brilhante; fazer cartazes para sensibilizar as pessoas a ajudar a camada de Ozono. Se não melhorarmos os nossos comportamentos dentro em breve os raios ultra violetas destruirão o nosso planeta. Então os meninos da Ana, convidaram os meninos da Beatriz para também os ajudar nesta campanha. Nós aceitamos este desafio. Iniciamos por registar tudo o que está a destruir a camada de Ozono e o que poderemos fazer para que esta não acabe. O resultado foi o pequeno cartaz que levaram para casa. A seguir estivemos a falar sobre 3 palavras e os seu significado: Reciclar, Reduzir e Reutilzar. Então decidimos reutilizar garrafas de água para fazer um instrumento musical: marracas. Na sua confecção utilizamos material que muitas vezes temos em casa e deitamos para o lixo: tecidos, botões e fitas já utilizados noutros trabalhos.

A Educação Ambiental é um dos objectivos consagrados nas Orientaçãoes Curriculares para o Ensino Pré-escolar, na área do Conhecimento do Mundo. Assim no meu Projecto Curricular de Grupo, defeni como principal objectivo nesta área, sensibilizar as crianças para que respeitem o ambiente e sejam capazes de envolver a sua família na prática quotidiana de atitudes ambientais correctas. Penso que o grupo está sensivel aos problemas do ambiente e na escola mostram comportamentos ajustados nesta área. São crianças amigas da Natureza e conhecem as atitudes correctas a ter, para preservar o bem estar do nosso planeta.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança


Ontem foi o nosso dia e tivemos muitas surpresas. Foi um dia diferente. De manhã, quando chegamos ao Jardim, encontramos dois embrulhos e uma carta dos nossos pais. A Beatriz leu a carta e começamos a abrir. De um, saiu uma tela para nós vermos os nossos Powerpoints, filmes... Na outra prenda, um gravador de CDs que faz muito jeito. Trazia um filme que estivemos a ver agora já projectado na Tela e tal como no cinema, comemos pipocas e bebemos um bom suminho. Perto da hora do almoço fomos para a sala e a Beatriz tinha uma surpresa para nós. Um individual para tomarmos o pequeno-almoço, com a fotografia dos nossos amigos. Des tarde, cada sala apresentou uma surpresa aos colegas e fizemos jogos. Tal como os nossos pais nos deixaram uma mensagem nos dia deicado a eles, n+os também aquivos deixamos uma carta que ditamos à Beatriz para ela escrever:

"Para os nossos queridos Pais:

Gostamos muito das prendas que nos deixaram no nosso Jardim de Infância. As nossas Educadoras também estão felizes. Não voltaremos a colocar o lençol no quadro, pois já temos uma tela. O grvador de Cds também vai fazer jeito. O filme era muito bonito, as pipocas fabulosas e o sumo saboroso.

Sabemos que os pais são muito nossos amigos, mas nós também gostamos muito dos pais que temos. Obrigado pelo carinho que nos dão todos os dias.

Dos vossos filhos: Nuno, Duarte, Luís, Gonçalo, Gabriel, Rui, Cristiano, Daniel, Vitor, Pedro, Pedro Jorge, Rodrigo, Alberto, Rafael, Rita, Cátia, Cátia Sofia, Sara, Juliana, Ana Beatriz, Beatriz, Cláudia, Diana, Lisa."

Somos crianças. Temos Direitos




Somos Crianças e por isso temos os nossos Direitos. Em grande grupo, observamos um painel demonstrativo dos Direitos das Crianças. Todos discutimos sobre cada uma das imagens, e chegamos a uma conclusão: que felizes somos; mas sabemos que nem todas as crianças vivem como nós. Uns vivem em guerra, outros têm fome, e ao termos conhecimento da existência destas situações, cada um de nós tem que ter consciência que apesar de pequenino tem direito a ser respeitado independentemente do seu sexo ou raça, a ser amado , acesso aos cuidados de saude, educação ( por isso já estamos no J.I.) Para além disso, devemos todos ser muito solidários com todos os meninos, independentemente das suas caracteristicas.

Após esta discussão saudavel um grupo de crianças propôs-se registar cada um destes Direitos e colocá-los num dos placards da sala, mas só durante algum tempo. Posteriormente estes trabalhos serão recolhidos e compilados em livro cujo título será "Os Direitos da Criança".

Algumas actividades neste Dia Mundial da Criança




Durante a tarde as nossas Educadoras juntaram os dois grupos no pátio posterior do J.I. e aí fomos concretizando diferentes actividades. Começamos por cantar canções alusivas a este dia, uma vez que cada sala tinha escolhido uma canção diferente. Só assim podiamos presentear os nossos amigos.

Seguidamente fizemos Jogos de movimento, dos quais ainda não tenho imagens, mas que muito em breve estarão disponiveis.

Foi um dia muito divertido, que não vamos esquecer tão cedo...


Os nossos Pais fizeram-nos uma surpresa......






Quando chegamos à Escola, ficamos verdadeiramente espantados. Na sala Polivalente, estavam dois presentes... O que seria?!, quem os teria lá deixado?! Será que alguém faria anos e ia receber assim umas prendas...não é hábito asssim acontecer... Mas as nossas Educadoras depressa descobriram o que se passava. Em cima de uma das mesas havia uma mensagem, e era dos nossos Pais. Como sempre nunca se esquecem de nós, e até disseram uma coisa engraçada: ..."Se nos tinhamos lembrado de festejar o dia do Pai e da Mãe também era justo, que se lembrassem e participassem neste nosso dia" .

Como os Pais são nossos amigos, e como conseguem descobrir aquilo que nos faz falta. Até parece que adivinham...Imaginem que nos ofereceram um gravador de DVD, uma tela e um DVD... Para todos muitos beijinhos e muito obrigado.

O que podemos dizer? Obrigado e muitos beijinhos

O envelope Surpresa




O dia Mundial da Criança aproximava-se e queriamos fazer uma surpresa ao grupo, mas um pouco diferente das que temos vindo a realizar nos anos anteriores. E se oferecessemos a cada uma das crianças, as fotografias de cada um dos seus amigos num pequeno painel? Muitos dos meninos e meninas enquanto decoravam os seus envelopes perguntavam: -Oh Arnaldina para que serve este envelope? Eu só tinha que responder-lhes em ar de brincadeira, que surpresa é surpresa, e estas não se revelam . A seu tempo saberiam qual seria, e que concerteza iriam ficar contentes. A verdade é que não me enganei. A surpresa começou logo, por repararem num chupa-chupa (sabemos que não faz muito bem aos dentes, mas era só desta vez, era o dia das crianças e gostam tanto...) e um balão para brincarem. Mas mais surpresos e contentes ficaram, quando descobriram que dentro do envelope estava todo o grupo dos seus amigos, que assim jamais esquecerão.

O nosso trabalho de casa - As pesquisas que fizemos com os Pais




Lembram-se do nosso Painel sobre a vida animal? Pois bem, pedimos a todos, que nos ajudassem a melhor interiorizar as noções que vivenciamos com a Arnaldina na nossa sala, através de histórias e pesquisas que fizemos. Foi também muito importante, que os nossos Pais e os nossos avós nos ajudassem em casa, a fazer novas descobertas, que seriámos depois na escola e que aqui deixamos, para com todos podermos partilhar.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Visita à quinta do moinho em Braga







Há já muito tempo que sabiamos que iriamos visitar uma quinta Pedagógica, mas um pouco diferente da do ano passado. Apesar de termos visto os animais da quinta tal como acontecera em 2008, este ano estivemos mais em contacto com a realidade da agricultura. Vimos as alfaias agricolas a trabalhar, nós próprios preparamos a terra para semear milho, observamos o crescimento das cenouras e dos morangos de que tanto gostamos. Foi uma vivência muito próxima da de um agricultor.
Mas não trabalhamos só, também visitamos alguns animais, fizemos-lhes festinhas como ao coelho, observamos uma galinha a "chocar" os ovos, demos de comer aos cavalos e fizemos jogos muito divertidos.É verdade que foi um dia muito cansativo, um pouco frio, mas que valeu a pena, só pelo contacto que tivemos com a natureza e com as coisas todas que a Patricia nos ensinou. Ainda fica aqui uma surpresa por contar que vamos guardar para o CD do fim do ano