segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

E Chegou a festa de Natal




Foram alguns dias de ensaios para a apresentação desta festa: A canção "O Boneco de Neve", cuja letra e música é da autoria do "Pai Alex", (pai do nosso Guilherme Alexandre) interpretada pelo autor e pelas crianças; a actuação das crianças que frequentam as actividades de Educação Física e Música, contribuiram para que todos vivessemos uma noite de momentos bem agradavéis e divertidos. Esta Festa de Natal foi um sucesso... A surpresa das Mães que tão bem dançaram, um Músico famoso, Ilusionistas, Palhaços, (graças à disponibilidade do Pai do Gui), a quem muito sinceramente agradecemos todo o seu contributo para a alegria das nossas crianças. O nosso Jardim parece estar cada vez mais vivo, sentimos cada vez mais o empenhamento e colaboração dos nossos Pais, talvez também sensibilizados pela "energia" da Associação de Pais sempre empenhada em participar nas actividades do J.I.


A todos que duma forma tão empenhada e entusiasta participaram na concretização deste evento um agradecimento muito sincero. A todos desejamos um Santo Natal e um óptimo Ano de 2010

Natal é... pensar nos outros, querer ver os amigos contententes....







Estes são dois, entre muitos, dos pensamentos das crianças acerca do Natal. Devo confessar-me feliz por ter conseguido incutir no meu grupo, que o Natal existe, não para se dar ou trocar presentes sem qualquer explicação, mas porque é no Natal que se celebra e se festeja o Aniversário do Menino Jesus. Muitos anos após esta acontecimento, nasce a figura lendária do Pai Natal, mas que não é figura principal deta época. Através desta mensagem, e porque em quase todo o Mundo se festeja o Natal, reunimos a família, porque todos estamos alegres e contentes com este Nascimento do Menino Jesus. Através desta motivação, partimos para a confecção dos nossos presentes de Natal. As nossas estrelas, decoradas com nozes e amêndoas, suporte de velas que irão fazer as delicias das nossas Mães, para decorarem a casa, e quem sabe, estar acesa até na noite de Natal. Reciclamos também garrafas de iogurte, em anjinhos para decorar a nossa árvore e escrevemos também uma carta especial para o Pai Natal. Trabalhamos tanto, e com tanto empenho, que nos sentimos bem contentes por podermos tornar os outros mais felizes com estes nossos pequenos presentes, concretizados sempre a pensar que os nossos Pais iriam ficar bem contentes e felizes quando os recebessem.

O nosso Intercâmbio de Natal com a EB1 da Arroteia








Estava prevista uma visita à EB1 da Arroteia para um convivio com os nossos amigos dessa Escola, alguns antigos colegas da nossa sala, mas infelizmente o mau tempo não nos deixou concretizar esta saída. Não foi por esse motivo porém, que deixamos de trocar os nossos pequenos presentes. Com muito carinho e ternura confeccionamos postais de Boas-Festas que enviamos aos nossos amigos, e ficamos muito felizes quando recebemos uma grande surpresa vinda da EB1. Foi com muita satisfação que cada um de nós recebeu um postal muito bonito e uma "Prenda" surpresa carregada de Pais Natais muito docinhos. Obrigado amiguinhos, vamos poder ainda realizar actividades conjuntas durante este ano lectivo, esperando que para o dia marcado, não haja mau tempo. Para todos os Meninos, Colegas Docentes e todo o Pessoal não Docente da nossa vizinha EB1 os nossos votos muito sinceros, de um Santo Natal e um óptimo Ano Novo

O nosso Almoço de Natal




Era um dia especial... Tinha finalmente chegado o dia em que todos iriamos almoçar na Escola, e teriamos um almoço bem diferente do habitual. As nossas mães são tão nossas amigas, que cozinharam um almoço para todos os meninos e todos os adultos do nosso J.I. As mesas foram dispostas de maneira diferente, para todos podermos ter lugar, e estarmos confortavelmente sentados . Devemos agradecer a disponibilidade de todos os que se propuseram a ajudar neste dia. O almoço estava uma delicia. Todos saboreamos o perú com muito apetite, até mesmo aqueles meninos, cujas famílias pensavam que não iam gostar de ficar a almoçar na escola. Foi divertido pelo menos uma vez no Ano podermos conviver com todos os nossos amigos à hora do almoço, até porque era dia de Festa, era o nosso almoço de Natal.


Mas a festa não se reduziu só a um almoço. Logo de seguida, os Pais vieram tomar um café, nós um sumo, havia bolos de todas as qualidades e foi uma grande alegria partilharmos estes momentos com a nossa Familia, não só os Pais , mas também muitos dos nossos avós estiveram presentes nesta tarde.

O Aniversário do Marco




Neste dia o Marco chegou à escola, ainda mais feliz do que habitualmente. Era o seu dia de aniversário. Completava cinco anos e por isso já se sentia muito grande, muito cerscido, parecendo sentir o peso da responsabilidade que a idade nos vai conferindo. Festejamos com muita alegria este dia, deliciamo-nos com o seu bolo e as "Gomas". Pintou a sua flor cor de laranja, que corresponde aos meninos que completam 5 anos, com um ar muito feliz e por isso só nos resta dizer: Parabéns Marco.

sábado, 19 de dezembro de 2009

E assim se passou mais uma semana de preparativos para o Natal...


Esta semana foi uma correria!... Foram os ensaios gerais para a nossa festa, acabar os presentes para a nossa família, o nosso almoço de Natal e sobremesa partilhada com as nossas famílias, a visita à EB1 de Arroteia que não se pôde realizar devido ao mau tempo, mas, mesmo assim, recebemos e mandamos o que tinhamos preparado para os nossos colegas.Tivemos muita pena, pois sabiamos que eles estavam à nossa espera e nós estamos cheios de saudades dos colegas que ano passado nos deixaram, mas fica para uma próxima vez. Acabamos a nossa àrvore de Natal que já está exposta na Piscina de Valbom com outras dos restantes Jardins.

Ontem fechamos a semana com "chave de ouro" que foi a nossa festa de Natal. Fomos muito crescido, e merecemos a festa que os nossos pais nos prepararam. Gostamos muito de ver os palhaços, os ilusionistas, mas principalmente de ver as nossas mães a dançarem. Estamos muito felizes pelos pais que temos, eles são os nossos maiores amigos e sabemos que, com sacrificio, se juntavam à noite para preparar esta grande surpresa. Gostamos também muito da canção que o Alex, é assim que nós o tratamos, fez para nós. A todos, só temos que agradecer.

As nossas educadoras também estavam todas contentes, por ver a nossa alegria e por sentirem que os nossos pais gostam de colaborar com o Jardim de Infância. Foi de tal maneira, que a Beatriz até estragou a máquina fotográica ... paciência...

Para todos o Jardim de Infância de Arroteia deseja um Santo Natal e um ano de 2010 cheio de saúde e paz. Agora vamos fazer uns dias de interrupção e voltaremos em Janeiro.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A nossa Árvore de Natal



Este ano resolvemos fazer uma árvore diferente. A árvore e os enfeites somos nós próprios! Em CD´s usados colámos fotografias das nossas caras e com eles montámos uma árvore na porta da sala.

Por cima da árvore colocámos uma coroa, com uma fotografia de todo o grupo no centro e com as nossas mãos estampadas à volta.

O nosso boneco de neve





Esta semana estivemos a construir os bonecos de neve. Foram utilizados vários materiais: pratos de papel, cartolina, botões já usados, tecidos. Foi uma actividade muito participada por todos nós, em grande grupo, e o trabalho final ficou muito bonito.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Noite da Natal do Palhaço João Surpresa

Os brinquedos estavam muito tristes porque no Natal não recebiam presentes como todos osmeninos. Então, o Palhaço João Surpresa resolveu fazer uma surpresa aos seus amigos. após várias peripécias e com a ajuda do Pai-Natal deixou, na Noite de Natal uma surpresa para cada brinquedo do quarto da Beatriz.


Após ouvirem a história e depois de conversarmos sobre a mesma alguns dos meninos quizeram fazer o registo em orma de placarde.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A nossa Árvore de Natal



Inspirados numa história que a Arnaldina nos contou, uma pesquisa da net, mas sem autor identificado "Um Pinheirinho" , percebemos, que toda a matéria pode ser transformada. Por isso mesmo resolvemos transformar cartão, garrafas e rolhas de plástico, numa bonita árvore de natal, onde cada um de nós está presente com a sua fotografia. Está pendurada na porta da nossa sala. Porém, alguém do grupo, a Daniela lembrou-se de colar a fotografia do nosso grupo, e na base do vaso, porque o nosso trabalho, era um "trabalho em equipa", e só trabalhando assim, conseguimos bons resultados.

O nosso Natal Geométrico




A Arnaldina contou-nos a história " A Brincadeira dos dois triângulos", e inspirados neste conto, resolvemos também nós, continuar a brincar com as formas geométricas. Decoramos assim a nossa sala, para a festividade do ano que se aproxima, o Natal. Construimos triângulos, rectângulos, circulos, e assim fomos elaborando os diferentes elementos do nosso placard . Trabalhamos muito durante esta semana, andamos muito atarefados, entusiasmados, mas valeu a pena. Aproveitamos até as rolhas e o gargalo de garrafas de plástico para fazermos estrelas que iluminam o céu, e vão ajudar o Pai Natal a encontrar mais facilmente as nossas casas.

Continuamos, com muita alegria, a viver o Natal...

Esta semana tivemos muito trabalho, mas nem tudo podemos mostrar...Irão ver mais tarde...
Estamos muito contentes, muito entusiasmados e até um pouco excitados..., mas faz parte. Andamos a preparar a nossa festa, a enfeitar a sala e a escola. Hoje vamos mostrar-vos os nossos desenhos natalicios em que utilizamos brilhantes de várias cores. A Luisa é muito nossa amiga e trouxe-nos esta técnica para embelezarmos os nossos trabalhos.Também poderão ver o nosso placarde dos desejos de Natal. O Pai-Natal, no feriado, veio à nossa escola e esteve a ler os nossos desejos, que são muitos!!!


Os aniversariantes de Novembro

Durante o mês de Novembro três dos nossos amiguinhos completaram cinco anos. A Ana Margarida, o Miguel Loubane e o Miguel Simão. Foram dias muito divertidos e todos participamos alegremente nestas pequenas festas. Os bolos eram lindos e deliciosos. A todos um beijinho grande de parabéns.