quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como nos devemos portar na nossa escola...



Após alguns dias de adaptação à escola foi necessário ir introduzindo algumas normas de funcionamento da sala e do próprio Jardim-de-infância. São as próprias crianças que vão percebendo que para nos sentirmos bem num espaço é necessário termos comportamentos ajustados. As normas de convivência, se forem discutidas em conjunto, são melhor aceites pelo grupo

As diferentes Áreas da Sala





A sala de Jardim-de-Infância está dividida por áreas. Após alguns dias de exploração da sala, foi necessário identificá-las e limitar o número de crianças em cada uma. Assim, após discussão em grande grupo, foi necessário escolher como identificá-las. O resultado pode ser visto no post.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O aniversário do Diogo





No dia 16 de Setembro o nosso Diogo festejou com os seus amigos os seus quatro anos. Foi um dia de grande alegria para ele e para a sua família. Na escola também não foi esquecido.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Coelho branco



Os dias vão passando e cada vez nos sentimos mais adaptados ao nosso Jardim de Infância. Para além de outras histórias e actividades que temos vindo a realizar na nossa sala, a Arnaldina contou-nos a História do Coelho Branco. É já uma história muito conhecia, mas narrada de forma diferente. Não quisemos deixar de lhes revelar a forma como realizamos os registos deste conto e o ínicio da confecção de livros que vamos concretizar ao longo do ano.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A História dos três porquinhos


A Angelina contou-nos a história dos três porquinhos com a ajuda dos fantoches de dedo. Estes são os nossos primeiros registos. Como podem ver já estamos muito crescidos. Brevemente daremos mais noticias

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E assim começa mais um ano...


O Jardim de Infância é um espaço educativo pensado para o seu filho. É também um espaço seu, aberto, receptivo à Família e à restante Comunidade Educativa.
Iniciamos um novo ano lectivo, uma vivência nova para vinte e duas crianças. Os primeiros dias serão muito importantes para os vossos filhos, porque começarão a entender que não são únicos no Mundo. Perceberão que existem outros, e que com estes há que partilhar, há que ceder e também que cumprir regras. As crianças não sofrerão, se os Pais ou a Família não se culpabilizarem por deixá-los a chorar, num lugar desconhecido e cheio de desconhecidos. Todos sabemos que o pranto cessará brevemente, e que depois ficarão felizes. Crescemos através de novas experiências como: partilhar, estabelecer vínculos, deixar de ser “eu” para começar a ser “nós”. Teremos todos de os acompanhar nesta nova etapa das suas vidas, para que adquiram confiança em si mesmos, se sintam seguros, protegidos e queridos.
Estas imagens são bem demonstrativas do que acabamos de vos dizer e dão inicio a uma série de noticias que publicitaremos ao longo do ano, tal como temos vindo a fazer nos anos lectivos anteriores.

(Adaptação texto Ed. Infância Set. 2006)