domingo, 31 de janeiro de 2010

Dia 25, Visita ao Sealife







No dia 25, como previsto, realizamos mais uma visita de Estudo, desta vez ao Sealife, para visitarmos e vivenciarmos um pouco, a vida no Mar. Aqui, existem peixes, que vivem não só em águas frias, mas também alguns, que só conseguem sobreviver em águas quentes. Estivemos sempre muito atentos às explicações que a Guia Daniela nos transmitia. Reparamos também em outras espécies como os moluscos e os crustáceos, e também um conjunto de plantas aquáticas muito bonitas. Ordenadamente efectuamos a visita que demorou cerca de uma hora e regressamos ao J.I.


De tarde, depois de uma longa conversa com a Arnaldina, sobre o que tinhamos observado concretizamos o registo desta actividade, desde que saimos do Jardim, (porque um dos nossos meninos achou que o transporte utilizado, deveria ficar registado também). Adoramos esta visita e vamos ao longo de algum tempo poder falar sobre a fauna e a flora marinha.

Visita ao Sealife


Esta semana fomos visitar o Sealife. Adoramos! Vimos muitos peixes, uns muito grandes, outros pequenos, uns cinzentos, outros com muitas cores, os que vivem em águas quentes, as estrelas do mar, o polvo os tubarões. Foi uma actividade muito importante e nós estivemos muito interessados e atentos às explicações da nossa guia. Aprendemos coisas novas que não sabiamos. No Jardim, de tarde, estivemos a conversar com Beatriz sobre tudo o que estivemos a ver e como nos portamos muito bem e estivemos concentrados durante a visita, não tivemos dificuldade em fazer o trabalho que estava preparado.

o Pintor marinheiro


Esta poesia, apesar de ser muito grande, foi aprendida por todo o grupo relativamente depressa. O registo retrata o seu conteúdo. Fala de um pintor que resolveu pintar, na sua tela, o mar, os seus habitantes e claro um barco para o levar a viajar.
Este registo irá ser colocado no "livro de poemas" que circula por todos os Jardins de Infância do Agrupamento. Esta actividade começou o ano anterior e por acharmos que teve adesão em tos os Jardins resolvemos dar continuidade.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A ESTRELA DO MAR QUE QUERIA SER ESTRELA DO CÉU


Durante a nossa visita ao Sealife, observamos a vida animal, no mundo aquático: peixes, moluscos e crústaceos. Entre muitas destas espécies, encontramos várias estrelas do mar e de diferentes cores. Tivemos até a oportunidade que nos foi oferecida pela Guia Daniela, de tocarmos uma delas dentro de um aquário. Reparamos então que o seu corpo era áspero, bem diferente da nossa pele tão lisinha. Numa das suas pesquisas na Internet, a Arnaldina encontrou esta história "A estrela do Mar que queria ser uma estrela do Céu", também ilustrada por crianças, que nos contou, e da qual gostamos muito. Quisemos fazer o registo, e assim dar a conhecr a todos aí em casa, esta nossa actividade. Esperamos que gostem, e se tiverem histórias sobre este tema, enviem-nos os livros, porque somos muito curiosos e gostamos sempre de fazer descobertas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Feiticeiro de Oz


O texto abaixo foi construido, hoje, pelo grupo:

Gostamos muito de ir ao teatro ver o Feiticeiro de Oz. A Beatriz disse-nos que foi a Associação de Pais que ofereceu aos meninos o transporte e os bilhetes de entrada no teatro. Então temos de agradecer: muito obrigada aos nossos pais.

O cinema é diferente do teatro. No teatro os actores estão no palco mesmo à nossa rente e estes até vieram à nossa beira, pois nós estavamos mesmo à frente, no cinema é um filme. Os realizadores usam uma câmara para filmar as cenas.

Os personagens da peça são a bruxa má, a bruxa do Norte que é amiga, a menina Doroty e o seu cão tótó, a tia, os empregados da quinta, o homem de lata, o espantalho, o leão, os guardas macacos, os corvos, o feiticeiro de Oz e os meninos pequeninos.

O homem de lata, o leão o espantalho, a Doroty são os nossos preferidos, mas a bruxa má era mesmo feia e má.

À tarde, na escola, fizemos o registo onde desenhamos os personagens que mais gostamos e os que menos gostamos.

A Árvore do Inverno


Esta semana aprendemos uma canção sobre um pinguim aventureiro que no Inverno resolveu viajar para terras mais quentes. Após uma conversa sobre o Inverno e as suas características resolvemos fazer a árvore do Inverno e os nossos pinguins. Para os construir utilizamos as nossas mãos.

Teatro "O Feiticeiro de Oz"


Esta semana, na passada quarta-feira, tivemos um dia bem diferente do habitual. Pouco depois de chegarmos à escola, partimos rumo à cidade do Porto, para irmos ao Teatro. Alguns de nós já sabiamos o que era uma peça de teatro, porque o ano passado já tinhamos ido ver uma outra peça. Só que desta vez teve um sabor especial. A nossa Associação de Pais, através do contributo de todos os Pais ofereceu-nos este presente, tomando a seu cargo, a aquisição dos bilhetes e o transporte. Aos nossos Pais um obrigado muito grande

A peça foi muito bonita. A Arnaldina já nos tinha falado um pouco sobre o teatro, mas não nos quis estragar a surpresa. Por isso muito entusiasmados, e muito bem comportados assistimos a esta sessão . Os actores, as pessoas que representam a peça, estiveram muito pertinho de nós, alguns até nos deram um "passou bem", contagiando-nos com a sua alegria. Regressados à escola, e com o grupo novamente reunido, conversamos longamente sobre tudo o que tinhamos vivido durante a manhã, e de seguida registamos as partes da peça que mais nos tinham sensibilzado, considerando o mais gostamos e o que menos gostamos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Barquinho de papel mais pequeno do Mundo

Numa das suas pesquisas na Net, a Arnaldina encontrou esta História, elaborada por um grupo de crianças do 1º Ano do Colégio João de Deus, no ano Lectivo de 2003/04, que achou muito engraçada e resolveu partilhá-la com o seu grupo. Como a adesão a este conto foi muito grande e todos se mostraram muito interessados, fizemos o registo, e trabalhos diferentes noções: sequência, tamanho, cor, antes, depois...

Foi uma historia e actividades muito interessantes e que tão cedo não vamos esquecer.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Um Aniversário diferente






Era uma vez uma menina nascida a 17 de Janeiro, que trouxe muita alegria não só aos seus Pais, à Irmã, mas a toda a Família, e a quem deram o nome Beatriz. Esta menina cresceu, cresceu e como gostava muito de estudar, e também de trabalhar com meninos, quando já era grande, decidiu que gostaria de ser Educadora de Infância e partilhar muito da sua vida com as crianças. Um dia, já depois de ter passado por algumas Escolas chegou a Valbom, onde exerce funções no J.I. da Arroteia.

Aqui encontrou não só meninos e meninas mas também pessoas crescidas que partilham com a nossa amiga Beatriz, muitas das suas alegrias e preocupações do dia a dia. Tentamos fazer-lhe uma surpresa, para festejar o seu dia de Aniversário, porque este era especial... representa um marco, na vida de qualquer um de nós.
Parabéns Beatriz e como alguém dizia: "Faz o favor de ser Feliz"

Muitos beijinhos de todos nós, "cá da nossa Escola"

domingo, 17 de janeiro de 2010

A Visita da Biblioteca da Câmara Municipal



Esta semana fomos visitados, tal como em anos anteriores, pelas Animadoras da C.M.G. , que desta vez nos presentearam com a dramatização da História "O Nabo Gigante". Já conheciamos esta história que a Arnaldina nos tinha contado, em Outubro quando trabalhavamos o tema "A Alimentação", mas foi muito divertido termos vivenciado a mesma história de uma outra maneira. Aproveitamos então, para mais uma vez, relembrarmos a noção matemática de número e quantidade. Assim o registo desta actividade, recaiu sobretudo sobre a noção de número, de acordo com os animais que participavam nesta história.

Visita do "Rui, o Pescador"




Descobrimos que na nossa escola tinhamos um menino, adepto e praticante fervoroso do desporto, a pesca. Como tinhamos trabalhado a história "o Pedro Pescador", convidamos o Rui a vir à nossa sala e contar-nos algumas das suas aventuras. Ficamos então a saber que no Verão vai frequentemente para o rio Douro, e que na praia ou no seu barco de pesca, pratica este desporto com o Pai. Imaginem que até já pescou um peixe com quase sete quilos. Foi um relato muito interessante, soubemos os cuidados a ter quando se entra num barco (o uso do colete),que tipos de cana de pesca existem e todo o material que é necessário para a prática deste desporto, segundo o que se pretende pescar: peixe ou caranguejos e para grande espanto nosso, ficamos a saber que neste rio podem aparecer sardinhas e douradas, peixes que imaginavamos que viviam só na água salgada do mar. Parabéns Rui e continua a praticar este desporto, porque é sempre muito saudavel, estar em contacto com a natureza.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Como vivem os peixes




Olá. Finalmente a Arnaldina consegue entrar em contacto com toda a nossa Comunidade Educativa, e já não era sem tempo. Como devem saber, pelo menos todas as crianças do meu grupo sabiam, estive sem computador desde o ínicio do ano até agora, o que me impediu de relatar as nossas aventuras e descobertas desde o ínicio deste período. A partir daqui vamos então, estar muito mais em contacto, como era habitual.


Justificada a ausência de noticias da nossa sala, vamos a partir de agora contar a todos as nossas actividades a partir desta semana. A Arnaldina contou-nos a história "O Pedro Pescador", e desde aí temos realizado muitos descobertas. Ao falarmos nos peixes decobrimos que vivem no mundo aquático e por isso são muito diferentes de nós, relativamente à sua locomoção, ao aparelho respiratório, ao esqueleto, ao revestimento do corpo.... . Através da dissecação de um peixe, e da observação de algumas páginas do "Dicionário das Imagens do Corpo humano", conseguimos recolher todas estes novos conhecimentos. Mas não ficamos só por aqui. Com balões, fizemos uma experiência que muito nos divertiu: Inspiramos, enviamos o ar para os nossos pulmões, logo de seguida expiramos e com o ar que vinha dos pulmões enchemos os balões com que tanto gostamos de brincar, e fomos para casa contar a todos, estas nossas novidades.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os aniversários desta semana

O Rui e a nossa Susana fizeram anos esta semana. Esta data é sempre lembrada e festejada por esta família que é a nossa escola. Para ambos os nossos parabéns.

Um trabalho com caras de "gente famosa"




Com este trabalho pude observar o conhecimento do grupo em relação ao esquema corporal. Todos já o desenham, destacando as suas partes mais importantes. Agora necessitam de o interiorizar pois, por vezes no desenho livre não são tão perfeitos e completos. Aqui a presença do adulto ajudou com os reparos que se iam fazendo ao longo do trabalho. Mas é assim que se fazem as aprendizagens.

O João gosta do Mar





O João é um menino com 5 anos que vive junto ao mar. O seu avô marinheiro e pescador que conhece muito bem o Mar quer transmitir ao seu neto essa paixão. Todos os dias vão para cima de uma rocha observar o mar. Aí, conta-lhe muitas das suas aventuras. Daí avistam os meninos a fazer vela, os barcos a entrar e a sair da marina. O João pede ao avô para um dia o levar até à Marina para ver os barcos. O desejo do João é um dia dar a volta ao Mundo, mas para isso vai ter que aprender a nadar para depois aprender a velejar.

A partir desta história o tema "O Mar" foi lançado. A partir deste momento muito irá surgir certamente. Neste momento estamos virados para os desportos ligados ao mar. Falamos de vários desportos, entre os quais a pesca. O Rui, amante desta modalidade, deu-nos uma verdadeira "aula de pesca". Todo o seu discurso revelou grandes conhecimentos e um grande gosto pela pesca, paixão do seu pai e avô. Contou-nos que vai para Ribeira de Abade com o pai , o avô, o Sergio e o Paulo. Pescam solhas, robalos, douradas, tainhas, cachotes e barbos (nestes não se coloca bicha no anzol, mas queijo ou batata frita). Vão de barco e por vezes ficam na praia. Falou da boinha, da cana de palha para pescar caranguejos. Foi uma delicia ouvi-lo falar tão à vontade sobre o assunto.

Com a sua cana fez uma verdadeira demonstração aos colegas das duas salas, ao mesmo tempo que ia explicando e utilizando os termos técnicos e adequados à situação.

Hora do Conto - Biblioteca de Gondomar



Uma das actividades desta semana foi a visita das animadoras da Biblioteca de Gondomar que nos vieram contar a história "O nabo Gigante". As crianças participaram activamente na história como podem ver pelas fotograias. Na sala fizeram o registo em livro que posteriormente fiz o Powerpoint que podem agora ver.























quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis


Antes de iniciarmos com as primeiras novidades do ano, gostariamos de desejar a quem nos visita um Bom Ano de 2010, com muita saúde e boa disposição.


Na segunda-feira foi uma alegria regressar à nossa escola com muitas novidades para contar, rever os nossos colegas e as nossas professoras. Como somos muito crescidos o nosso sapatinho estava repleto com os nossos desejos. Fizemos o registo destes dias que passamos com a família, mas aquilo que nós mais gostamos foi da noite de Natal, o momento onde estivemos com os nossos familiares e quando recebemos as prendas.


Mas ainda faltava estejar o Dia de Reis. Este ano tivemos uma grande surpresa; o Grupo Coral da Capela de S. Pedro veio hoje, dia de Reis, cantar as Janeiras. Gostamos muito e só temos que agradecer a sua visita. Preparamos uns docitos para estes nossos amigos, mas nós também provamos.






Vimos num PowerPoint a história da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus e depois construimos o livro