domingo, 28 de fevereiro de 2010

A História da quadradinha e outras actividades






Esta semana dedicamo-nos novamente à exploração das formas geométricas, motivados a partir de uma história muito engraçada "A História da Quadradinha", adaptando-a do original da Autora Ascenção Pereira. Facilmente as crianças reconheceram que este conto tinha sido construido com base numa história tradicional muito conhecida a história da "Carochinha"



"É importante que as crianças sejam envolvidas em actividades nas quais tenham que observar e manipular objectos com várias formas geométricas de modo a irem desenvolvendo essa capacidade de reconhcer essas formas. Estas experiências podem constituir momentos importantes na aprendizagem da Geometria. O importante é que o processo de aprendizagem da geometria se inicie de um modo natural, partindo das experiências e vivências das crianças, progredindo para nivéis mais elevados de compreensão dos conceitos geométricos associados a essas experiências" (Geometria /textos de Apoio para Educadores de Infância)



Para uma maior consolidação destas noções geométricas, recorremos também a jogos, através do computador, a canções e a poesias que muito divertiram o grupo durante toda a semana.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curiosidades sobre o Oceano


Esta semana o Rafael levou para o Jardim um livro sobre os Oceanos com bastante conteúdo educativo, com imagens muito apelativas que entusiasmou o grupo e aguçou a sua curiosidade. Era minha intenção construir um livro sobre o que iamos aprendendo sobre os Oceanos. Chegou agora a altura. Este trabalho vai ser ao longo do ano e espero, no final do ano, se o grupo assim o quizer, ter uma pequena enciclopédia construida pelos vossos filhos. Os instrumentos de trabalho serão sites da Internet, revistas sobre temas ligados aos Oceanos(National Geographic) e tudo o que eu conseguir arranjar. Conto também com a vossa colaboração. Hoje coloquei aqui as primeiras folhas. Estamos agora debruçados sobre os animais marinhos, o seu habitat, alimentação, costumes e o que os distingue uns dos outros. Para isso realizei uma ficha de registo onde vamos colocando o que aprendemos. No final do dia os meninos que estiveram a investigar, em grande grupo, apresentam aos colegas o seu trabalho. Todos estão muito empenhados e querem colaborar.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Os números do menino guloso


Com esta poesia de Luisa Ducla Soares podemos brincar com as palavras, descobrindo as rimas. Só que esta poesia era composta por 6 quadras com os números de 1 a 6 e a Beatriz desafiou-nos para construirmos quadras com os restantes números: 7, 8, 9, 10. Foi uma actividade muito divertida. Depois de estar bem assimilada, os mais velhos, foram fazer o registo e construimos um livro. De tarde, em grande grupo, estivemos a ler aos outro meninos.

Uma actividade com os números


Todos os dias na nossa sala estamos em contacto com os números; eles estão no quadro das presenças, no quadro do tempo, na sinalização das áreas da sala. Todos os dias também, fazemos contagens: quantos meninos estão na sala, quantos faltam, quantos meninos almoçam, quantos meninos vão a casa... Por isso já conhecemos muitos números e já fazemos contagens.

Esta semana a Beatriz levou uns cartões com os números de 1 a 20. Logo o Duarte quiz colocá-los por ordem crescente. Depois, com as molas da roupa, fomos prendendo-as aos cartões de acordo com o número aí escrito. Todos nós participamps, os mais crescidos e os mais pequenos. Depois com as cápsulas do café fomos fazer o registo. Tinhamos de fazer conjuntos conformo o número indicado.

Agora a caixa com os números e as molas, estão no nosso armário dos jogos para jogarmos uns com os outros.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mais fotografias do Carnaval








Acabo de receber, através de uma mãe, estas fotografias dos meninos da sala da professora Arnaldina. Apesar de muito simples, os nossos pescadores e as nossas peixeiras estavam muito bem fantasiados.

A Amizade é...



Após a recapitulação da história que ouvimos na Biblioteca de Gondomar: "A velhinha e as raposas", resolvemos fazer um livro sobre o que é a Amizade, um dos valores em que se debruça a história, para ficar na nossa biblioteca e e esta ficar mais rica. O resultado foi muito bom e apesar de pequeninos sabemos bem o que é ser amigo.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval





Após uns anos de interregno, este ano, resolvemos novamente, na passada sexta-feira, fazer o desfile de carnaval, com as escolas do 1º ciclo. Agradecemos desde já toda a colaboração prestada pelas famílias na confecção dos fatos. As nossas crianças estavam muito bem fantasiados, os meninos de pescadores e as meninas de peixeiras.

Não correu como o previsto, mas só acontece os imprevistos a quem participa. Desde já tenho que agradecer a compreensão de alguns pais e o apoio que me foi dado ao longo do percurso.

Porque é que o mar é salgado?


Porque é que o mar é salgado?
A Beatriz fez-nos esta pergunta e nós respondemos porque a água tem sal. É verdade, mas como é que foi lá parar o sal? Não sabemos. Então vamos a ver se descobrimos. Aqui que ninguém nos ouve, a Beatriz pediu-nos para em casa perguntarmos aos nossos pais, mas nós, como comemos muito queijo, esquecemo-nos! Mas não é grave. No outro dia, como a Beatriz já adivinhava o nosso esquecimento, levou o computador portátil com a Internet e fomos pesquisar. Então sabem o que descobrimos?

Primeiro aprendemos umas palavras novas: sais minerais, cloreto de sódio, magnésio, potássio, dissolver. Depois a Beatriz ia escrevendo as nossas descobertas e após percebemos bem a razão de a água ser salgada, redigimos um texto que ditamos à Beatriz para ela escrever:

"A água da chuva ao longo da sua viagem encontra muitas rochas e vai dissolvendo na água umas substâncias, os sais minerais, como por exemplo o cloreto de sódio, que é o sal e outro (um nome parecido com maionese), o magnésio. Quando a água do mar se evapora e se transforma em vapor de água e forma as nuvens, os sais minerais ficam no mar e por isso a água do mar é salgada e a água da chuva é doce."


E com é que o sal vai parar às nossas cozinhas?

Estivemos então a ver umas imagens das Salinas que são os locais da extracção do sal. Numa terra, perto de Valbom, em Aveiro, existem muitas salinas. É na Primavera e no Verão que se faz a extracção do sal. E sabem como se chamam os barcos que transportam o sal para os armazéns? Chamam-se Mercantel ou Saleiro. Depois imprimimos umas imagens para o nosso ficheiro.
Não julguem que nós somos uns bébés, somos meninos crescidos que gostam muito de aprender coisas novas que nos ajudam a crescer.
Agora só nos falta ir visitar as Salinas!!! Uma sugestão para um passeio de Domingo, na Primavera.

A visita à Biblioteca de Gondomar


Esta semana fomos visitar a Biblioteca da Gondomar e assistir à hora do conto. Quando lá chegamos como era um bocadinho cedo, estivemos no hall de entrada a conversarmos uns com os outros. À hora marcada, entramos na biblioteca e fomos para a sala destinada à Hora do Conto. Antes de ouvirmos a história, oferecemos às animadoras da biblioteca (as duas chamam-se Alexandra) um CD com o Powerpoint da história "O nabo gigante" que foi a história que as duas foram contar ao nosso Jardim. Depois as Alexandras falaram-nos um bocadinho sobre os vários espaços que existem na biblioteca e das actividades aos sábados para os meninos da nossa idade. A seguir assistimos à história" A velhinha e as raposas" que nos chama a atenção para o valor da amizade, do trabalho, da ajuda ao próximo. Por acaso também temos este livro na escola e agora a Beatriz vai trabalhar connosco estes valores. A técnica utilizada foi as sombrs chinesas e nós estivemos muito atentos e portamo-nos muito bem. Como a Beatriz diz, não deixamos ficar mal a professora, nem os nossos pais! Depois de conversarmos sobre a história e a sua mensagem fomos visitar a bibloteca, uns foram ver livros, outros fizeram desenhos e ainda outros brincaram na plasticina.

Nós prometemos às animadoras que qualquer sábado próximo, da parte da tarde, iriamos visita-las, mas para isso necessitamos que os nossos pais nos levem!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O barquinho mais pequeno do Mundo




Após a visualização do video desta história retirada do youtube, estivemos a fazer o seu registo. Os personagens e os espaços onde se passava a história foram desenhados pelas crianças. Posteriormente, recortamos as imagens e fomos fazendo montagens de cada cena ao mesmo tempo que iamos digitalizando as imagens. Foi muito divertido, principalmente as corridas para o scanner para fazer as digitalizações. A descoberta de uma das funções desta máquina que já era conhecida para imprimir foi um delírio! A seguir, tivemos que ordenar as imagens conforme a sequência da história e no fim, com os mais velhos, foi necessário escrever a história. Eu escrevia e eles ditavam e qual foi o meu espanto quando descobri que muitas das frases ditadas, eram iguais ao do video. " Beatriz o menino também disse..., ele não disse assim...". Foi um momento muito rico no trabalho em grupo, no desenvolvimento da linguagem, na percepção da sequência do tempo na história.


A Gotinha de Agua





A nossa amiga Margarida esta semana esteve no nosso Jardim e levou-nos a história da "Gotinha Salpico". Com esta história ficamos a perceber como se formam as nuvens, que a água existe em três estados: água sólida, o gelo, a água liquida e o vapor de água. Percebemos como se formam os rios; existem rochas impermeáveis que não deixam passar água e assim se formam os lençois de água que dão origem ás nascentes do rios. Esta viagem chama-se o "Ciclo da Água". Agora temos a história no nosso placarde com os nossos registos.

Os nossos trabalhos desta semana





A Beatriz na semana passada contou a História do Peixinho arco-iris. Esta semana construimos um placard com este peixinho, os seus amigos e alguns que os meninos da sala da professora Arnaldina tinha feito. Podem deliciar-se com as nossas fotografias.