terça-feira, 22 de julho de 2008

Como vivemos o Euro 2008 de Futebol




Aproximava-se o europeu de Futebol e uma das nossas meninas, a Gracinha, de uma forma muito espontânea levou a bandeira nacional para a sala, e a partir daí despoletou-se toda uma vivência acerca deste tema, tão vivido por todos os Portugueses, nesta fase. Aproveitei esta situação para com as crianças, descobrirmos através da Net, as bandeiras e os equipamentos das outras selecções. Era impossivel tratar tanto entusiasmo sobre este desporto, sem construirmos o nosso relvado. Com a ajuda das crianças fiz um placard traçando exactamente um campo de futebol. À medida que este ia crescendo iamos em conjunto fazendo a revisão das formas geométricas e das noções espaciais, sempre que colocavamos os jogadores em campo, tentando adivinhar qual seria a táctica a seguir, para o jogo desse dia (à frente, atrás, à direita...). Uma outra noção revista relaciona-se com a noção de número através do nº das camisolas dos Jogadores e dos golos marcados e sofridos pela nossa equipa e registados num cartaz.


Para uma maior interiorização das bandeiras de todas as selecções concorrentes, com cartões, com folhas de lista telefónica, construimos as 16 bandeiras que decoraram o nosso estádio.


Como não poderia deixar de ser, e porque gostamos de saber de tudo o que diz respeito ao nosso País, aprendemos o Hino Nacional, para que em casa, com os Pais, com os nossos Jogadores, com o País todo, pudessemos em uníssono, cantar o nosso Hino.

Sem comentários: