domingo, 7 de junho de 2009

Dia do Ambiente


A semana que passou foi dedicada ao ambiente. Iniciamos por ouvir uma história"Ozonix", um ser um pouco estranho, que veio pedir ajuda aos meninos de uma escola onde trabalha a Ana, uma educadora, amiga da Beatriz. Mas quem é esse Ozonix? Se perguntarem aos vossos filhos, eles, de certeza, que vos contarão a sua história. Agora, resumidamente, e para perceberem, os trabalhos que na sexta-feira levaram para casa vou contar um pouco da sua vida. Ozonix, é um habitante da camada de ozono que envolve a terra e que a protege dos raios ultra violentas que prejudicam o nosso ambiente e a nossa vida. Como a camada de Ozono está ser destruida por causa do mau comportamento do homem para com o ambiente, e como os seus habitantes não têm tempo para a concertar, Ozonix lembrou-se de vir à Terra pedir ajuda aos meninos da sala da professora Ana. Estes, tiveram uma ideia brilhante; fazer cartazes para sensibilizar as pessoas a ajudar a camada de Ozono. Se não melhorarmos os nossos comportamentos dentro em breve os raios ultra violetas destruirão o nosso planeta. Então os meninos da Ana, convidaram os meninos da Beatriz para também os ajudar nesta campanha. Nós aceitamos este desafio. Iniciamos por registar tudo o que está a destruir a camada de Ozono e o que poderemos fazer para que esta não acabe. O resultado foi o pequeno cartaz que levaram para casa. A seguir estivemos a falar sobre 3 palavras e os seu significado: Reciclar, Reduzir e Reutilzar. Então decidimos reutilizar garrafas de água para fazer um instrumento musical: marracas. Na sua confecção utilizamos material que muitas vezes temos em casa e deitamos para o lixo: tecidos, botões e fitas já utilizados noutros trabalhos.

A Educação Ambiental é um dos objectivos consagrados nas Orientaçãoes Curriculares para o Ensino Pré-escolar, na área do Conhecimento do Mundo. Assim no meu Projecto Curricular de Grupo, defeni como principal objectivo nesta área, sensibilizar as crianças para que respeitem o ambiente e sejam capazes de envolver a sua família na prática quotidiana de atitudes ambientais correctas. Penso que o grupo está sensivel aos problemas do ambiente e na escola mostram comportamentos ajustados nesta área. São crianças amigas da Natureza e conhecem as atitudes correctas a ter, para preservar o bem estar do nosso planeta.

Sem comentários: