sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O João gosta do Mar





O João é um menino com 5 anos que vive junto ao mar. O seu avô marinheiro e pescador que conhece muito bem o Mar quer transmitir ao seu neto essa paixão. Todos os dias vão para cima de uma rocha observar o mar. Aí, conta-lhe muitas das suas aventuras. Daí avistam os meninos a fazer vela, os barcos a entrar e a sair da marina. O João pede ao avô para um dia o levar até à Marina para ver os barcos. O desejo do João é um dia dar a volta ao Mundo, mas para isso vai ter que aprender a nadar para depois aprender a velejar.

A partir desta história o tema "O Mar" foi lançado. A partir deste momento muito irá surgir certamente. Neste momento estamos virados para os desportos ligados ao mar. Falamos de vários desportos, entre os quais a pesca. O Rui, amante desta modalidade, deu-nos uma verdadeira "aula de pesca". Todo o seu discurso revelou grandes conhecimentos e um grande gosto pela pesca, paixão do seu pai e avô. Contou-nos que vai para Ribeira de Abade com o pai , o avô, o Sergio e o Paulo. Pescam solhas, robalos, douradas, tainhas, cachotes e barbos (nestes não se coloca bicha no anzol, mas queijo ou batata frita). Vão de barco e por vezes ficam na praia. Falou da boinha, da cana de palha para pescar caranguejos. Foi uma delicia ouvi-lo falar tão à vontade sobre o assunto.

Com a sua cana fez uma verdadeira demonstração aos colegas das duas salas, ao mesmo tempo que ia explicando e utilizando os termos técnicos e adequados à situação.

Sem comentários: