sábado, 13 de fevereiro de 2010

Porque é que o mar é salgado?


Porque é que o mar é salgado?
A Beatriz fez-nos esta pergunta e nós respondemos porque a água tem sal. É verdade, mas como é que foi lá parar o sal? Não sabemos. Então vamos a ver se descobrimos. Aqui que ninguém nos ouve, a Beatriz pediu-nos para em casa perguntarmos aos nossos pais, mas nós, como comemos muito queijo, esquecemo-nos! Mas não é grave. No outro dia, como a Beatriz já adivinhava o nosso esquecimento, levou o computador portátil com a Internet e fomos pesquisar. Então sabem o que descobrimos?

Primeiro aprendemos umas palavras novas: sais minerais, cloreto de sódio, magnésio, potássio, dissolver. Depois a Beatriz ia escrevendo as nossas descobertas e após percebemos bem a razão de a água ser salgada, redigimos um texto que ditamos à Beatriz para ela escrever:

"A água da chuva ao longo da sua viagem encontra muitas rochas e vai dissolvendo na água umas substâncias, os sais minerais, como por exemplo o cloreto de sódio, que é o sal e outro (um nome parecido com maionese), o magnésio. Quando a água do mar se evapora e se transforma em vapor de água e forma as nuvens, os sais minerais ficam no mar e por isso a água do mar é salgada e a água da chuva é doce."


E com é que o sal vai parar às nossas cozinhas?

Estivemos então a ver umas imagens das Salinas que são os locais da extracção do sal. Numa terra, perto de Valbom, em Aveiro, existem muitas salinas. É na Primavera e no Verão que se faz a extracção do sal. E sabem como se chamam os barcos que transportam o sal para os armazéns? Chamam-se Mercantel ou Saleiro. Depois imprimimos umas imagens para o nosso ficheiro.
Não julguem que nós somos uns bébés, somos meninos crescidos que gostam muito de aprender coisas novas que nos ajudam a crescer.
Agora só nos falta ir visitar as Salinas!!! Uma sugestão para um passeio de Domingo, na Primavera.

Sem comentários: