Muito contente a Bia chegou à Escola neste dia. Completava seis anos de idade, e era a segunda criança a entrar na Casinha 6. Todos nos associamos à sua alegria, e em conjunto cantamos os Parabéns, para depois nos deliciarmos com o seu bolo tão bonito. Parabéns Bia e um beijinho de todos, que contigo vivemos este momento.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Papel marmoreado
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Maria Benguela e Pascoal
terça-feira, 25 de maio de 2010
Direitos das crianças
Com a aproximação do Dia Mundial da Criança, é necessário que cada um dos elementos do grupo se consciencialize dos seus Direitos, muitas vezes não respeitados em muitos países. Depois de, com a Arnaldina termos a analisado e discutido cada um destes Direitos, que são dez, cada criança escolheu e ilustrou a sua opção, com que enfeitamos o placard das nossas escadas. Posteriormente, elaboramos este livro, com o registo dos nossos Direitos, que será mais um dos livros de consulta da nossa Biblioteca.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Os aniversários de Maio
Os Direitos das Crianças
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Meninos de todas as cores
Aproxima-se o Dia Mundial da criança, tema que todos vivem de uma forma muita intensa, e que começamos a preparar desde já. É necessário que todos conheçam os "Direitos das Criança" e que nos debrucemos sobre a importância de cada um. Hoje a Arnaldina contou-nos a história "Os Meninos de todas as Cores", da autora Luisa Ducla Soares, que adaptamos e que nos ajudou a perceber, que qualquer pessoa é muito importante independentemente da sua cor, ou do local onde vive. Cada raça tem as suas caracteristicas, todos somos diferentes, mas é na diferença, que reside a riqueza da pluralidade dos povos e do Mundo. Pouco a pouco, vamos trabalhando estes Valores e enriquecendo a nossa formação pessoal, tornando-nos mais receptivos à diferença do "outro".
quarta-feira, 19 de maio de 2010
O Peixinho Arco-iris
Esta actividade foi orientada pela Educadora Luisa que todas as semanas vem à nossa sala. Estamos ssempre ansiosas por a receber pois traz sempre trabalhos que nós gostamos de fazer. Esta história foi ilustrada por 4 meninas da nossa sala e o texto é da autoria de 2 alunos da EB1 de Arroteia.
domingo, 16 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Os nossos registos da Visita À Escola Equestre
Esta semana fizemos os registos do nossos passeio de sexta-feira. Através deles podem ver o que mais gostamos de fazer e de visitar.
terça-feira, 11 de maio de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Hoje fomos à Escola Equestre de Aveiro
Chegou o dia do nosso passeio! Com alguma chuva a acompanhar-nos, saimos cedinho, todos contentes pois iamos viver muitas emoções diferentes. A viagem foi rápida e quando chegamos a Aveiro a chuva já se tinha ido embora. Iniciamos o dia com um lanche muito bom, pão de leite com fiambre e sumo. Depois foram várias as actividades: o jogo dos cinco sentidos, andar a cavalo, dar de comer aos animais da quinta, tratar da horta. Percebemos como é importante a profissão de agricultor e como devemos respeitar os animais e as plantas, pois são necessárias para a nossa alimentação.
Mas o que mais nos entusiasmou foi andar a cavalo. Vimos o que é um picadeiro, o que comem os cavalos e como se tratam. Alguns de nós até gostavamos de aprender a andar a cavalo.
O almoço estava muito bom e nós estavamos com muito apetite! Devia ser assim todos os dias...rissois, panados, bolinhos de bacalhau, croquettes, acompanhados por batatas fritas
Mais uma vez temos de agradecer à Associação de Pais pela colaboração prestada. Estes momentos são muito ricos em aprendizagens. Vivencias como esta não serão esquecidas pelos vossos filhos. O dia estava muito bem organizado, não houve momentos mortos. Valeu a pena! Os vossos filhos portaram-se muito bem, atentos a todas as recomendações e ensinamentos dados pelos monitores.
As fotografias dentro do picadeiro não estão muito boas, a fotografa é principiante...
O Peixe Baltazar

Articulação com o 1º ciclo
Ontem recebemos na nossa escola os nossos colegas do 1º ano da EB1 da Arroteia que foram nossos colegas no ano passado. Já estavamos com saudades! Nunca mais chegava o dia de os vermos.
Ontem lá apareceram todos contentes. Foi muito bom partilharmos com eles os nossos trabalhos. Viram em Powerpoint a história da "Menina do Mar" e já nos leram as legendas. Como cresceram! Para ao ano, por esta altura, os nossos finalistas também já saberão ler. Que bom!
No fim oferecemos uns marcadores com os desenhos da história. Agora em Junho iremos visitá-los.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
História "O Aquário"
Continuando a viver algumas histórias relacionadas com o Projecto "os Oceanos", não podemos deixar de focar que nem toda a vida marinha se desenvolve no mar, mas também noutros locais, ou até em cativeiro como nos aquários. Esta história contudo, é sobretudo uma lição de cidadania. As crianças viveram-na intensamente, percebendo sobretudo, que o espirito de solidariedade deve estar sempre presente em todos os momentos da nossa vida, e retrataram este pensamento no registo desta história, que deverá ser mais um livro da nossa biblioteca.
terça-feira, 4 de maio de 2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
História "A minha Mãe"
Aproximava-se o dia da Mãe e todos nós sabemos que uma das pessoas mais importantes na nossa vida é a nossa Mãe. Esta história pretende sobretudo demonstrar a multiplicidade de papéis que as Mães conseguem desempenhar, de acordo com as solicitações dos seus filhos, sempre com ternura e alegria. É uma história que divertiu muito o grupo, que fez questão de fazer o seu registo e de a fixar para que todas as mães a pudessem ver. ( Adaptação da história com o mesmo titulo de Anthony Browne).
Hoje festejamos o dia da mãe no nosso Jardim.
domingo, 2 de maio de 2010
Quando eu for grande quero ser...
Esta semana chegou à nossa sala o livro dos poemas dos Jardins de Infância do Agrupamento. É sempre uma alegria ver os trabalhos dos nossos colegas das outras escolas. Um dos poemas era sobre a profissão de carteiro. Por acaso tinhamos na sala um livro do Baú dos livros da Biblioteca do Agrupamento, "Quando for grande", de José Jorge Letria, com vários poemas sobre várias profissões. Aproveitamos a altura para conversarmos sobre a importância de ter uma profissão. Chegamos à conclusão que todos temos uma profissão, a Beatriz é Educadora de Infância, nós somos "estudantes" e andamos a "estudar" para tirar um curso e podermos ter uma profissão, tal como a nossa professora e os nossos pais. Trabalhar é muito importante para podermos ter dinheiro para ter uma casa, para termos que comer, para termos brinquedos, para andarmos contentes e felizes. Todas as profissões são importantes, desde que façamos bem o que nos pedem na nossa profissão. Cada um disse a profissão dos pais, aqueles que não sabiam a Beatriz ajudou. Depois cada um disse e registou que profissão que gostaria de ter quando fosse grande.
A poesia que escolhemos falava-nos sobre a profissão de futobolista, que é o sonho de muitos dos rapazes, pois aí se encontram os grande ídolos destas idades.
Joca, aprende a lição
Todos nós passamos por uma fase que gostamos de pregar partidas aos nossos amigos, mas por vezes não gostamos muito que nos façam o mesmo. Após uma conversa noa acolhimento sobre o tema resolvi contar esta história que fala de um menino muito maroto que adorava pregar partidas à sua irmã mais nova, mas um dia após uma partida pregada teve um pesadelo horrivel que o fez repensar na suas atitudes.
Por vezes para fazer perceber certos comportamentos errados nos nossos filhos temos com eles grandes discursos que por vezes "entram por um ouvido e saem por outro". Penso que nas idades mais novas, as histórias ajudam a fazê-los perceber muito do que acontece na vida real.
Resolvemos depois fazer o registo e transformá-lo num powerpoint e pô-la no nosso blog para todos poderem ver.
Uma área nova apareceu na nossa sala
No inicio da semana passada o Rafael trouxe um livro com vários fantoches de dedo em que cada um contava uma história. Todos ficaram entusiasmados e quizeram ouvir as diferentes histórias. Foi necessário organizarmo-nos. Assim, eu li as histórias enquanto os meninos que se ofereceram, manipulavam os fantoches. Foi um inicio de manhã muito divertido e rico em aprendizagens. O dono do livro pediu-me se de tarde podia trazer o cenário dos fantoches. Como foi autorizado, de tarde lá apareceu com o tal cenário e disse que podia ficar na nossa sala. Então foi necessário arranjar um sitio na sala para o colocar. Assim nasceu uma nova área. Fomos buscar alguns fantoches que estavam guardados e resolvemos nos dias seguintes montar o espaço. Para isso fizemos uma pintura colectiva para tapar a mesa. Por azar, o Rafael adoeceu e nós que queriamos tanto começar a trabalhar neste novo espaço! Então, na sexta-feira, eu resolvi fazer uma brincadeira com os fantoches para o grupo se aperceber como devemos trabalhar com eles. Claro que depois alguns dos meninos quizeram também experimentar.
Este espaço é muito importante para a aquisição de várias competências: desenvolvimento da linguagem oral, nomeadamente na construção da frase, no aumento do vocabulário, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, na disinibição e no desenvolvimento da motricidade