segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Organização do Ambiente Educativo



A organização do espaço educativo, exige que o Educador esteja atento às caracteristicas do seu grupo, aos seus interesses e necessidades. Até este momento através de histórias como o "A Aventura dos Lápis de Cor", "Uma boa Ideia"..., o grupo tem vindo a ser sensiblizado para a frequência dos diferentes "Cantos" da Sala, para a utilização correcta dos materiais aí disponiveis, e os comportamentos adequados nas diferentes áreas. Estes espaços serão flexiveis de acordo com os interesses, motivações e necessidades das crianças.

Optamos pela sinalização dos cantos de uma forma diferente dos anos anteriores. Utilizando o Programa Paint, executamos a tarefa de elaborar pequenos cartazes que nos permitem identificar o número de crianças que pode frequentar cada área. Paralelamente elaboramos as regras, que também serão afixadas e que devem ser cumpridas durante a permanência em cada uma delas.

Tentamos assim ir de encontro às diretrizes emanadas nas Orientações Curriculares :"A Reflexão permanente sobre a funcionalidade e adequação do espaço e as potencialidades educativas dos materiais permite que a sua organização vá sendo modificada de acordo com as necessidades e evolução do grupo".


Deixamos hoje a forma como vamos organizar o nosso espaço educativo, espaço esse que será flexivel respeitando sempre os interesses e as necessidades deste grupo.
A sua reformulação permitirá cumprir as indicações
"A reflexão permanente sobre a funcionalidade e adequação do espaço e as potencialidades educativas dos materiais permite que a sua organização vá sendo modificada de acordo com as necessidades e evolução do grupo

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