sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Aniversário da Ana Beatriz



Muito contente a Bia chegou à Escola neste dia. Completava seis anos de idade, e era a segunda criança a entrar na Casinha 6. Todos nos associamos à sua alegria, e em conjunto cantamos os Parabéns, para depois nos deliciarmos com o seu bolo tão bonito. Parabéns Bia e um beijinho de todos, que contigo vivemos este momento.

Papel marmoreado

Esta semana a nossa amiga Luisa trouxe-nos uma surpresa muito gira: uma técnica de pintura nova: num recipiente grande colocamos água quente e umas gotas de tinta de óleo de várias cores. Depois misturamos e colocamos por cima, muito devagarinho, uma folha de papel. Como a tinta não vai ao fundo, na folha fica a misturas das cores que se encontra na superficie da àgua. O resultado é muito bonito com podem ver nas fotografias. Gostamos tanto que convidamos os meninos da outra sala para também aprenderem esta técnica.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Maria Benguela e Pascoal

Esta semana, continuando o trabalho sobre os Direitos da Criança, ouvimos e vimos uma história "Maria Benguela e Pascoal", que nos contava a vida de uma menina negra e de um menino branco. Apesar de serem diferentes, tinham uma coisa em comum: queriam um amigo com quem brincar. Um dia encontraram-se e embora as grandes diferenças entre os dois, tornaram-se grandes amigos.
Após eu contar a hostória e de fazer a sua exploração, perguntei ao grupo, qual a razão da Beatriz a ter contado. Foram várias as respostas, que eu fui registando, mas todas elas cheias de conteudo e "sabedoria": "sabes, Beatriz o que importa é sermos amigos, não é importante a nossa cor de pele.", "porque todos os meninos têm os mesmos direitos, os pretos e os brancos", " nós até já tivemos uma menina de cor na escola e uma chinesinha e eramos muito amigos delas", " os meninos que são diferntes de nós, que andam numa cadeira de rodas nós devemos ser amigos e ajudá-los". É importante que desde pequeninos, as nossas crianças aceitem a diferença, concerteza em adultos, serão muito mais tolerantes.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Direitos das crianças

Com a aproximação do Dia Mundial da Criança, é necessário que cada um dos elementos do grupo se consciencialize dos seus Direitos, muitas vezes não respeitados em muitos países. Depois de, com a Arnaldina termos a analisado e discutido cada um destes Direitos, que são dez, cada criança escolheu e ilustrou a sua opção, com que enfeitamos o placard das nossas escadas. Posteriormente, elaboramos este livro, com o registo dos nossos Direitos, que será mais um dos livros de consulta da nossa Biblioteca.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Os aniversários de Maio

Neste mês tivemos dois aniversários: o Duarte que completou 6 anos e o Alexandre 4 anos. Na segunda-feira foi uma grande festa com muito bolo, lembranças e muita alegria. Que alegria mudarem de coluna no Quadro dos Aniversários! O Alexandre deixa de ser pequenino, o Duarte vai para junto dos meninos mais velhos.

Os Direitos das Crianças




No inicio da semana a Beatriz contou-nos uma história sobre os nossos direitos e os nossos deveres, pois o nosso dia está a aproximar-se. Conversamos muito sobre os dez direitos e cada um de nós escolheu aquele que mais nos tocou. Depois desenhamos um menino ou uma menina a nosso gosto e no computador a Beatriz escreveu o "direito" e colocou-o no menino. Podem agora ver os momentos em que estivemos a trabalhar e o resultado do nosso trabalho.








o Aniversário do Carlos



Dia 19, o Carlos chegou à Escola, muito feliz e contente, porque este dia era diferente dos outros. Completava 6 anos e assim tornava-se o menino mais velho da nossa sala. Foi o Carlos que inaugurou a casinha azul, a casinha dos seis anos. Partilhou com os seus amigos de todo o J.I. a sua alegria, e em alegre convivio cantaram-se os Parabéns, apagou-se a vela, e dividiu-se o bolo, que era muito bonito e saboroso. Todos ficamos muito contentes e mais uma vez Parabéns ao nosso amigo Carlos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Meninos de todas as cores


Aproxima-se o Dia Mundial da criança, tema que todos vivem de uma forma muita intensa, e que começamos a preparar desde já. É necessário que todos conheçam os "Direitos das Criança" e que nos debrucemos sobre a importância de cada um. Hoje a Arnaldina contou-nos a história "Os Meninos de todas as Cores", da autora Luisa Ducla Soares, que adaptamos e que nos ajudou a perceber, que qualquer pessoa é muito importante independentemente da sua cor, ou do local onde vive. Cada raça tem as suas caracteristicas, todos somos diferentes, mas é na diferença, que reside a riqueza da pluralidade dos povos e do Mundo. Pouco a pouco, vamos trabalhando estes Valores e enriquecendo a nossa formação pessoal, tornando-nos mais receptivos à diferença do "outro".

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Peixinho Arco-iris

Esta actividade foi orientada pela Educadora Luisa que todas as semanas vem à nossa sala. Estamos ssempre ansiosas por a receber pois traz sempre trabalhos que nós gostamos de fazer. Esta história foi ilustrada por 4 meninas da nossa sala e o texto é da autoria de 2 alunos da EB1 de Arroteia.

domingo, 16 de maio de 2010

A Semana dedicada à Familia




Dia 15 de Maio de Maio é o Dia Internacional da Familia, por isso decidimos esta semana debruçarmo-nos sobre este Tema, reforçado ainda pela boa noticia que uma das familias da nossa sala, vai ter mais um elemento, uma menina. Pretendi sobretudo que as crianças reconhecessem e valorizassem a importância dos laços familiares nas nossas vidas, e o papel fundamental dos Pais na Educação dos seus filhos. Para concretização destes objectivos a Arnaldina contou-nos várias histórias sobre a familia, ensinou-nos duas poesias, e uma delas até bem divertida sobre uma avó muito distraída, a nossa alegre avó Guida.


Tinhamos já reunido as fotografias dos diferentes elementos que constituem as familias, pensando já neste trabalho, que concretizamos esta semana. Construimos a árvore genealógica de cada um de nós, que seria um ramo de uma árvore grande, conjunto de todas as familias da nossa sala. Foram actividades interessantes que divertiram e entusiasmaram o grupo na sua concretização.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os nossos registos da Visita À Escola Equestre



Esta semana fizemos os registos do nossos passeio de sexta-feira. Através deles podem ver o que mais gostamos de fazer e de visitar.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Passaeio à Quinta Equestre (Continuação)




Como tinha prometido, assim que me foi possível, disponibilizo as imagens que por um imprevisto surgido não foi possivel integrar na postagem anterior.

domingo, 9 de maio de 2010

A VISITA À QUINTA EQUESTRE




Lamentavelmente não vou poder poder posssibilitar a visualização de todas as actividades que fizemos na Quinta, porque me surgiu um problema no programa de fotografias, que me impossibilita o tratamento e a publicação das imagens. Apesar deste imprevisto, não quero que as Familias das crianças da minha sala não tenham acesso às imagens que estão entretanto disponiveis.

Depois desta pequena introdução, quero contar-lhes que esta nossa viagem foi muito agradavel e divertida apesar da chuva que nos perseguiu durante algum tempo, mas que depois resolveu ir embora e permitir que realizassemos todas as actividades previstas e bem divertidas. Após alguns quilómetros percorridos, chegamos à Quinta à hora prevista e de imediato, com alguma fome fomos lanchar. De seguida, dirigimo-nos para o Picadeiro, experimentamos montar a égua Gitana, a mais velha da quinta, e com o Professor João de equitação, cada um de nós deu umas voltinhas no picadeiro. Tendo acabado esta sessão iniciamos a visita aos animais da da quinta, patos coelhos, galos, galinhas... e até lhes demos de comer, sem qualquer medo. Somos uns valentões. Após esta actividade e ainda de manhã tivemos as provas dos cinco sentidos: visão, audição, gosto, tacto e o olfacto. Todos superamos as provas com sucesso. Já algum tempo tinha decorrido desde a nossa chegada e como a fome vinha chegando, fomos almoçar, e que surpresa: todos gostamos do almoço e portamo-nos muito bem. Mas as tarefas não tinham ainda finalizado, faltava-nos ainda tratar da horta e da confecção do Pão. Logo após o almoço, o Ti Manel foi connosco para a horta, ajudámos a retitar as ervas daninhas e regamos as plantas. Aproximava-se a hora do regresso e a Ti Maria esperava-nos para nos ensinar a confeccionar Pão, cuja massa dá também para fazer pizzas. Foi muito divertido. Ficamos todos enfarinhados, mas cada um de nós fez o seu pãozinho que posteriormente trouxe para casa. Era já um bocadinho mais tarde que o previsto, e por isso dissemos adeus à quinta e regressamos a casa. Vinhamos cansados, mas felizes. Muitas actividades que tinhamos trabalhado com a Arnaldina durante esta semana, ajudaram-nos a perceber tudo o que se vive na quinta muito mais facilmente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Hoje fomos à Escola Equestre de Aveiro




Chegou o dia do nosso passeio! Com alguma chuva a acompanhar-nos, saimos cedinho, todos contentes pois iamos viver muitas emoções diferentes. A viagem foi rápida e quando chegamos a Aveiro a chuva já se tinha ido embora. Iniciamos o dia com um lanche muito bom, pão de leite com fiambre e sumo. Depois foram várias as actividades: o jogo dos cinco sentidos, andar a cavalo, dar de comer aos animais da quinta, tratar da horta. Percebemos como é importante a profissão de agricultor e como devemos respeitar os animais e as plantas, pois são necessárias para a nossa alimentação.


Mas o que mais nos entusiasmou foi andar a cavalo. Vimos o que é um picadeiro, o que comem os cavalos e como se tratam. Alguns de nós até gostavamos de aprender a andar a cavalo.

O almoço estava muito bom e nós estavamos com muito apetite! Devia ser assim todos os dias...rissois, panados, bolinhos de bacalhau, croquettes, acompanhados por batatas fritas

Mais uma vez temos de agradecer à Associação de Pais pela colaboração prestada. Estes momentos são muito ricos em aprendizagens. Vivencias como esta não serão esquecidas pelos vossos filhos. O dia estava muito bem organizado, não houve momentos mortos. Valeu a pena! Os vossos filhos portaram-se muito bem, atentos a todas as recomendações e ensinamentos dados pelos monitores.

As fotografias dentro do picadeiro não estão muito boas, a fotografa é principiante...

O Peixe Baltazar


Esta semana a Beatriz contou-nos a história de um peixinho, o Baltazar, que vivia num aquário junto a uma janela. Este peixinho conta-nos a sua história e o que vê da sua casinha que é um bocadinho diferente das nossas casas. A Beatriz propôs-nos fazer o registo num painel. Então 4 meninas da sala escolheram uma imagem do livro e tentaram reproduzir em pintura o que viram . Conseguimos!


Articulação com o 1º ciclo


Ontem recebemos na nossa escola os nossos colegas do 1º ano da EB1 da Arroteia que foram nossos colegas no ano passado. Já estavamos com saudades! Nunca mais chegava o dia de os vermos.

Ontem lá apareceram todos contentes. Foi muito bom partilharmos com eles os nossos trabalhos. Viram em Powerpoint a história da "Menina do Mar" e já nos leram as legendas. Como cresceram! Para ao ano, por esta altura, os nossos finalistas também já saberão ler. Que bom!

No fim oferecemos uns marcadores com os desenhos da história. Agora em Junho iremos visitá-los.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A visita dos meninos da EB1 da Arroteia




Recebemos hoje a visita dos nossos amigos do ano passado, actividade prevista no PCG: Articulação com o 1º Ciclo. Como bons anfitriões, tinhamos já preparada uma surpresa, a história do "Tubarão na Banheira", uma das nossas preferidas. À medida que a Arnaldina desfolhava o livro, nós iamos lendo as imagens aos nossos amigos , que se iam rindo divertidos com as aventuras do Avô e do Neto.


Foi engraçado voltarmos a reencontrarmo-nos, a brincar juntos um bocadinho no recreio, matando saudades daquele nosso espaço. Brevemente visitaremos também nós, a escola EB1 e vamos encontrarmo-nos todos em grande brincadeira. Até Junho, amigos.

O Aniversário da Maria




Dia 5 de Maio celebramos mais uma aniversário, o da Maria, que é agora muito crescida porque já tem 5 anos. Reunimo-nos todos no refeitorio como é costume , cantamos os Parabéns e a Maria apagou a vela do seu bolo, que era muito bonito e com o qual nos deliciamos. Parabéns Maria a tua flor já está na casinha dos meninos de 5 anos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os Animais






Estando já muito próxima a nossa visita à Quinta Equestre, a sensibilização para esta visita é muito importante. Todos deverão ter uma noção do local a visitar e os objectivos que nos propomos atingir com esta viagem. Partindo da história em poesia "A Gansa Constança" começamos por fazer uma abordagem aos animais que vivem nas quintas, que de uma maneira geral todos conhecemos e dos quais esta história também nos falava. Observamos várias imagens de animais, aproveitando a capacidade de observação das crianças e desenvolvê-las no sentido de trabalharem o conhecimento de algumas caracteristicas externas mais evidentes desses animais (patas, bico, orerelhas, focinho, pêlo, asas, patas...), associando também em alguns casos as mesmas caracteristicas a comportamentos como por exemplo, a forma de lococomoção: corrida, voo...


Após muito termos dialogado sobre este tema resolvemos fazer um placard sobre este tema: O que será que podemos encontrar numa visita a uma quinta? animais, árvores de frutos, flores, lagos com patos, moinhos, galinhas, perús, ovelhas, cavalos, touros, pavões, porcos, galos, pintainhos, tractores... Todos estes elemntos foram sendo elaborados pelas crianças e colados num painel, que desta vez foi confeccionado de uma maneira diferente: Com papel crepe e água, com uma técnica de carimbagem pintamos o fundo deste painel, aproveitando uma experiência que nos revela que a água absorve a tinta que dá a cor ao papel (fenómeno da absorção).


E amanhã lá partiremos todos contentes, para em local próprio vivenciarmos tod

História "O Aquário"


Continuando a viver algumas histórias relacionadas com o Projecto "os Oceanos", não podemos deixar de focar que nem toda a vida marinha se desenvolve no mar, mas também noutros locais, ou até em cativeiro como nos aquários. Esta história contudo, é sobretudo uma lição de cidadania. As crianças viveram-na intensamente, percebendo sobretudo, que o espirito de solidariedade deve estar sempre presente em todos os momentos da nossa vida, e retrataram este pensamento no registo desta história, que deverá ser mais um livro da nossa biblioteca.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Actividades de preparação para a Festa do Dia da Mãe





Com a aproximação do dia da Mãe, em grande grupo, necessitamos tomar algumas decisões: Preparar os convites, elaborar as prendas, os embrulhos, pensar nas mensagens que queremos transmitir à Mãe, muito trabalho pela frente para se concretizar, tentando fazer uma grande surpresa...

Como poderiamos ainda agradecer toda a ternura, carinho, amor que as Mães nos transmitem durante todos os dias? De uma forma muito simples e sentida, através de grandes sorrisos, só de vermos a nossa Mãe na nossa Sala, partilhando connosco alguns momentos do seu dia. Sentados junto das nossas Mães cantamos uma Canção e declamamos uma poesia de José Jorge Letria.

Os sorrisos, os olhos atentos e até algumas lágrimas, mas de alegria, foram a nossa melhor recompensa por todo o empenhamento na preparação desta Festa, seguida de um pequeno convivio entre todos , onde não faltaram os sumos, os bolos e até um cafézinho para os adultos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

História "A minha Mãe"

Aproximava-se o dia da Mãe e todos nós sabemos que uma das pessoas mais importantes na nossa vida é a nossa Mãe. Esta história pretende sobretudo demonstrar a multiplicidade de papéis que as Mães conseguem desempenhar, de acordo com as solicitações dos seus filhos, sempre com ternura e alegria. É uma história que divertiu muito o grupo, que fez questão de fazer o seu registo e de a fixar para que todas as mães a pudessem ver. ( Adaptação da história com o mesmo titulo de Anthony Browne).

Hoje festejamos o dia da mãe no nosso Jardim.

Finalmente chegou o grande dia. As nossas mães vieram visitar-nos e assistir a uma pequena surpresa preparada com tanto carinho e empenho. Foram duas semanas de muito trabalho, mas de grande alegria. As nossas mães merecem tudo e nós achamos que elas são as nossas melhores amigas. Obrigada por todo o carinho e amor que nos têm dado ao longo destes anos. A nossa professora também estava muito contente, pois todas as mães estavam presentes e nós fomos muito crescidos e sabiamos bem a "lição". Não faltaram aqueles docinhos e o cafezinho para animar alguns momentos de convivio entre todas as mães. Obrigada à Associação de Pais pela colaboração que tem prestado ao nosso Jardim de Infância. São muitas as fotografias, têm de ter alguma paciência para as ver...


domingo, 2 de maio de 2010

Quando eu for grande quero ser...


Esta semana chegou à nossa sala o livro dos poemas dos Jardins de Infância do Agrupamento. É sempre uma alegria ver os trabalhos dos nossos colegas das outras escolas. Um dos poemas era sobre a profissão de carteiro. Por acaso tinhamos na sala um livro do Baú dos livros da Biblioteca do Agrupamento, "Quando for grande", de José Jorge Letria, com vários poemas sobre várias profissões. Aproveitamos a altura para conversarmos sobre a importância de ter uma profissão. Chegamos à conclusão que todos temos uma profissão, a Beatriz é Educadora de Infância, nós somos "estudantes" e andamos a "estudar" para tirar um curso e podermos ter uma profissão, tal como a nossa professora e os nossos pais. Trabalhar é muito importante para podermos ter dinheiro para ter uma casa, para termos que comer, para termos brinquedos, para andarmos contentes e felizes. Todas as profissões são importantes, desde que façamos bem o que nos pedem na nossa profissão. Cada um disse a profissão dos pais, aqueles que não sabiam a Beatriz ajudou. Depois cada um disse e registou que profissão que gostaria de ter quando fosse grande.

A poesia que escolhemos falava-nos sobre a profissão de futobolista, que é o sonho de muitos dos rapazes, pois aí se encontram os grande ídolos destas idades.

Joca, aprende a lição

Todos nós passamos por uma fase que gostamos de pregar partidas aos nossos amigos, mas por vezes não gostamos muito que nos façam o mesmo. Após uma conversa noa acolhimento sobre o tema resolvi contar esta história que fala de um menino muito maroto que adorava pregar partidas à sua irmã mais nova, mas um dia após uma partida pregada teve um pesadelo horrivel que o fez repensar na suas atitudes.

Por vezes para fazer perceber certos comportamentos errados nos nossos filhos temos com eles grandes discursos que por vezes "entram por um ouvido e saem por outro". Penso que nas idades mais novas, as histórias ajudam a fazê-los perceber muito do que acontece na vida real.

Resolvemos depois fazer o registo e transformá-lo num powerpoint e pô-la no nosso blog para todos poderem ver.

Uma área nova apareceu na nossa sala


No inicio da semana passada o Rafael trouxe um livro com vários fantoches de dedo em que cada um contava uma história. Todos ficaram entusiasmados e quizeram ouvir as diferentes histórias. Foi necessário organizarmo-nos. Assim, eu li as histórias enquanto os meninos que se ofereceram, manipulavam os fantoches. Foi um inicio de manhã muito divertido e rico em aprendizagens. O dono do livro pediu-me se de tarde podia trazer o cenário dos fantoches. Como foi autorizado, de tarde lá apareceu com o tal cenário e disse que podia ficar na nossa sala. Então foi necessário arranjar um sitio na sala para o colocar. Assim nasceu uma nova área. Fomos buscar alguns fantoches que estavam guardados e resolvemos nos dias seguintes montar o espaço. Para isso fizemos uma pintura colectiva para tapar a mesa. Por azar, o Rafael adoeceu e nós que queriamos tanto começar a trabalhar neste novo espaço! Então, na sexta-feira, eu resolvi fazer uma brincadeira com os fantoches para o grupo se aperceber como devemos trabalhar com eles. Claro que depois alguns dos meninos quizeram também experimentar.

Este espaço é muito importante para a aquisição de várias competências: desenvolvimento da linguagem oral, nomeadamente na construção da frase, no aumento do vocabulário, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, na disinibição e no desenvolvimento da motricidade

Os aniversários do mês de Abril



Em Abril o Gabriel Fonseca e a Marina festejaram o seu aniversário com os seus amigos. Já estão muito crescidos. Passaram par junto dos meninos de 4 anos.

A Importância das Profisssões


Estavamos muito próximo da vivência do 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Considerei importante dialogar com o grupo, sobre a importância das profissões e valorizar cada uma delas. Centramo-nos apenas na nossa pequena comunidade da Escola e descobrimos muitas profissões. Começamos por descobrir as que estão mais próximas das crianças, as Educadoras e as Funcionárias. Mas pensamos também nos Serviços de Apoio à Familia e descobrimos logo muitas outras: A cozinheira que confecciona as refeições. Mas para as confeccionar são necessários muitos produtos: os legumes, a carne o peixe e concluimos então que os legumes são produtos tratados pelo agricultor que normalmente trata também dos animais como os frangos, os coelhos, as vacas, os porcos.... O Peixe vem do mar ou do rio e é recolhido pelos pescadores. Percebemos então que de todas as profissões apesar de muito diferentes, são todas muito importantes para o bem comum. Depois desta pequena reflexão, cada um pensou sobre a profissão que gostaria de exercer quando fosse grande e elaboramos o placard das Profissões, pensando na importância de cada uma para o nosso País.

Chegou o bom tempo


Finalmente chegou o Sol e o calor. A temperatura dentro da nossa sala subiu bastante, e então a Arnaldina decidiu que seria bem mais agradavel usufruirmos do espaço exterior, onde trabalhamos ordenadamente como se estivessemos dentro da sala. Montamos os guarda-sois, colocamos algumas mesas onde funciona o canto do desenho, da modelagem e umas mantas para os jogos do chão. É muito agradavel podermos confortavelmente trabalharmos ao ar livre.