terça-feira, 30 de setembro de 2008

Visita do Óscar







Na segunda-feira tivemos uma surpresa na nossa escola. O Rafael trouxe-nos um presente maravilhoso. Eu nem queria acreditar! Fez-me uma grande surpresa. Vinha feliz e as lágrimas da semana anterior foram substituidas por um grande sorriso. Os seus colegas ficaram todos contentes co o passarinho. Agora já temos mais um companheiro para os peixinhos e para a tartaruga. Os nossos amigos andam muito contentes e parece que gostam de estar connosco. Todos os dias de manhã damos-lhes de comer e vemos se precisam de ser limpos. O aquário da tartaruga já foi limpo e dois meninos estiveram a a judar a Beatriz.

O piriquito chama-se Oscar. Apesar de ser nome de pessoa todos concordaram que deveriamos dar esse gosto ao Rafael pois foi ele que o ofereceu. Nas férias ele irá para casa do Rafael; foi condição que ele pôs e nós aceitamos.

A nossa primeira poesia

Uma história para uma amigo






Ainda não conseguimos reunirmo-nos todos este ano, mas não é por isso que deixamos de pensar em quem ainda não pôde vir para a escola. Para este nosso amiguinho, enviamos com toda a ternura, votos de rápidas melhoras, a história do Porquinho Chinchim, ilustrada por alguns meninos da nossa sala.

Beijinhos de todos da sala da Arnaldina

O aniversário do Gabriel


A semana passada o Gabriel fez 4 anos. Tal como nos anos anteriores esta data foi festejada por todos os meninos do Jardim. À hora do lanche da manhã cantamos os parabéns e comeu-se o bolo. Neste dia surgiu na sala o Quadro dos Aniversários e em conjunto estivemos a construi-lo. Este é composto por 4 colunas: 3, 4, 5 e 6 anos. Cada um colocou a sua fotografia na coluna que correspondia à sua idade. No dia de anos, o aniversariante terá que mudar de coluna. O Gabriel tinha 3 anos passou para a coluna dos 4 anos.

De uma forma lúdica as crianças devagar e ao seu ritmo vão adquirindo aprendizagens importantes para o seu desenvolvimento.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Uma surpresa...


Querem saber uma novidade? Hoje tivemos uma surpresa na nossa sala. A Beatriz ontem foi às compras e trouxe-nos dois peixes e uma tartaruga. A tartaruga chama-se Baba o peixe cor-de-laranja é o Bolinhas, o cor de prata e vermelha é o Miau. O bolinhas é grande. Na escola já havia os aquários, tanto para os peixes como para a tartaruga. Até há hora do lanche da manhã estivemos a preparar as suas "casas". A seguir ao recreio fizemos uns desenhos muito giros dos nossos amigos.

Hoje também aprendemos muitas coisas novas. Querem saber? O corpo dos peixes é coberto por escamas e eles têm uma cauda e barbatanas que os ajudam a nadar. Nós temos os pulmões para respirar, os peixes respiram por guelras que têm uma cor vermelha. Nós temos ossos e os peixes têm espinhas. A tartaruga Baba não quer muita água, gosta de meter a cabeça fora de água e mesmo sair para fora. A carapaça é para a proteger.

Na água dos aquários tivemos que pôr umas gotas de um líquido azul para tornar própria a água para os nossos amigos.

Agora todos os dias temos de lhes dar pouquinha comida, senão eles morrem.

A Beatriz gostava de ter um pássaro, mas nós preferimos o peixe e a tartaruga e ela fez-nos a vontade.

O cantinho dos nossos amigos está muito bonito. Quando tiverem tempo podem ir à nossa sala fazer-lhes uma visita.

domingo, 21 de setembro de 2008

Primeiros recreios


Será que já algumas vezes nos questionamos porque é que uma criança gosta de brincar?

O jogo é uma actividade libertadora e que permite a criatividade. É nestes momentos que a criança consegue uma maior desinibição, que lhe permite uma maior aprendizagem, conhecimento de si e dos outros. Está biológicamente provado que durante o jogo o organismo produz endorfinas que criam desefas indispensaveis a um bom desenvolvimento, ao mesmo tempo que permitem uma vida saudavel. Deixemos por isso que as nossas crianças, sobretudo nesta fase inicial do ano, correrem para que libertem energias, se conheçam entre si, não só com os coleguinhas da sua sala, mas também com todas as outras que frequentam o J.I., para que cada vez se sintam mais seguros, mais amigos e cada vez mais confiantes em si próprios.

Os nossos primeiros trabalhos






Chegados à nossa escola, nada melhor do que tentar conhecermo-nos uns aos outros para em conjunto podermos viver muitas aventuras e desafios. Todos estamos cheios de vontade de começarmos a crescer, brincando e fazendo novos amigos.


O ambiente físico da nossa sala foi organizado para proporcionar às crianças uma variedade de situações, de sugestões, de opções possíveis que estimulem a sua expressão criadora.

Algumas das nossas primeiras brincadeiras


Algumas das nossas brincadeiras desta semana, tem sido ouvir algumas músicas infantis. depois de as ouvirmos, de interiorizarmos o seu ritmo, vamos vivenviá-las através do movimento. Movimentando diferentes partes do nosso corpo, vamos tomando consciência das mesmas, e ao mesmo tempo que nos deslocamos no espaço, vamos interiorizando os diferentes cantos da sala e visualizando o material, aí disponivel para de seguida o podermos explorar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Abertura do Ano Lectivo




O primeiro dia em que qualquer criança entra no Jardim de Infância, é o momento em que pela primeira vez, entenderá que já "não é único no mundo". Perceberá que existem muitas outras pessoas para além dela, e que com elas é necessário partilhar, ceder e que também há regras para cumprir.


O papel da familia é de extrema importância nesta fase de transicção. Todos sabemos que o choro surgirá, numa ou noutra situação, mas sabemos também que é uma fase de poucos dias, que facilmente será ultrapassada, e que depois ficará feliz.


Crescer, significa experimentar coisas novas: começar a saber esperar pela sua vez para fazer ou dizer alguma coisa, respeitar regras, deixar de ser "eu" para começar a perceber o significado da palavra "nós".


Todos Juntos, Educadoras, Pais, Funcionárias, toda a Comunidade Educativa se empenhará em acompanhar estas crianças para que adquiram confiança em si mesmos, se sintam seguros, protegidos e sobretudo "queridos" por todos.


E vamos lá começar a trabalhar: Logo no dia 12, as novas crianças chegaram ao J.I., uns com os seus Pais, outras só com os Pais ou com as Mães, ou até só com as avós. Uns com um ar de meninos muito despachados, outros um bocadinho mais receosos, mas sem choro. Reunimo-nos, apresentamo-nos, todos conversamos um bocadinho e fizemos uma visita pela sala, para todos conhecerem os diferentes "cantos" da sala, as suas finalidades, utilizando os instrumentos de trabalho já disponiveis, até que chegou a hora do lanche. Chegada a hora do lanche, tomaram a sua pequena refeição da manhã, com os Pais ainda por perto, e pouco a pouco foram para o recreio brincar o tempo todo que quiseram. Ainda era só o primeiro dia....


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Início do ano lectivo 2008/2009


Mais um ano lectivo se inicia no Jardim de Infância de Arroteia.
Estes primeiros dias são um pouco agitados. São crianças novas que iniciam o percurso escolar e nem sempre é fácil a sua adaptação. As crianças que já frequentavam o Jardim vêm cheias de saudades e com imensas novidades para contar. Nós também nem sempre "chegamos para as encomendas". As crianças novas necessitam de uma atenção redobrada para que estes dias se tornem mais leves! Mas tudo tem corrido muito bem com a vossa ajuda e compreensão.

A todas as famílias desejamos um bom ano e gostaríamos que comentassem os postagens que aqui colocamos. Não tenham vergonha de mostrar as vossas opiniões. Podem estar certos que irão ser um incentivo para o nosso trabalho.

Até breve