quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Abertura do Ano Lectivo




O primeiro dia em que qualquer criança entra no Jardim de Infância, é o momento em que pela primeira vez, entenderá que já "não é único no mundo". Perceberá que existem muitas outras pessoas para além dela, e que com elas é necessário partilhar, ceder e que também há regras para cumprir.


O papel da familia é de extrema importância nesta fase de transicção. Todos sabemos que o choro surgirá, numa ou noutra situação, mas sabemos também que é uma fase de poucos dias, que facilmente será ultrapassada, e que depois ficará feliz.


Crescer, significa experimentar coisas novas: começar a saber esperar pela sua vez para fazer ou dizer alguma coisa, respeitar regras, deixar de ser "eu" para começar a perceber o significado da palavra "nós".


Todos Juntos, Educadoras, Pais, Funcionárias, toda a Comunidade Educativa se empenhará em acompanhar estas crianças para que adquiram confiança em si mesmos, se sintam seguros, protegidos e sobretudo "queridos" por todos.


E vamos lá começar a trabalhar: Logo no dia 12, as novas crianças chegaram ao J.I., uns com os seus Pais, outras só com os Pais ou com as Mães, ou até só com as avós. Uns com um ar de meninos muito despachados, outros um bocadinho mais receosos, mas sem choro. Reunimo-nos, apresentamo-nos, todos conversamos um bocadinho e fizemos uma visita pela sala, para todos conhecerem os diferentes "cantos" da sala, as suas finalidades, utilizando os instrumentos de trabalho já disponiveis, até que chegou a hora do lanche. Chegada a hora do lanche, tomaram a sua pequena refeição da manhã, com os Pais ainda por perto, e pouco a pouco foram para o recreio brincar o tempo todo que quiseram. Ainda era só o primeiro dia....


1 comentário:

Unknown disse...

Olá a todos,

Somos "novatos" mas gostariamos de agradecer o v/ acolhimento e a v/ forma de trabalho neste 1ºs dias de escolinha.
Para os pais é muito importante saber os seus filhotes ficam bem entregues e para as crianças é fundamental que encarem esta etapa positivamente dado que é tão importante nas suas vidinhas. Assim, torna-se menos custoso ultrapassar "as dorzitas de barriga" tão famosas nesta fase. :)

Quanto ao blog acho importantissimo para os pais acompanharem de alguma forma o que eles fazem e se "babarem", claro!!!

Um bom ano lectivo a todos!!!

Prometemos ser leitores (e comentadores) assiduos deste vosso (e nosso) cantinho.