terça-feira, 29 de abril de 2008

História das cinco vogais




A Beatriz este fim de semana comprido foi à FNAC e comprou-nos um livro com a história das cinco vogais. As autoras deste livro já eram nossas conhecidas pois já conhecemos outras histórias escritas por estas duas senhoras. Ouvimos a história com muita atenção e estivemos depois a fazer jogos com as 5 vogais.

Vamos agora recontar a história:
Era uma vez três pauzinhos, 2 grandes e um pequenino que viviam separados e muito tristes. Um dia encontraram-se, juntaram e formaram a letra

Assim ficaram todos contentes, pois nunca mais estiveram sozinhos. Foram ver os animais passar. Passou o burro, o cão, o urso e um ratinho. O traço pequeno disse para os seus amigos: Estou farto de ver animais de 4 patas.
Responderam os traços grandes: Olha para o céu e verás animais de duas patas.
- Também estou farto de animais de 2 patas e até de cem patas com a centopeia. - respondeu o traço pequeno - Não haverá animais de 3 patas. Então apareceu o


" Tenho 3 perninhas
todas para a direita
sou uma letrinha
muito bem feita."
O A ficou todo contente porque já tinha o seu amigo E alguém com quem brincar. Nisto chegou um pauzinho muito fininho que mais parecia uma palhinha - Eu sou o I
De repente viram qualquer coisa a rolar:

- Será uma bola?


- Será uma roda?

-Será um ovo?

Oh,Oh,Oh

Mas que será?
Eu sou o O


Sentaram-se cada uma em sua cadeira, mas o O rolava de um lado para o outro e propôs fazer uma corrida.
O A não conseguia correr porque o tracinho do meio não deixava
O E bem queria correr mas como tinha as 3 perninhas para a direita não conseguia correr para a esquerda
O I como só tinha uma perna coxeava
Então o O foi buscar outro O e transformaram-se numa bicicleta. Assim o A E I colocaram-se umas em cima das outras no celim .

Quando ouviram um barunho U U U que parecia um lobo a uivar

A - gritou o A

E - chorou o E

I - guinchou o I

O - exclamou o O

U U U

Sou o U

Uma letra com tu




A E I O U

SOMOS CINCO VOGAIS

SOMOS CINCO LETRAS

QUE SE EMPREGAM MAIS

Então as cinco vogais foram fazer uma corrida
O A escondeu-se na Arvore
O E escondeu-se na Erva
O I nadou até à Ilha
O O escondeu-se nos Oculos do sr Manuel
O U num cacho de Uvas
Quando o João chegou da escola vinha a cantar a canção das cinco vogais e como era muito esperto num instante encontrou as cinco letras.
Depois colocou as 5 vogais dentro de um livro e elas ficaram muito caladinhas e quietinhas, mas sempre que o João abria o livro estas juntavam-se a outras letras e formavam as palavras que constituiam as histórias que o João gostava tanto de ler.

VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU-SE A HISTÓRIA


Após a história, da parte da tarde, estivemos a descobrir palavras conhecidas com o som das cinco vogais no início da palavra. Escrevemos no computador, umas nós outras e outras a Beatriz e iremos colocá-las no placarde da biblioteca.

O Gigante e os morangos



A história "O gigante e os morangos" foi-nos enviada pelo Jardim de Infância do Monte, em formato de televisão. Os nossos colegas fizeram o registo em papel vegetal que depois foi colocado num rolo dentro de uma caixa de televisão velha. Posteriormente e com um foco por traz vimos as imagens da história enquanto a Beatriz lia o livro. A seguir fizemos o registo e agora vamos enviar o nosso trabalho aos nossos amiguinhos do Monte.

Vem aí o mês de Maio. O 1º dia é o "dia do Trabalhador"






O dia do trabalhador é também um pretexto para introduzir na sala a importância do valor do trabalho, e o tema das profissões a partir das experiências laborais dos Pais das nossas crianças.

Em conjunto pensamos em muitas profissões , da sua importância e do papel que desempenham no bom funcionamento da vida em sociedade. Na sala da Arnaldina cada uma das crianças refletiu sobre a profissão que gostaria de exercer no futuro, representou-a graficamente, e exprimiu verbalmente qual a função de cada uma delas.


É importante que desde muito cedo, as crianças se habituem a valorizar o "trabalho", seja ele qual for, a respeitar as diferentes profissões e sobretudo a valorizar a noção de que o "trabalho" é essencial para a vida em comunidade, esperando assim incutir nas nossas crianças, alguns dos valores essenciais de cidadania.




domingo, 27 de abril de 2008

Observação da natureza "OS RELVINHAS"




Por natureza todas as crianças são curiosas. Gostam de manipular, explorar e investigar tudo o que as rodeia. É meu intuito aproveitar esse interese e tentar despertar e incentivar a sua curiosidade e criatividade. O fundamental não é o que se "ensina", mas a forma "como se ensina", incentivando a brincadeira, para partir à descoberta, recorrendo a situações estimulantes, que permitam dar largas à sua imaginação.


Partindo destes pressupostos, fizemos mais uma experiência, que muito nos divertiu, e com a qual vamos continuar a divertirmo-nos em casa. Foi muito fácil: Só precisamos de meias velhas, serrim, semente de relva, um regador, água e restos de esponjas.


Valeu ou não a pena todo este nosso trabalho?!!!

Como é bom ter visitas de amigos especiais












No dia 16 de Abril, tivemos a visita de uma amiga muito especial. É uma amiga de longa data, da nossa Educadora Arnaldina. Todas as visitas ao nosso Jardim são motivo de alegria para nós, mas esta foi mesmo uma visita muito simpática, porque a Goreti, apesar de ser uma amiga muito especial da Arnaldina, com quem trabalhou durante vários anos na mesma escola, gosta muito de escrever. Durante muito tempo, escreveu muitos contos que guardou sempre com muito cuidado, dentro de uma gaveta, mas um dia, a Goreti foi Mãe, e a partir desse daí, resolveu que iria escrever muitas coisas para o seu filho Martim. Os seus contos eram tão bonitos, que uma Editora resolveu convidá-la a editar um uma das suas histórias que com todo o carinho a Goreti, nos trouxe e nos veio contar à escola.



É mesmo bom termos amigos e guardá-los, no nosso coração, mesmo que não estejamos todos os dias com eles. Um obrigado muito grande.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A semana passada fizemos papel reciclado...


Um dos objectivos a que me propus este período foi motivar o meu grupo para a preservação do meio ambiente. Após uma conversa no acolhimento sobre o meio ambiente e o conteúdo da canção "Vamos ajudar a Natureza", que falava sobre a separação do lixo, a reciclagem, pude constatar que algumas das crianças estão sensibilizadas sobre os problemas ambientais e a forma como ajudar a preservar a natureza. Souberam dizer que não se deve sujar os rios, não deitar lixo para o chão, que se deve fazer a separação do lixo e depois colocá-lo no contentor correspondente, que o fumo dos carros e das fábricas poluem o ar, falaram também dos incêndios nas florestas que matam as árvores necessárias para purificar o ar que respiramos. pude observar que na sua maioria não sabiam o que se fazia ao papel velho, aos plásticos e embalagens usadas, as garrafas. Então surgiu assim uma palavra nova "RECICLAGEM". Não há nada melhor do que ver para explicar uma ideia. Assim aproveitando uns sacos com papel velho trazido por uma mãe da sala resolvemos fazer papel reciclado. Foi uma semana de muito trabalho em que as crianças andaram empenhadas e interessadas a ver o desenrolar desta actividade que durou vários dias. Hoje terminou com os trabalhos realizados no papel reciclado que fizeram. Esperamos que consigam perceber através dos slides todas as fases deste projecto. Penso que o grupo interiorizou e agora o importante é que todos em nossas casa façamos a separação dos lixos.

" VAMOS PRESERVAR A NATUREZA

APRENDER A RECICLAR

PREPARAR O AMANHÃ"

sábado, 19 de abril de 2008

Intercâmbio entre os Jardins de Infância de Valbom


Uma das actividades previstas no Plano Anual de Actividades do Agrupamento, para o sector do Pré-escolar, no que diz respeito ao Plano Nacional de Leitura é o intercâmbio entre os J.I. da freguesia. O ideal seria a visita às diferentes escolas e aí explorar as histórias de diferentes formas. Mas na impossibilidade de isto acontecer, devido à distancia entre os Jardins e a falta de transporte, decidimos em Conselho de Docentes trocar histórias de diferentes formas: livros realizados pelas crianças, histórias em powerpoint e outra formas de registo. Esta actividade iniciou-se no nosso Jardim, no 2º período, com a "Verdadeira história dos três porquinhos" que correu todos os Jardins de Infância, seguiu-se a história "Os ovos misteriosos" do Jardim de Infância de Pinheiro d'Além. Este último enviou a semana passada a história "Vasco e a corrida de Cenouras".

Contei a história na sala, viram o livro realizado pelas crianças de Pinheiro. Decidimos retribuir o trabalho dos nossos amiguinhos com um registo num painel. Cada criança desenhou aquilo que mais lhe agradou, posteriormente fizemos uma montagem com os diferentes registos. Colamos numa folha muito grande onde também escrevemos as impressões sobre o livro. Por fim assinamos e colocamos uma fotografia do nosso grupo. Este trabalho foi entregue ao J.I. de Pinheiro d'Além.

sábado, 12 de abril de 2008

O lago azul




Depois de ouvirmos mais uma história da borboleta e da forma como devemos proteger o ambiente, decidimos fazer o registo da mesma, construir um livro que publicamos aqui para que todos através do nosso trabalho se vão consciencializando das atitudes mais correctas a ter para com a preservação danatureza. Esta é também uma adaptação duma história retirada do site www.geocities.com/EnchantedForest/4900/h5.htm

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Registo da História "O Ratinho Malaquias"



Esta história foi escrita pela escritora Zita Resende e as ilustrações são da autoria do seu marido o pintor Júlio Resende, que vivem em Valbom. A técnica usada na ilustração é a aguarela e foi essa a utilizada para o registo da história. Pus à disposição das crianças lápis aguarelas, muito fáceis de utilizar. Após a pintura com os lápis, passam com um pincel molhado por cima. O resultado é uma aguarela. Para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade é fundamental pôr à disposição vários materiais que os ajudem a desenvolver o gosto pelas expressões artísticas.

As crianças aderem com muito agrado a todas as actividades de expressão plástica. Gostam de experimentar, de ver o resultado e sabem apreciar.

Ouvir histórias é umactividades apreciada por este grupo. Para além dos livros que têm disponíveis na biblioteca, outros que trago para a sala, há crianças que trazem de casa e querem que eu conte, o que nem sempre é possível, pois por vezes há outras actividades para fazer, mas podem continuar a trazê-los, pois se não for no próprio dia é noutro.

Este ratinho era muito simpático e amigo do seu dono. Queria agradecer-lhe um favor que este lhe tinha feito: salvá-lo das garras do gato Bonifácio, que concerteza pertencia à família do gato das Botas, pois tinha um par de botas amarelas. Não conto mais... Espero que os vossos filhos vos contem em casa.

Técnica do Lápis de cera


A Beatriz ensinou-nos uma técnica nova de pintura. Desenhamos umas flores, porque estamos na Primavera. Raspamos com a tesoura, para cima das flores, lápis de cera de muitas cores. A seguir passamos a ferro ( em cima da flor pusemos papel de seda) e tivemos muito cuidado para não nos queimar. O lápis de cera com o calor derreteu e as cores misturaram-se. Recortamos as flores, colamos num painel e pintamos os seus pés.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Uma nova experiência- uma nova técnica de pintura




Desta vez resolvemos fazer mais uma das nossas experências, e vejam como resultou:


- Recortamos tiras de papel de seda de diferentes cores,


-Colocamos junto de cada um das tiras, um taça transparente,


-Fizemos bolas de papel que mergulharam na água,


e... observamos que a tinta do papel ficou na água. A tinta que dava cor ao papel dissolveu-se na água.


Contentes com este resultado, resolvemos fazer ainda outra experiência. Será que conseguiriamos utilizar este líquido de diferentes cores? Se bem o pensamos, melhor o fizemos:


De imediato pegamos em folhas e fizemos carimbagem com o papel que estava dentro das taças. Os trabalhos ficaram bonitos, mas diferentes da pintura habitual. As cores são bem mais suaves, porque estão muito diluidas na água.


domingo, 6 de abril de 2008

Uma maneira diferente de festejar o aniversário




Foi uma surpresa o dia de aniversário da Rita, dia 4 de Abril. Logo de manhã o Pai e a irmã foram levá-la à escola.


Mas mal a Rita sabia o que iria acontecer de seguida. Sem que esta pudesse imaginar, quando chegamos à sala, propus que se fizesse um jogo, e como era o dia do seu aniversário seria a primeira a participar. Qual não foi o seu espanto ao abrir os olhos e descobrir a irmã, e logo de seguida o Pai. Mas a surpresa não iria ficar por ali. Neste dia, o Pai da Rita resolveu tirar um bocadinho de tempo ao seu dia de trabalho, e ir até à nossa sala contar a todos a história que a Rita escolhesse na bilblioteca. E assim foi, todos muito atentos ouviram a historia e ficaram muito contentes, porque foi uma forma diferente de vivermos mais um aniversário de uma menina da nossa sala. Obrigado ao Pai da Rita pela surpresa, e à mãe também pelo bonito e bom bolo de chocolate com que todos nos deliciamos à hora do lanche.


Quem sabe num próximo aniversário, não teremos mais surpresas?!...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

História: Cachos Dourados e os três ursos



Existem muitas maneiras de contar histórias. Esta não foi contada por mim; ouviram através de um CD com várias histórias . Esta forma exige por parte das crianças de uma atenção redobrada. Foi uma experiência que fiz e resultou.
Depois de ouvir a história foram feitas várias questões sobre o seu conteúdo e só no fim mostrei o livro que por acaso era um pouco diferente da história escutada.
O grupo conseguiu apreender o conteúdo e conseguiu realizar a actividade com sucesso. No fim pediram para fazer o livro para a biblioteca. Assim foram para o desenho realizaram os desenhos e com a minha ajuda fez-se uma montagem com os diferentes desenhos e o resultado é o livro que podem ver nos slides.

Dia do Livro Infantil - A Escritora Madalena Vieira veio visitar-nos


Ontem, dia 2 de Abril foi o dia do Livro Infantil. A nossa escola com a colaboração da Associação de Pais convidou a escritora para a infância Madalena Vieira, que nos veio visitar e contar uma das suas histórias do livro"A Ilha das Bolsinhas".

Foi um momento importante desta semana dedicada à leitura. Para além de contar a história com o apoio de fantoches, deu-nos a conhecer um pouco da sua vida pessoal. É professora de Ciências e mãe de 4 filhos. Contou-nos que escreve as histórias e conta-as aos filhos; se estes gostarem publica-as, senão guarda-as na gaveta.

As crianças estiveram muito interessadas, atentas e colaboraram com a escritora sempre que lhes foi solicitado. Cada sala ficou com um livro,que foi para as respectivas biblioteca. À tarde as crianças quiseram fazer o desenho da parte da história que mais gostaram.

Para além desta iniciativa da Associação de Pais é de salientar também a troca de livros entre as crianças que está a decorrer durante esta semana. Pensamos que estes comportamentos ajudam as crianças e suas famílias a adquirir o gosto por ler.

Chegou a primavera... e também muitas histórias






Chegou a Primavera há já alguns dias. Só hoje porém, vamos publicar algum do trabalhos que temos vindo a fazer na nossa sala.


Apercebemo-nos do seu regresso quando muito atentos olhamos à nossa volta: As árvores já voltaram a começar a estar vestidas de novo, porque as folhas já estão a nascer. Como dizia um menino da nossa sala, o Luis, "alguma folhas ainda são bébés, porque são pequeninas"; algumas flores surgem também nas árvores, já se ouve o canto dos passarinhos. Esta é uma estação muito bonita, cheia de cor, e que nos sensibiliza sobretudo para a preservação da natureza. Entre outras histórias que procurou a Arnaldina contou-nos a que se transcreve de seguida. Todos a achamos muito engraçada e por isso, e ficamos bem a pensar nas preocupações da nossa amiga borboletinha e dos seus outros amiguinhos


O GRANDE SUSTO DA BORBOLETINHA


Dona Margarida estava a bordar na varanda como de costume, quando de repente viu a borboletinha que voava rapidamente em sua direção. Estava a chorar e a flor ficou assustada: - O que foi Borboletinha ? perguntou a flor.- Uma coisa horrível está para acontecer - respondeu chorando .- Primeiro calma, respire , agora conte-me tudo. - Nem sei por onde começar, minha amiga.- Comece por onde estava - insistiu dona Margarida . - Estava descansar na árvore onde moro e de repente ouvi um barulhão. Olhei e vi na mata um grande animal com uma serra na mão vindo em direção à árvore. Entrei em pânico por que sei o que esse animal costuma fazer. - Que animal ? O que ele pretendia fazer ? - Ora, ora, dona Margarida, o animal é um homem e ele pretende cortar a minha árvore. - Cortar a árvore, tem certeza ? - Claro que tenho, fiquei tão desesperada naquele momento, que só consegui fazer uma coisa, comecei a voar sobre a cabeça dele. - E o homem parou ? - Claro que não - disse começando a chorar de novo - ele esta lá agora e se demorarmos ele vai mesmo cortar minha árvore querida. - Por favor, dona Margarida ajude-me, pense em alguma coisa para que ele não consiga cortá-la.- Deixe-me pensar então - e começou a olhar para cima e para baixo.- Ele já cortou ou ainda não ? - Não, estava a montar a serra. Mas se demorarmos ele matará a árvore. - Tive uma idéia, mas preciso da ajuda de todos aqui no lago.- diga logo, que de imediato eu faço - respondeu ela aflita. - É o seguinte, chame o elefantinho Elmo explique o que está a acontecer e peça para ele ir assustar o homem. Enquanto isso vou tomar outras providências. Dona Margarida viu a amiga sair, voando rapidamente . De repente ficou triste e pensou:- Como ainda existem seres maldosos neste mundo, seres tão inteligentes mas ao mesmo tempo capazes de cortar árvores ? Precisamos tomar providências para acabar com isso de uma vez por toda e começou a chamar seu vizinho, o peixe:- Peixe Pedro, por favor , preciso de sua ajuda - gritou ela. - Olá, dona Margarida, pode falar, o que deseja ? respondeu ele.- Por favor chame a onça Olga para mim, com urgência. Peça para ela vir aqui imediatamente.- Concerteza. A propósito, eu ouvi a sua conversa com a dona Borboletinha e vou ajudar no que for necessário. - Obrigado peixe, precisamos agora espantar aquele homem de qualquer maneira. - Está bem - e num salto ele já estava quase do outro lado do e foi procurar a onça. Apareceu então a dona Borboletinha com o elefantinho Elmo.- Já sei de tudo e vou lá agora mesmo espantar esse homem animal - disse o elefantinho. - Vamos então, é por aqui - disse a borboleta guiando o animal - não podemos perder tempo. Chegaram perto da árvore e notaram que ela ainda estava lá em pé, viva. O homem estava agachado ao seu lado se preparando para o corte. A borboleta suspirou de alívio, ao ver a árvore ali inteira, mas sabia que ainda tinha muito o que fazer. O elefante com todo o seu tamanho começou a maior gritaria para ver se espantava o homem. Mas depois de alguns minutos viu que ele não tinha ido embora e nem demostrava medo. O jeito era enfrentar o animal homem. Ele olhou para a borboleta e fez um sinal pedindo ajuda e ela respondeu: - Atacar - gritou quase em cima da cabeça do homem. O elefante correu na direção do homem e com sua tromba fazia sinais para que ele fosse embora. Elmo viu o homem pegar um pedaço de pau que estava ali no chão e de repente ele tinha acertado na sua cabeça. Ficou meio tonto e quase desmaiou . Nesse momento apareceu dona Olga, onça mais brava do que nunca, e ameaçou atacar o Homem. A bicharada de longe assistia aquele triste episódio. Todas as atenções voltadas para aquela árvore que secretamente chorava e pedia para não ser cortada pelo homem.Finalmente todos puderam ver o Animal Homem correndo pela mata com sua serra na mão. Houve uma salva de palmas para a Dona Onça e para o elefantinho Elmo também, que ainda estava meio zonzo. A Dona Borboletinha abriu um largo sorriso de felicidade . A árvore que morava estava salva. - Obrigado, meus amigos - disse ela - obrigado a todos que me ajudaram.Espero que nunca mais ele volte aqui.- Ele não vai voltar - comentou a flor - porque apanhou o maior susto.- Dona Borboleta eu é que agradeço - disse a árvore - agora que tudo acabou posso dizer que estou muito feliz por ainda estar viva . Obrigado à todos pela ajuda e prometo que na primavera vou florir como nunca viram . Muitos frutos brotarão nos meus galhos para vos homenagear meus amigos, que me protegeram. Então todos aplaudiram a árvore. Depois deram as mãos ao seu redor e começaram a cantar:- A árvore está salva e muitos frutos comeremos, a árvore está salva e dela muito dependemos, a árvore está salva e por último agradecemos ... Enquanto todos cantavam a Borboletinha com seus óculos mágicos teve uma visão do futuro.Já era primavera e podia ver a árvore carregada de deliciosos frutos . Em seus longos galhospodia ver ninhos, muitos ninhos, todos ocupados pelos passarinhos bebés que dormiam. Os seus pais estavam satisfeitos com a grande quantidade de comida que a árvore produzia, assim podiam alimentar seus filhotes com tranqüilidade.A casa da borboleta estava contente por que podia receber muitos hospedes nos seus galhos. Podia alimentar muitas boquinhas, podia fazer sombras e proteger da chuva muitos bichinhos.Tudo isso por que estava viva.
F I M


Adaptação de:
(
www.geocities.com/EnchantedFOrest/4900/h5.htm

Modelar com pasta de farinha...é giro


Esta proposta de trabalho consiste em apresentar às crianças uma nova forma de modelagem, criada por elas próprias.

Terão de ter à mão um recipiente para colocar farinha, adicionar água, sal, corantes alimentares, para dar cor à massa. Depois de tudo muito bem misturado e a partir da altura, em que a farinha já não se cola às mãos, podemos partir para novas brincadeiras com esta pasta.

Foi uma actividade muito divertida e atractiva, que permitiu contactar com outros materiais, manipulando-os e desenvolvendo assim a motricidade fina.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Chegou a Primavera




"Beatriz, a Primavera chegou..." - disseram-me os meninos na passada segunda-feira, acabados de chegar da interrupção lectiva da Páscoa. Foi assim que iniciamos o nosso acolhimento da manhã. As crianças na sua maioria sabiam as características do Inverno, a estação do ano que tinha terminado há uns dias.

Depois de muito conversarmos ouviram uma canção sobre a Primavera que rapidamente aprenderam. Ela fala das características da nova estação: as flores, os pássaros, os gafanhotos, as borboletas. Posteriormente as crianças falaram sobre outras características da Primavera: fica mais quentinho, as árvores ficam floridas, as abelhas vão buscar o pólen às flores para fazer o mel, podemos dar muitos passeios porque está bom tempo e não chove.

Quiseram fazer uma pintura colectivo sobre a Primavera, em papel cenário para pôr no placarde da sala






Os anos da Sara

Hoje faço 4 anos



Todos os meus amigos cantaram os parabéns.




Consegui apagar a minha vela


No quadro dos aniversários passei da coluna dos 3anos para a dos 4. Já estou uma senhora


Apesar da Sara ter feito os seus 4 anos na interrupção lectiva da Páscoa, não deixamos de festejar os seus anos na passada segunda-feira. Parabéns à Sara e à sua família.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Uma páscoa colorida e saborosa


Coelhinho da Páscoa que trazes para mim? Se calhar foi esta pergunta que nos levou durante este periodo de preparação e vivência para a Páscoa a visualizar alguns pequenos videos sobre estes simpáticos bichinhos. Vimo-los divertidos a fazerem viagens em pequenos comboios, a pintarem ovos numa fábrica...e assim decidimos fazer como eles, divertirmo-nos, construindo a nossa cesta dos ovos, colorindo e decorando os ovos, que traziamos de casa, e ... bem confeccionando um pão de ló que estava uma delicia... para além das amêndoas docinhas que apareceram de surpresa na nossa cestinha...será que foi algum coelhinho que passou lá pelo Jardim?!...

Votos de Feliz Páscoa



Gostamos tanto do tema da Páscoa que mesmo nos tempos livres, gostamos de ir para o quadro e exprimir toda a nossa ternura para com os simpáticos coelhinhos da Páscoa que nos divertem com as suas partidas. Ou pintam ovos para oferecer, ou os escondem, ou nos ensinam canções...


São mesmo divertidos e nós também nos divertimos com as suas brincadeiras

Comemoração do Dia do Pai





Todos nós gostamos de festejar o Dia do Pai, mas de uma forma muito especial e intensa, este dia é vivido pelas crianças. Estas divertem-se, partindo à aventura da construção de um pequeno presente para o Pai, dedicando-lhe muito do seu tempo, entusiasmo e carinho. É gratificante verificar a sua cumplicidade no segredo da recepção aos Pais na escola, o que para eles é motivo de grande alegria e alvoroço. Foi a construção do painel, a elaboração do presente, da mensagem no coração de cada um; por tudo isto e conhecendo bem estes meninos e estas meninas devemos dizer: Parabéns a estes Pais