terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Princesa e o chapéu-de chuva


Iniciamos este período a leitura diária de uma história, ou seja, escolhemos uma história e todos os dias lemos um bocadinho da mesma. A primeira escolhida, de um livro de histórias de principes e princesas, foi "A princesa e o chapéu de chuva". Na hora do conto, recapitulamos a parte já lida e continua a contar mais um bocadinho. É uma maneira de perceber a que ritmo é assimilada a história. Na sua maioria, as crianças sabiam perfeitamente onde tinhamos ficado no dia anterior. Quizeram fazer o registo e no placarde dos trabalhos montamos um castelo com as diferentes personagens.

Ao recontar a história é criado um clima de comunicação em que as crianças irão dominando a linguagem, aumentando o vocabulário, construindo frases mais correctas e complexas. Vai permitir também que as crianças utilizem correctamente frases de vários tipos: exclamativas, interrogativas, negativas, bem como a concordância do género, número, tempo, pessoa e lugar.

" As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas(...) são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de exploração, noutros domínios da expressão, suscitam o desejo de aprender a ler. "( in Orientações Curriculares para o Ensino Pré-escolar).

Sem comentários: