quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quantas sílabas tem o meu nome?



A consciência fonológica é a capacidade para reflectir sobre os segmentos sonoros das palavras orais, ou seja, é a capacidade para analisar os segmentos sonoros de tamanhos diferenciados como as sílabas e os fonemas que integram as palavras. Para avaliar esta consciência utilizam-se vários tipos de tarefas: tarefas de contagem em que se pede às crianças que contem as sílabas ou os fonemas de uma palavra” diz-me quantos”bocados” tem o teu nome?”, ou então”Vou-te dizer uma palavra aos bocados ca/va/lo, diz-me qual é essa palavra?”
Este treino relativo à consciência fonológica, durante a Educação pré-escolar, facilita o processo formal da aprendizagem da leitura. Assim o Jardim-de-infância deverá criar um ambiente rico em oportunidades da aquisição desta consciência. Diariamente na nossa sala fazemos jogos: rimas, contagem das sílabas das palavras com palmas, descobrir palavras que iniciam ou terminam com o mesmo som, etc.
Esta actividade aqui apresentada vem demonstrar um desses momentos. As crianças tinham que dizer as sílabas do seu nome ao mesmo tempo que batiam as palmas. Posteriormente diziam o número de silabas do nome. Seguidamnete, escreviam o nome numa folha e foi-lhes apresentado o nome escrito em segmentos que correspondiam às respectivas silabas. Recortaram esses segmentos e colaram nas folhas registando o número de silabas do nome.

Sem comentários: