segunda-feira, 30 de março de 2009

Feira do Livro

Como é do vosso conhecimento esta semana temos a feira do livro no nosso Jardim, com o apoio da Porto Editora. Esperamos a vossa visita.

FEIRA DO LIVRO

DIA 2 DE ABRIL (15h ás 18h30)

domingo, 29 de março de 2009

Frederico



Esta história foi contada pela Educadora Luisa já há algum tempo. As imagens eram muito bonitas feitas com a técnica de rasgagem. Foi proposto ao grupo fazerem o registo com a mesma técnica, que os entusiasmou. Demorou vários dias, pois houve outros trabalhos a realizar pelo meio, mas frequentemente algumas das crianças lembravam que faltava acabar o registo. Finalmente terminamos na sexta-feira. Foi um exercício rico para o desenvovimento da motriciade fina, pois era necessário rasgar o papel para fazer as diferentes imagens da história.

Prometi-lhes que iria pôr a história no blog este fim de semana, mas só agora consegui, pois fazer o PowerPoint demorou algum tempo, mas penso que resultou. Amanhã na sala vão ter esta surpresa.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Chegou a Primavera...


Na segunda-feira tivemos a visita dos jardineiros da Câmara que nos vieram plantar duas árvores de fruto, uma macieira "bravo de esmolfe" e uma pereira. Esta iniciativa marcou o inicio da Primavera. As crianças participaram nesta actividade com grande entusiasmo; observaram as árvores antes de serem plantadas, percebendo a constituição das diferentes partes da planta e suas funções. Na sala estivemos a conversar sobre a importância da Arvore para a preservação dos ecosistemas. Registaram-se as opiniões do grupo e este trabalho foi colocado na biblioteca.
A preservação da Natureza é um dos objectivos do Projecto Curricular de Turma na área do Conhecimento do Mundo. Pretende-se despertar o interesse e a preocupação das camadas mais jovens para o tema para os cuidados a ter com a natureza.



quinta-feira, 19 de março de 2009

Hoje festejamos o Dia do Pai no nosso Jardim



Finalmente chegou o grande dia tão esperado por este grupo de crianças. Foi no início do mês que iniciamos a preparar o dia do Pai. Inicialmente falamos sobre as família, os papeis dos diferentes membros que a compõem: pai, mãe e filhos. Cada criança pôde desenhar a sua família, como hoje puderam ver. Seguidamente falamos no Pai e cada criança desenhou o seu Pai e disse as suas características que estão registadas nesse trabalho. Pintaram uma gravata para colocar no placarde da entrada para sinalizar o dia que estava a chegar. Ouviram várias histórias sobre a família, aprenderam uma canção e uma poesia. Fizeram os convites e a prenda para oferecer ao Pai e enfeitaram os embrulhos.
Foram vários dias de grande animação, agitação e de muito trabalho, mas todos andavamos felizes. Hoje, de manhã, fizemos o ensaio geral, como eles disseram, preparamos a sala para receber os pais e correu tudo muito bem. Os pais estavam contentes por estarem com os filhos e estes por terem os pais no seu local de "trabalho". Vale a pena ver aquelas caritas e os braços a abanar de contentamento. Estes momentos ficarão guardados no coração dos vossos e filhos e de certeza que nos vossos.
Eu, como Educadora, só tenho que agradecer a vossa disponibilidade e todo o apoio que me têm demonstrado ao longo do tempo.
Aqui poderão ver alguns dos momentos vividos durante estes dias.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Educação para a Saúde - Sensibilização à higiene dentária

Hoje esteve no nosso Jardim a Enfermeira Célia do Centro de Saúde de Gondomar para nos falar sobre a importância da higiene dentária no nosso crescimento. Foi uma actividade muito participada por tuas as crianças do Jardim de Infância. As imagens que se vêem no filme foi o PowerPoint apresentado pela SrªEnfermeira a quem desde já agradeço a disponibilidade demonstrada por não se importar que eu fotografasse o seu trabalho.





Da parte da tarde, na nossa sala, estivemos a registar esta actividade de uma forma a que o grupo já se habituou. "Os meninos dizem e a Beatriz escreve" Foi uma conversa de tal maneira animada que houve a necessidade de intorduzir uma nova regra na sala: dei a cada criança o cartão com o nome; para falarem tinham que se inscrever, ou seja, colocar o cartão no meio da roda. Só voltariam a falar quando todos tivessem dado a sua opinião. Como resultou vamos passar a utilizar este método nas conversas ao longo do dia

Assim, irei agora transcrever o registo do grupo:

"Hoje de manhã veio à nossa sala a Enfermeira Célia, falar-nos sobre os nossos dentes. Primeiro mostrou-nos uma boca aberta e disse-nos que temos dois maxilares, o sítio onde estão os dentes; o superior e o inferior, a língua e o céu da boca.

Depois disse-nos que os dentes servem para comer, sorrir e falar.

Os dentes nascem aos 5 ou 6 meses e aos 3 anos ficamos com a dentição completa que são 20 dentes, são os dentes de leite. Por volta dos 5 anos, estes dentes começam a cair e nascem os dentes definitivos. Estes, são 32 dentes.

Temos 4 tipos de dentes: os incisivos, que servem para cortar, os caninos utilizamos para rasgar, os pré-molares servem para triturar e os molares para moer.

Se não tivermos cuidado com os dentes as bactérias atacam e ficamos com muitas dores nos dentes.

Que cuidados devemos ter com os nossos dentes?

- Lavar os dentes três vezes por dia. Para os lavar utilizamos uma escova, a pasta e um copo. Primeiro lavamos os dentes pela frente com movimentos circulares e para a frente e para tràs; a seguir lavar os dentes atràs, e por fim, em cima. Não esquecer lavar a língua e bochechar.

- Ir ao dentista pelo menos uma vez por ano,

- Ter uma alimentação saudável: comer frutas, legumes inteiros, sopa, beber leite. Evitar comer doces, lambarices, sumos e coca-cola

- Quando a a escova estiver com os pelos para baixo vai para o lixo e compramos outra."

domingo, 15 de março de 2009

Visita à Biblioteca Almeida Garrett



Na passada quinta-feira fomos visitar a Biblioteca Almeida Garrett, no recinto do Palácio de Cristal, no Porto. Fomos numa camioneta, de dois andares todos contentes, pois iamos visitar uma biblioteca diferente da biblioteca de Gondomar e iamos assistir a "hora do conto". Tinhamos intenção de dar um passeio pelas jardins do Palácio, mas não tivemos tempo. Assim, mal lá chegamos, lanchamos e seguidamente, em silêncio, entramos na Biblioteca. Uma senhora veio receber-nos e levou-nos à biblioteca destinada aos meninos da nossa idade. Como ainda faltava uns minutinhos para ouvir a história, estivemos a ler. Fomos muito crescidos; enquanto liamos, não fizemos barulho, para não incomodar os outros leitores. Seguidamente entramos numa sala destinada à "hora do conto" e aqui ouvimos duas histórias: uma muito engraçada em que nós tinhamos de intervir, chamava-se"OH"; a outra "A ovelhinha que veio para o Jantar". Esta história foi contada pela animadora e projectada em PowerPoint, que falava sobre a amizade. Nós portamo-nos muito bem, estivemos muito interessados e com muita atenção. Como não houve tempo de fazer o registo na Biblioteca, fizemo-lo de tarde na nossa sala.
O gosto e o prazer de ler começa nestas idades. O contacto e o interesse por espaços como o que visitamos, pode também começar nestas idades, se as crianças tiverem oportunidade de as utilizar e de perceberem a sua importância como um espaço de divertimento e de aprendizagem.

sábado, 7 de março de 2009

PowerPoint "A melhor Camisola do Mundo"

A minha ciuriosidade levou-me a pesquisar e a descobrir a maneira de colocar os PowerPoint no blog. Assim poderão passar a ver mais trabalhos dos vossos filhos.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Semana da leitura



Esta semana foi dedicada à leitura. Foi uma actividade proposta pelo Plano Nacional de Leitura à qual o nosso Agrupamento aderiu, incluindo-a no seu PLano Anual do Actividades. O objectivo é valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.



Assim o nosso Jardm de Infância viveu com muito entusiasmo esta semana.

Logo na segunda-feira, no acolhimento da manhã, contei o que se ia passar de importante durante a semana. A primeira actividade escolhida pelo grupo foi irmos à sala da Arnaldina mostrar o PowerPoint do registo da História "A melhor camisola do Mundo".

Nesse dia contei-lhes uma história "São todos os meus preferidos", em que o tema é o amor dos pais pelos filhos. Na terça-feira visualizaram a história em PowerPoint " A formiga horripilante". Na quarta-feira aprenderam uma poesia sobre o Pai. Na quinta-feira, da parte da manhã, fizemos um texto sobre o que é ser escritor e sobre a importância da leitura; da parte da tarde os meninos da Prof. Arnaldina vieram à nossa sala visualizar o PowerPoint "A melhor camisola do Mundo". Foram as crianças da sala que contaram a história aos seus colegas. A sexta-feira, foi dedicada a Fernando Pessoa. Inicialmente falei-lhes sobre este escritor, mostrando algumas fotografias de diferentes momentos da sua vida. Recitei-lhes a poesia "Havia um menino"; posteriormente, de uma forma lúdica, a primeira parte da poesia, foi decorada. Com o apoio de um retrato a carvão fizeram uma reprodução do seu rosto. Da parte tarde continuamos os registos e fomos à sala da Professora Arnaldina ver e ouvir a "Verdadeira história do Capuchinho Vermelho".No picturetrail podem ver os registos de algumas destas actividades. É impossivel colocá-los todos, embora todas as criançasos tenham realizado. Estes, irão agora ser compilados num livro para ficarem na Biblioteca do Agrupamento, como contributo deste grupo nesta actividade do PAA.

Foi uma semana muito rica em aprendizagens e o grupo mostrou-se bastante interessado e motivado. Acalento uma certa esperança que deste grupo sairão bons leitores, necessitando apenas de continua motivação por parte da escola e da família.
Poesia de Fernando Pessoa

HAVIA UM MENINO

Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo.


As imagens utilizadas nest post foram retiradas dos seguintes endereços: http://www.omundofazdeconta.pt/; pre-vestibular.arteblog.com.br; viagemnoslivros.blogspot.com

quarta-feira, 4 de março de 2009

As formas geométricas






No Projecto Curricular de Turma, um dos comportamentos esperados por parte do meu grupo ao nivel da matemática é a aquisição dos conceitos ligados às formas geométricas básicas: quadrado, rectângulo, circulo e triângulo. Assim, nas minhas pesquisas na Internet, num site brasileiro(http://criandoecopiandosempre.blogspot.com), encontrei uma história sobre o tema, bastante interessante e aproprida ao grupo. Para além desta, motivei-os também com 4 quadras muito simples e faceis de fixar. Posteriormente fizeram um trabalho na expreesão plástica com as formas. O grupo esteve bastante motivado e, na sua maioria, conseguiram adquirir estes conceitos. Basta agora ir relembrando. As quadras e a história estão ao alcance do grupo num lugar próprio na área da biblioteca

segunda-feira, 2 de março de 2009

Um dia feliz





Finalmente o nosso amigo Flávio veio para a Escola. Esperávamos por ele desde o inicio do ano, mas a sua vinda ainda não se tinha concretizado. Mas finalmente chegou o grande dia. Alguém sempre muita atenta lembrou-se que seria bom deixar dia este marcado. Mas como? Se calhar, dizia a Fabiana, com um livro de Boas-Vindas. Nós fazemos desenhos, tu escreves as mensagens e a canção dos amigos num dos nossos trabalhos. Achei esta ideia linda. Se calhar muitos adultos não teriam este espírito tão solidário e um coração grande como este. Claro que de imediato deitamos mãos à obra e concretizamos um bom trabalho, que penso alegrou o Flávio neste seu primeiro dia de escola. Como diziam os meus "Pequeninos" sê bem-vindo e vais ver que nos vamos divertir muito todos juntos.


Este foi assim um dia diferente. Tivemos mais uma amigo na sala que esteve acompanhado, tal como todas as crianças no seu primeiro dia de escola pela familia.