domingo, 15 de março de 2009

Visita à Biblioteca Almeida Garrett



Na passada quinta-feira fomos visitar a Biblioteca Almeida Garrett, no recinto do Palácio de Cristal, no Porto. Fomos numa camioneta, de dois andares todos contentes, pois iamos visitar uma biblioteca diferente da biblioteca de Gondomar e iamos assistir a "hora do conto". Tinhamos intenção de dar um passeio pelas jardins do Palácio, mas não tivemos tempo. Assim, mal lá chegamos, lanchamos e seguidamente, em silêncio, entramos na Biblioteca. Uma senhora veio receber-nos e levou-nos à biblioteca destinada aos meninos da nossa idade. Como ainda faltava uns minutinhos para ouvir a história, estivemos a ler. Fomos muito crescidos; enquanto liamos, não fizemos barulho, para não incomodar os outros leitores. Seguidamente entramos numa sala destinada à "hora do conto" e aqui ouvimos duas histórias: uma muito engraçada em que nós tinhamos de intervir, chamava-se"OH"; a outra "A ovelhinha que veio para o Jantar". Esta história foi contada pela animadora e projectada em PowerPoint, que falava sobre a amizade. Nós portamo-nos muito bem, estivemos muito interessados e com muita atenção. Como não houve tempo de fazer o registo na Biblioteca, fizemo-lo de tarde na nossa sala.
O gosto e o prazer de ler começa nestas idades. O contacto e o interesse por espaços como o que visitamos, pode também começar nestas idades, se as crianças tiverem oportunidade de as utilizar e de perceberem a sua importância como um espaço de divertimento e de aprendizagem.

1 comentário:

Unknown disse...

Confirmo que realmente o gosto pela leitura começa a manifestar-se.

No outro dia estranhei o silencio que se fazia em casa (coisa estranha, cá por estas bandas!!!) e ao verificar o que se passava, apanhei os garotos cada um no seu quarto de livro na mão e ao ver-me entrar disse "Estou a ler, Mãe"... fiquei sem palavras e sorri, lá estiveram uns largos minutos.
Depois o pequenito veio ter comigo ainda com o livro na mão e disse "Vitória, vitória... acabou-se a história" e foi novamente ao quarto arrumar o livro.

Não me contive e soltei uma gargalhada!!! :):)