quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quantas sílabas tem o meu nome?



A consciência fonológica é a capacidade para reflectir sobre os segmentos sonoros das palavras orais, ou seja, é a capacidade para analisar os segmentos sonoros de tamanhos diferenciados como as sílabas e os fonemas que integram as palavras. Para avaliar esta consciência utilizam-se vários tipos de tarefas: tarefas de contagem em que se pede às crianças que contem as sílabas ou os fonemas de uma palavra” diz-me quantos”bocados” tem o teu nome?”, ou então”Vou-te dizer uma palavra aos bocados ca/va/lo, diz-me qual é essa palavra?”
Este treino relativo à consciência fonológica, durante a Educação pré-escolar, facilita o processo formal da aprendizagem da leitura. Assim o Jardim-de-infância deverá criar um ambiente rico em oportunidades da aquisição desta consciência. Diariamente na nossa sala fazemos jogos: rimas, contagem das sílabas das palavras com palmas, descobrir palavras que iniciam ou terminam com o mesmo som, etc.
Esta actividade aqui apresentada vem demonstrar um desses momentos. As crianças tinham que dizer as sílabas do seu nome ao mesmo tempo que batiam as palmas. Posteriormente diziam o número de silabas do nome. Seguidamnete, escreviam o nome numa folha e foi-lhes apresentado o nome escrito em segmentos que correspondiam às respectivas silabas. Recortaram esses segmentos e colaram nas folhas registando o número de silabas do nome.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Princesa e o chapéu-de chuva


Iniciamos este período a leitura diária de uma história, ou seja, escolhemos uma história e todos os dias lemos um bocadinho da mesma. A primeira escolhida, de um livro de histórias de principes e princesas, foi "A princesa e o chapéu de chuva". Na hora do conto, recapitulamos a parte já lida e continua a contar mais um bocadinho. É uma maneira de perceber a que ritmo é assimilada a história. Na sua maioria, as crianças sabiam perfeitamente onde tinhamos ficado no dia anterior. Quizeram fazer o registo e no placarde dos trabalhos montamos um castelo com as diferentes personagens.

Ao recontar a história é criado um clima de comunicação em que as crianças irão dominando a linguagem, aumentando o vocabulário, construindo frases mais correctas e complexas. Vai permitir também que as crianças utilizem correctamente frases de vários tipos: exclamativas, interrogativas, negativas, bem como a concordância do género, número, tempo, pessoa e lugar.

" As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas(...) são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de exploração, noutros domínios da expressão, suscitam o desejo de aprender a ler. "( in Orientações Curriculares para o Ensino Pré-escolar).

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Cão de Lunetas


A leitura é uma aventura que começamos desde muito pequenos e não acabamos nunca. Os beneficios deste acto são muitos, mais do que podemos imaginar. Frequentemente ouvimos dizer que se as nossas crianças nos virem ler ou se lhes permitimos momentos de leitura, serão decerto potenciais leitores. Ler, ou ouvir ler deverá ser um tempo de prazer. Criar um clima acolhedor e afectivo, envolvermo-nos no enredo de uma história, só nos poderá trazer momentos agradavéis. Foi o que aconteceu, durante a vivência da história "O Cão de Lunetas". Após ouvirmos a Arnaldina contar esta história, partimos para o diálogo sobre a mesma, para o reconto e para o seu registo. Fizemos esta actividade de uma forma diferente mas que muito nos entusiasmou. Demoramos alguns dias na execução desta tarefa, mas valeu a pena. Pouco a pouco, víamos que o trabalho de cada um e nós, se ia transformando num grande trabalho colectivo, que alterou a decoração da nossa sala, ocupando um grande placard na área de reunião e tornando este espaço mais apelativo e aprazivel

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Visita dos nossos amigos Doutores Dentistas



Tal como estava previsto, no dia 20 de Janeiro estavamos todos preparados para receber esta visita. Ficamos bem contentes, quando estes nossos amigos chegaram. Desta vez, vinham acompanhados com um cãozinho muito simpático, que até nos pregou umas partidas, molhando-nos com água, quando nos apanhava distraídos.
Esta visita foi muito diferente da anterior. Para além de uma companhia bem simpática e brincalhona, quase que tivemos um consultório na nossa sala. Os srs Doutores observaram os nossos dentes, e concluiram que há uma percentagem muito boa de dentições saudáveis, mas alguns de nós, vão ter que recorrer a algumas consultas. Com base nestas observações, vão ser elaborados os relatórios, que indicarão quais as crianças que necessitam de uma intervenção do estomatolgista.

Canção dos dentes





Na continuação do nosso Projecto para a Saúde e no âmbito da higiene oral, sabiamos que receberiamos mais uma vez a visita dos nossos amigos doutores dentistas. Estas visitas, devem ser préviamente preparadas, sensibilizando de uma forma ludica as crianças, não só para elementos que não são habituais ao seu quotidiano, mas sobretudo, porque frequentemente reagem de forma negativa às"batas brancas". Assim, e alertando mais uma vez o grupo, para a necessidade de uma alimentação saudável, e para os cuidados a ter com a nossa higiene oral, fundamentais para uma boa dentição e ausência de cáries, procedemos a uma actividade de iniciação musical, com uma pequena canção alusiva a este tema.

Uma história de dedos


Esta História sobre os nossos dedos intitulada "Uma História de Dedos", de uma autora já muito nossa conhecida, Luisa Ducla Soares, permitiu-nos mais uma vez recordar os nomes dos nossos dedos das mãos: mindinho, anelar, médio, indicador, polegar. De uma forma divertida fala-nos das suas diferentes funções e utilidades
Ao ouvirmos esta história, não pudemos mais uma vez, deixar de refletir sobre as coisas que podemos fazer com as nossas mãos. Questionados sobre as suas diferentes funções , deparamo-nos com um sem fim de desenrolar de situações. Fazer festinhas, pegar em objectos, executar tarefas nos cantos da sala..., e também... brincar "à matemática" contando os dedos, fazendo pequenos operações matemáticas, tais como: se tenho 3 dedos e agora mostro mais 3, quantos dedos posso contar?... Pois bem, acreditem que ao brincar com os dedos fizemos imensos operações (somamos, subtraimos), e chegamos a uma conclusão: que crescidos que já somos... Até já conseguimos efectuar estas operações de cálculo.... Depois destas actividades, fizemos o contorno das nossas maõs e até conseguimos fazer a representação dos números que lhes correspondem. Nesta etapa, encontram-se todas as crianças mais crescidas da sala, porque as mais pequeninas, para já identificam o simbolo com a quantidade.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A história de um floco de Neve




Nevou na nossa escola, na penúltima sexta-feira, mas foi tão pouquinho que nem deu para percebermos bem como toda a natureza fica tão bonita. A Beatriz na segunda-feira trouxe-nos uma história em verso "Um floco de neve", que conta um pouca da sua vida que por vezes é tão curta. Após a história, que muitos de nós já a sabemos decor, construimos o nosso boneco de neve. Estivemos a relembrar as formas geométricas e os tamanhos. Quando o boneco estava terminado cada um de nós registou a história numa folha azul e com corrector desenhamos a neve e o boneco de neve. Gostamos muito de construi-lo; fizemos bolinhas com papel crepe branco que depois foram coladas nos três círculos. Depois de acabado foi colocado na biblioteca juntamente com os nossos registos.

As nossas plantações




Como tem estado muito frio, ainda nem tinhamos ido à horta. Na sexta-feira fomos visitá-la e qual não foi o nosso espanto, quando deparamos com as favas já crescidas, mas todas caídas. Então resolvemos estacá-las para elas crescerem mais direitinhas. Os alhos também já estão crescidinhos... A nossa batata doce está muito bonita e a salsa bem crescida.

os aniversários do mês de Janeiro




Este mês, em aniversários, a nossa sala é muito rica. A semana passada iniciou-se com o aniversári da Lisa, seguido dos anos do Rui e do Vitor. Dois deles, o Vitor e a Lisa já têm 6 anos, são os mais velhos da sala, o Rui fez 5 anos. É bom fazer anos, é sinal que crescemos. São momentos muito valorizados pelas crianças e por isso não podem ser esquecidos pelos adultos.

Vamos brincar com os números




Na sequência de uma canção que a Luisa nos ensinou estivemos a fazer vários jogos com os números: associação do número à quantidade, colocar os números por ordem crescente e decrescente, saber qual o número que falta numa sequência de números. Os mais pequenos fizeram com os números até 5, os mais velhos com os números até 9. Estivemos muito interessados e a brincar também se aprende. Peçam aos vossos filhos para vos ensinarem a canção do elefante e da teia de aranha:

1 elefante se balançava

numa teia de aranha

e como via que ela resistia foi chamar outro elefante ( e depois 2,3,4......).


Já crescemos um bocadinho...



Uma actividade do inicio do ano foi medir-nos. Quase todos crescemos. É bom sinal, quer dizer que nos temos alimentado bem. Depois de marcarmos a nossa altura estivemos a pintar esse espaço. Houve alguns meninos que ultrapassaram os colegas. Estamos mesmo crescidos...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vamos brincar à matemática com a História "Caracóis de ouro"






Com esta história foi possivel rever as ultimas noções interiorizadas no fim do 1º Período:




-Noção de tamanho:grande, médio, pequeno




-Noção de número 3




-Correspondência




O nosso grupo é constituido como já todos sabem, por crianças que para o próximo ano frequentarão o 1º ciclo, e por outras que permanecerão neste J.I. mais um, ou dois anos. Partindo deste pressuposto, as actividades propostas, apesar de o objectivo a atingir ser o mesmo, não poderão ser iguais para as diferentes idades.


Assim, para se avaliar se a noção de número "3" estava já interiorizada, a estratégia foi diferente. Para as crianças mais velhas pediu-se-lhes que através do desenho, registassem o número de elementos (ursos) personagens desta história. Aos mais novos, através de uma ficha previamente elaborada, solicitou-se-lhes que pintassem os diferentes elementos e que à frente colassem o número respectivo, o que implicava já a identificação do simbolo (número) com a quantidade.


Elaborei ainda uma outra ficha que conseguisse avaliar a noção de tamanho e de correpondência, dirigida também só, para os que transitarão para o 1º ciclo. Sem qualquer dificuldade esta tarefa executada.


Brincando, brincando, assim vamos crescendo...



Maria dos caracóis




Lembram-se dos nossos últimos trabalhos no periodo passado? Pois bem as noções que deveriamos ter interiorizado como as noções de tamanho e de numero (três) foram revistas e novamente trabalhadas através de uma nova história "Caracois de Ouro e os 3 Ursos ". A Arnaldina contou-nos esta história muito engraçada que de uma forma diferente nos recordou as noções já referidas, mas de uma forma divertida, com as aventuras da menina "Caracóis de Ouro" e com uma canção, cujo registo aqui vos deixamos. Se quiserem exprimentar cantar connosco em casa porque não fazê-lo?

domingo, 11 de janeiro de 2009

A primeira semana de Janeiro


Ao iniciar-se um novo ano, não podemos deixar de desejar a todos os que nos visitam um bom ano de 2009. Que este, traga a todos nós muita saúde e paz para podermos realizar todos os sonhos que temos para este ano.
A interrupção de uma semana pareceu imensa, as saudades eram muitas. Na segunda-feira foi um contar de novidades. Todas as crianças fizeram o registo do Natal em família que foi colocado no placarde da sala.
Como estavamos na véspera do dia de Reis, confeccionamos as coroas de Rei para colocar no dia 6 e relembramos a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.






Estivemos também, durante esta semana a medir-nos e registamos o que crescemos. Quase todos demos um pulinho.


A nossa batata doce e a salsa cresceram imenso! Querem ver?





Temos mais novidades, mas mais logo voltamos.