sábado, 27 de março de 2010
Coelho, coelhinho
sexta-feira, 26 de março de 2010
Páscoa Feliz
"uma Árvore, um amigo"
Contruimos uma árvore em parceria com os meninos da Sala da Educadora Beatriz, aprendemos uma pequena poesia sobre a árvore e também uma canção "Uma árvore, um amigo", que nos indica todos os caminhos a seguir para proteger o ambiente e alguns beneficios que podemos colher, se seguirmos tudo o que a letra desta canção nos transmite.
Outras actividades inicamos para melhor consolidação destes novos conhecimentos, mas isso trataremos mais tarde, após o regresso de férias.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Chegou a Primavera ao nosso Jardim
segunda-feira, 22 de março de 2010
Uma experiência
Em sequência do trabalho sobre o "Mar é salgado" propôs, na passada quinta-feira, esta experiência ao grupo com a finalidade de perceberem que existem substâncias que se dissolvem na águe e outras que não. As substâncias escolhidas foram o café, o açucar, o sal, o chocolate em pó, a areia e o azeite.
Inicialmente apresentei todo o material necessário para a experiência e seguiram-se os diferentes passos: inicialmente pusemos a agua nos frascos, a seguir tentamos descobrir quais eram os diferentes ingredientes, através dos orgãos dos sentidos. Não foi difícil, depois misturamo-los nos frascos com água e iamos observando o que acontecia a cada um. Então concluimos que o açucar, o café, o sal e o chocolate dissolveram-se na água e alguns até deram cor à água, a areia não se dissolveu e ficou em baixo, o azeite também lhe aconteceu o mesmo, mas ficou em cima. Posteriormente registamos em grupo e os mais velhos e alguns dos mais novos fizeram o registo individual numa ficha construida para o efeito.
Todos participaram activamente observando com atenção o que se estava a passar e intervindo duma forma correcta e perspicaz. São actividades que os entusiasmam e de uma forma lúdica vão aprendendo.
Os cinco sentidos
O João e os cinco sentidos" é uma história que foca a importância dos orgãos dos sentidos. Hoje após o acolhimento da manhã mostrei em Powrpint esta história que para além do tema tratado incentiva-os a serem curiosos e quererem saber mais, pois este menino ouviu falar nos orgãos dos sentidos e foi procurar junto de várias pessoas e dos livros coisas sobre o tema. Assim após a história, associamos cada sentido ao seu orgão correspondente, e fomos descobrindo para que servia cada um. Inicialmente, em grande grupo, iamos fazendo os registos das nossas descobertas, depois no grupo ficaram os mais velhos, pois foi uma actividade demorada. No fim, já todos junto,s os mais velhos explicaram aos mais novos o resultado do trabalho.
sexta-feira, 19 de março de 2010
E chegou o dia do Pai...
Com que ansiedade este dia era esperado...Depois de termos preparado tantas surpresas para o Pai, estava chegada a hora de revelarmos os nossos pequenos segredos e surpresas. A adesão ao convite das crianças foi total. Todos estiveram presentes ou na impossibilidade de participarem, fizeram-se representar pelas mães. As crianças estavam visivelmente felizes. Começaram por oferecer aos Pais uma poesia, depois uma canção, e finalmente o tão esperado presente, confeccionado com tanta ternura e carinho. Os Pais estavam muito orgulhosos dos seus pequeninos. Acompanharam com palmas o refrão da canção, observaram, filmaram e fotografaram os trabalhos dos seus filhos. Tiveram ainda a oportunidade de conviver um pouco, enquanto saboreavam uma fatia de bolo, um café , ou um sumo, disponibilizados como sempre pelas mães , que mais uma vez se aliaram a este pequeno evento. Acredito que estes Pais hoje homenageados pelos seus filhos tão pequeninos, irão recordar este dia por muito tempo. Continuação de um FELIZ DIA DO PAI. Parabéns
O nosso pai é óptimo!
"O meu pai é óptimo" era a uma frase da históra "O meu Pai" que a Beatriz nos contou. E depois de muito conversarmos sobre os nossos Pais, resolvemos fazer o placarde do dia do Pai com este titulo, pois nós achamos que todos os pais são maravilhosos e muito nossos amigos. Pintamos um coração muito grande onde colocamos as fotografias dos nossos pais com os seus nomes e à volta cada um desenhou o seu Pai e a Beatriz escreveu no computador o que cada um disse em relação ao seu Pai.
Chegou o dia de pensar na prenda para o Pai. Tinhamos as fotografias da Árvore de Natal e resolvemos aproveitá-las. Então foi só fazer uma moldura e utilizamos papel higiénico, cola e tinta. Para ficar mais bonito o Rafael trouxe umas conchas e a Beatriz tinha uns beijinhos. O saco da prenda, cada um a enfeitou a seu gosto e levava escrita a poesia que declamaram. Durante este trabalho estivemos muito empenhados e entusiasmados na sua realização. O resultado foi bonito e os nossos pais gostaram.
Brincar à Matemática com o nome e as preferências clubisticas dos nossos Pais
A Arnaldina lembrou-se este ano de fazermos uma brincadeira ao descobrirmos que alguns dos nossos Pais têm o mesmo nome. Concluimos então, que poderiamos construir um gráfico e perceber quais os nomes que se repetiam e quantas vezes. O vencedor foi o nome Paulo (5), seguido em forma de empate, pelos nomes Sérgio e Fernando (3). Muitos outros nomes foram encontrados, mas uma só vez. Foi uma forma engraçada de verificar se cada criança identificava o nome do Pai e uma forma de trabalharmos noções matemáticas: quantidade, número e leitura de gráficos.
Não nos surpreendeu também, o gráfico do clube de preferência dos Pais deste grupo: F.C.P. 21 adeptos, seguido muito de longe do Benfica com 3 e do Sporting com 1. Durante esta semana procuramos saber muitas coisas sobre os nossos progenitores, pensando também no que gostavam de fazer durante os seus tempos livres: ver Futebol no estádio ou na televisão, descansar, ler, jogar às cartas com os filhos, ir ao cinema, arranjar carros, lavar motas, cantar, pescar, cozinhar e até arranjar prateleiras. Parabéns Senhores Pais. Têm uns filhos muito atentos e sobretudo muito amigos.
quinta-feira, 18 de março de 2010
O Presente para o Pai
A poesia para o Pai
É importante que neste dia os nossos Pais sintam o quanto gostamos deles, e como sabemos reconhecer, que apesar de cansados ao fim de um dia de muito trabalho, ainda têm um bocadinho para estar connosco e partilhar aqueles miminhos que tanto gostamos de receber. À noite, ainda conseguem um tempo para nos contar uma história, nos afagar o rosto , nos dar beijinhos que nos ajudam a adormecer.
Ao pensar oferecer aos Pais uma poesia que retratasse exactamente estas suas preocupações para com os seus filhos decidi, escolher algumas quadras soltas do livro "O meu Pai" , de José Jorge Letria
O Pai é um dos rostos
Que o afecto pode ter
É a voz que nos protege
E nos faz adormecer
O Pai trabalha muito
E à noite vem cansado
Mas tem sempre um bocadinho
Para ficar ao nosso lado
Pouco importa a televisão
Que a hora é de ternura
O Pai tem no coração
Carinho com fartura
Para que esta poesia ficasse bem visivel na nossa sala resolvemos com a Arnaldina confeccionar uma camisa,muito parecida com o convite que enviamos aos Pais, decorada com muitos peixinhos, e cuja gravata está enfeitada com este poema
O Livro do Pai
Esta foi a semana dedicada ao nosso Pai. Começamos por imaginar e posteriormente representar gráficamente a sua imagem . Após a realização da festa do Dia do Pai, a Arnaldina fará a compilação de todos estes trabalhos, construiremos um livro a que daremos o Nome:" Como eu vejo o meu Pai", e que ficará guardado na nossa biblioteca.
terça-feira, 16 de março de 2010
Pai: Preparamos uma Festa para Ti
É já no próximo dia 19, que todos celebraremos o "Dia do Pai", e por isso mesmo, queremos no nosso J.I. prestar homenagem a todos os Pais, que desde já devem sentir-se convidados pelos seus filhos que tão empenhados estiveram na confecção dos convites, e não só... (mais não posso dizer). Esperemos que com esta sensibilização por parte das crianças, possam deslocar-se à escola partilhando com elas, um pouco do vosso tempo, sentindo a ternura, o carinho e até a adoração que estes "pequeninos" nutrem pelos seus progenitores. Aguardamos a vossa presença.
sábado, 13 de março de 2010
Momento de actividades livres
Para além das actividades orientadas pela Educadora em grande ou pequeno grupo, as actvidades livres, ocorrem diariamente e ao longo do dia. Neste tempo a criança escolhe a área para onde quer ir "trabalhar" e aí autonomamente com os colegas realiza a sua actividade. Existem regras que devem cumprir que são do conhecimento de todos. A Educadora encontra-se a trabalhar com um pequeno grupo ou supervisiona o trabalho que decorre na sala, registando alguns comportamentos importantes das crianças e apoiando sempre que necessário.
A visita da Enfermeira Isabel
Hoje tivemos a visita da enfermeira Isabel, do Centro de Saúde de Gondomar, que nos veio ensinar os cuidados que devemos ter com o nosso corpo para crescermos com saúde. Falou-nos sobre a higiene oral e corporal. Assim disse-nos os cuidados a ter com os nossos dentes para não termos caries. Também nos falou da importância do banho diário, de andar sempre com os cabelos cuidados, com as unhas cortadas e limpas. Muito do que ouvimos, para nós, já não era novidade, mas é sempre bom relembrarem-nos.
sexta-feira, 12 de março de 2010
A visita da Sra. Enfermeira
Só hoje foi possível colocar esta noticia no nosso Blog, porque quando no fim de semana passado, a Arnaldina se preparava para transmitir a toda a nossa comunidade esta actividade, a máquina fotográfica pregou-lhe uma partida e ficou sem bateria. Assim, tivemos que aguardar que na 2ª feira, chegada à escola se efectuasse esse carregamento. E aqui estamos, para lhes dizer que fomos visitados pela Sra. Enfermeira Ana Isabel que nos veio recordar temas de muito interesse, como a higiene oral e corporal: Todos os cuidados que devemos ter com os nossos dentes, pensando nos maleficios que podem advir do não cumprimento de algumas regras alimentares e de higiene, bem como dos cuidados a ter com a nossa higiene corporal. Estivemos sempre muito atentos, foi uma actividade que nos cativou e na qual participamos activamente. Obrigada Enfermeira Ana Isabel e até breve, pois sabemos que nos visitará com novas surpresas.