sábado, 27 de dezembro de 2008
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
domingo, 21 de dezembro de 2008
Visita Fundação Júlio Resende
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Actividades do Projecto Educação para a Saúde
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
O Desejo do Pai-Natal
A figura do Pai-Natal fascina a vida das nossas crianças. Assim, como motivação para esta época do ano que estamos a viver, surgiu na sala esta história que depois de bastante trabalhada as crianças quizeram construir um livro que irá para a festa do livro na EB2/3 Marques Leitão.
Após a história veio a carta ao Pai Natal. Assim construimos um Pai-Natal a partir das formas geométricas. Finalmente escrevemos a Carta ao Pai Natal. Todo este trabalho foi colocado no placarde da biblioteca. Agora ou o Pai Natal virá de noite ler as nossas cartas ou virá mesmo retirá-las para as levar consigo. Isso não sabemos!!!
Na sala, inicialmente, a Beatriz foi buscar os blocos lógicos e estivemos a relembrar as formas geométricas. Fizemos conjuntos obedecendo a um atributo, por exemplo, tinhamos de fazer o conjunto dos quadrados, triângulos, circulos e rectângulos. Depois a Beatriz pediu-nos para fazer o conjunto dos triangulos finos, dos rectângulos grandes, dos circulos grossos e finalmente associava mais que um atributo, por exemplo, o conjunto dos quadrados grandes e finos.
A seguir tivemos que procurar na sala objectos com as formas geométricas, para assim podermos construir o Pai-Natal e através do contorno desses objectos desenhamos o Pai Natal. Finalmente, com as nossas mãos pintadas de vermelho ou preto e depois de recortadas, vestimos o Pai Natal.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Já cheira a Natal na nossa sala
Na nossa sala já respiramos um arzinho de Natal. A semana passada as crianças começaram a falar desta época, do Pai- Natal, dos presentes, da Àrvore de Natal. Então foi só por mãos à obra e trabalho não tem faltado. Iniciamos por fazer uma árvore de Natal para a nossa sala. Decidimos utilizr as nossas mãos para a sua confecção e o resultado está à vista. A alegria das crianças ao verem o desenvolvimento deste trabalho foi contagiante; era quem mais queria pintar as maõs , recortar e colar. As fotografias não são muitas, pois eu tinha que estar a acompanhá-los e nm sempre me lembrava. Mas a amostra é significativa.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
O avô da Diana veio-nos visitar
Na terça-feira tivemos a visita do avô da Diana que nos veio dar uma ajuda na nossa horta. Foi um momento muito rico. O Sr Albano conversou com os meninos e ia explicando o que estava a fazer. Trouxe várias sementes que esteve a semear. Esperamos agora, que algo nasça!
A presença dos avós no crescimento das crianças é fundamental. São pessoas mais velhas, mais experientes, com mais tempo que podem colaborar num crescimento saudável das gerações mais novas.
Desde já quero agradecer em meu nome e das nossas crianças o tempo dispensado e todo o carinho que demonstrou nos momentos que passou connosco.
Uma experiência com o feijão


Seguidamente humedecemos o algodão e diariamente iamos vendo o seu crescimento.




O feijoeiro foi colocado no topo fechado da caixa e voltamos a regar o feijão.
No fim fechamos a caixa e esta foi colocada junto da janela com o topo aberto virado para a luz. De vez em quando vamos ver se precisa de água.
Perguntei aos meninos o que é que irá acontecer ao nosso feijoeiro. Foram colocadas várias hipóteses:
- o feijoeiro vai crescer e furar as paredes da caixa
- o feijoeiro vai crescer e deitar a tampa abaixo
- a planta não tei força para deitar as paredes abaixo e por isso vai morrer
- a planta vai contornar as paredes.
Após as hipóteses levantadas foi-lhes dito que agora teriamos que esperar para ver qual das hipóteses era a acertada para depois descobrimos a razão.
Proximamente iremos aqui registar o que iremos observando e as conclusões a que chegamos