segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Desejo do Pai-Natal



A figura do Pai-Natal fascina a vida das nossas crianças. Assim, como motivação para esta época do ano que estamos a viver, surgiu na sala esta história que depois de bastante trabalhada as crianças quizeram construir um livro que irá para a festa do livro na EB2/3 Marques Leitão.


Após a história veio a carta ao Pai Natal. Assim construimos um Pai-Natal a partir das formas geométricas. Finalmente escrevemos a Carta ao Pai Natal. Todo este trabalho foi colocado no placarde da biblioteca. Agora ou o Pai Natal virá de noite ler as nossas cartas ou virá mesmo retirá-las para as levar consigo. Isso não sabemos!!!


Na sala, inicialmente, a Beatriz foi buscar os blocos lógicos e estivemos a relembrar as formas geométricas. Fizemos conjuntos obedecendo a um atributo, por exemplo, tinhamos de fazer o conjunto dos quadrados, triângulos, circulos e rectângulos. Depois a Beatriz pediu-nos para fazer o conjunto dos triangulos finos, dos rectângulos grandes, dos circulos grossos e finalmente associava mais que um atributo, por exemplo, o conjunto dos quadrados grandes e finos.

A seguir tivemos que procurar na sala objectos com as formas geométricas, para assim podermos construir o Pai-Natal e através do contorno desses objectos desenhamos o Pai Natal. Finalmente, com as nossas mãos pintadas de vermelho ou preto e depois de recortadas, vestimos o Pai Natal.


Sem comentários: