domingo, 21 de dezembro de 2008

Visita Fundação Júlio Resende

No âmbito do desenvolvimento do projecto de valorização do património histórico, cultural e artistico, realizamos uma visita à Fundação Júlio Resende, no dia 24 de Novembro. A motivação para esta visita partiu da leitura de um livro escrito por Zita Resende, e ilustrada pelo próprio pintor Júlio Resende a aguarelas. Fizemos ainda na sala algumas pesquisas na Net, procurando obras deste Pintor e fazermos uma pequena visita à Fundação.

No dia marcado partimos de camionete para Gondomar onde efectuamos uma visita a todas as salas da Fundação. Começamos por observar as obras a carvão da pintora Graça Morais no andar inferior, outras pinturas também desta pintora, até que subimos para vermos de facto as obras do nosso pintor, que vive aqui em Gondomar. E que bonitas. E que aguarelas... Quando chegamos à escola aproveitamos a experência que tinhamos realizado com os filtros das canetas e cada um fez a sua própria aguarela. Por fim, a Cecilia uma funcionária desta Fundação, falou-nos um bocadinho da vida deste pintor, pediu que à Arnaldina que nos lesse um livro que relatava a vida de Júlio Resende desde pequenino.

Durante toda a visita revelamos que já somos bem crescidos, que conseguimos efectuar visitas de estudo, recolhendo e interiorizando mensagens que pouco a pouco vão formando os alicerces da nossa cultura

Sem comentários: