quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A nossa sala já tem computador


O mês passado a Câmara entregou na sala da Beatriz o computador, que estávamos à espera Há um ano. De inicio trabalhavamos no portátil da Beatriz, mas era um pouco complicado, pois o rato e muito sensível. Agora já é mais fácil. Temos vários jogos (matemática, iniciação à escrita e outros que podemos trazer de casa), iniciamos a trabalhar no programa Paint e não é fácil, mas a Beatriz diz que vamos conseguir, temos de nos esforçar. Não podemos ir muitas vezes, pois na sala há outras coisas importantes para fazer e temos de dar a vez aos nossos colegas. Também escrevemos frases para pôr nos placares da nossa sala.

As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, promovem a introdução e utilização das TIC, no Jardim de Infância, ao referirem que “(...) as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente” e que “a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário”.

Hoje, muitas crianças têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa. No entanto, muitas outras, não têm esse acesso, estando assim em desvantagem. Nesse sentido, a introdução e utilização do computador, no ensino Pré-Escolar, será um meio promotor de igualdade de oportunidades para todas as crianças no contacto com as novas tecnologias, as quais mais tarde farão parte do seu meio natural.

Há quem defenda a utilização das TIC em idades precoces, outras pelo contrário são contra a sua utilização nesta idade. Os primeiros indicam alguns benefícios, que passo a citar:

- contribui para o desenvolvimento global;
- ajuda a desenvolver a motricidade fina;
- estimula o raciocínio matemático;
- aumenta a criatividade;
- induz à construção de um pensamento crítico;
- ajuda na resolução de problemas;
- promove o desenvolvimento da linguagem;
- desenvolve capacidades cognitivas e sociais;
- promove ambientes colaborativos

Tal como outros meios e em qualquer idade, temos que se saber dosear utilização do computador. A criança deverá estar acompanhado pelo educador devendo haver regras na sua utilização. Deve-se ter atenção ao tempo de utilização e à postura que deverá ser o mais correcta possível e sempre numa perspectiva lúdica: "aprende-se a brincar - brinca-se aprendendo"

(cf: http://pcerveira30.googlepages.com/home)

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