sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O S. Martinho na nossa escola

O S.Martinho na nossa escola começou uns dias antes do dia 11 de Novembro. Na nossa sala, durante o mês de Outubro, destinado ao projecto da alimentação, foi tema de conversa os frutos do Outono. Nessa altura, o Rafael trouxe um ouriço já aberto e sem castanha, que tinha sido colocado no cesto onde tínhamos colocado os frutos, as folhas secas e a espiga de milho. Foram as próprias crianças que lembraram a data que se estava a aproximar.

Assim contei-lhes a Lenda de S.Martinho, aprenderam uma canção que concerteza já a cantaram em casa. Decidimos fazer um trabalho alusivo ao tema. Então resolvemos fazer umas castanhas utilizando várias sementes e massas. Este trabalho teve como objectivo o desenvolvimento da motricidade fina e do sentido estético. Foi realizado como muito empenho e motivação por parte das crianças. Para algumas delas não foi fácil, pois a cola nas mãos impressionava-os e demorava algum tempo. Foi necessário fazer alguns intervalos. Mas após a sua conclusão foram unânimes em achar que como as nossas castanhas estavam tão giras era melhor coloca-las fora da sala para os pais poderem admirar as suas "obras".

No dia 12 festejamos o S.Martinho, com a vinda ao Jardim do Sr João, o assador de castanhas, já do conhecimento de algumas crianças. Foi uma manhã bem passada, com caras pintadas de carvão e muita animação.

Sem comentários: