sábado, 27 de dezembro de 2008



No âmbito do desenvolvimento do projecto de Educação para a saude do nosso Agrupamento e em parceria com o Centro de Saude de Gondomar, com a finalidade de incutir nas nossas crianças atitudes positivas face ao encorajamento e aceitação da necessidade de uma alimentação saudavel e diversificada através de novos hábitos alimentares, a Enfermeira Célia deslocou-se ao nosso J. I. para nos sensibilizar para este tema. Reunimo-nos cá em baixo, na sala polivalente e atentamente recebemos a mensagem que nos transmitiu. Obrigada pelo seu envolvimento e empenhamento na elaboração desta actividade, que nos faz pensar diáriamente sobre os costumes alimentares, que nem sempre são os mais correctos, sobretudo para quem é muito guloso

O aniversário de Dezembro



O dia 16 de Dezembro, foi um dia vivido de forma muito intensa, pelo nosso amigo Marco. Era o dia do seu aniversário, do seu quarto aniversário e com que entusiasmo foi vivido este dia. Parabéns Marco. Para a escola trouxe um bolo muito bonito com o seu peixinho perferido, o Nemo, e que delicioso estava. Todos ficamos muito contentes por podermos partilhar com o Marco este dia tão feliz

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Visita dos nossos amigos Médicos Dentistas






Possivelmente sensibilizados pelo nosso projecto de Educação para a Saude e preocupados com a saude oral dos seus filhos, a nossa Associação de Pais em parceria com a Faculdade de Medicina Dentária de Campo, deslocou ao nosso Jardim duas equipas de Médicos Dentistas que se dividiram pelas duas salas. Na nossa, os médicos Aline e Nuno, apresentaram-nos diapositivos sobre os cuidados a ter com a nossa saude oral e as consequências que poderemos sofrer, se não tivermos dado ouvidos à mensagem que nos transmitiram. Como isso não vai acontecer, até porque alguns de nós até já trazem para a escola o copo, a escova e a pasta para lavarem os dentes, vamos ter sempre uma dentição saudavel evitando assim as cáries e as dores de dentes dificéis de suportar. Após a visualização das imagens seguiu-se um periodo de diálogo em que de uma forma muito participativa e ordenada colocamos questões muito interessantes sobre este tema, de tal maneira que estes dois nossos amigos ficaram muito surpreendidos com as coisas que já sabiamos sobre os cuidados a ter com a nossa alimentação e com a nossa higiene oral. Somos ou não já muito crescidos?!...

Ao brincar às formas geométricas e aos tamanhos construimos o nosso placard de Natal






Na sequência do nosso trabalho de interiorização da noção matemática de forma geométrica, circulo e rectângulo, associamos também a noção de diferentes tamanhos: pequeno, médio e grande. Utilizamos não só as formas geométricas em cartolina, contornadas e recortadas pelas crianças, como o próprio corpo fazendo sequencialização e correspondência de tamanhos: pequeno, médio e grande.


Foi com entusiasmo que estas actividades foram vivenciadas, sobretudo quando se descobriu que através destas formas conseguiamos construir os nossos amigos ursinhos Pais da Penélope, história que a Arnaldina já nos tinha contado há algum tempo.


Depois desta familia dos ursinhos reunida para festejar o seu Natal na nossa sala, resta-nos desejar a todos também um Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

Os nossos trabalhos de Natal




Todos nós, e sobretudo as crianças vivem com grande entusiasmo a magia do Natal. É esta a época de excelência para a sensibilização das crianças para o espirito de partilha e solidariedade. Como partir então para esta sensibilização? Através de atitudes e gestos tão simples como o saber "dar". Não precisamos gastar muito dinheiro, não precisamos dar grandes prendas, basta que possamos dar aos outros o nosso carinho e a nossa entrega nos presentes que fazemos. Foi o que aconteceu ao confeccionarmos as prendas que levamos para casa. Através da reciclagem de rolos, construimos diferentes presentes: os mais velhinhos, com uma destreza manual mais desenvolta construiram os Pais Natal; os mais pequeninos, através da pintura os anjinhos.


Mas como pequeninos que somos, não podemos ser só nós a "dar", também gostamos muito de receber presentes. Por isso cada um de nós escreveu a sua carta ao Pai Natal, expressando através do desenho, o presente que gostaria de receber nessa noite mágica de Natal

Os Aniversariantes do mês de Novembro




Este mês de Novembro dois meninos da nossa sala, a Ana Margarida, no dia 22 e o Miguel no dia 26, completaram 4 anos. Não quiseram deixar de partilhar connosco esse dia, trazendo para a escola dois bonitos bolos. Um era um circo delicioso, outro uma pista de carros também óptimo dos quais todos comemos um bocadinho deliciados.


Que crescidos que estes estão a ficar. Parabéns.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Visita Fundação Júlio Resende

No âmbito do desenvolvimento do projecto de valorização do património histórico, cultural e artistico, realizamos uma visita à Fundação Júlio Resende, no dia 24 de Novembro. A motivação para esta visita partiu da leitura de um livro escrito por Zita Resende, e ilustrada pelo próprio pintor Júlio Resende a aguarelas. Fizemos ainda na sala algumas pesquisas na Net, procurando obras deste Pintor e fazermos uma pequena visita à Fundação.

No dia marcado partimos de camionete para Gondomar onde efectuamos uma visita a todas as salas da Fundação. Começamos por observar as obras a carvão da pintora Graça Morais no andar inferior, outras pinturas também desta pintora, até que subimos para vermos de facto as obras do nosso pintor, que vive aqui em Gondomar. E que bonitas. E que aguarelas... Quando chegamos à escola aproveitamos a experência que tinhamos realizado com os filtros das canetas e cada um fez a sua própria aguarela. Por fim, a Cecilia uma funcionária desta Fundação, falou-nos um bocadinho da vida deste pintor, pediu que à Arnaldina que nos lesse um livro que relatava a vida de Júlio Resende desde pequenino.

Durante toda a visita revelamos que já somos bem crescidos, que conseguimos efectuar visitas de estudo, recolhendo e interiorizando mensagens que pouco a pouco vão formando os alicerces da nossa cultura

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Actividades do Projecto Educação para a Saúde

Hoje tivemos a visita das Dentistas, actividade promovida pela Associação de Pais, inserida no projecto Educação para a Saúde. Na semana passada esteve na escola uma enfermeira do Centro de Saúde de Gondomar que veio fazer uma sensibilização para os bons hábitos alimentaares e o seu contributo para um crescimento saudável.

Foram dois momentos de grande interesse. Em ambas as actividades os grupos participaram activamente, levantando questões bastante pertinentes. Um dos contributos foi a visualização de filmes sobre os temas.

As dentistas voltarão novamente à nossa escola no dia 6 de Janeiro.




quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Os nossos trabalhos do Natal


Penso que as imagens não necessitam de muitas palavras. Este post mostra um pouco do trabalho realizado nestas últimas semanas.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A nossa horta




Hoje, como estava bom tempo, resolvemos ir visitar a nossa horta. Ficamos admirados como em tão pouco tempo a salsa e as favas cresceram tanto! Na sala registamos o que observamos. No filme vemos a visita do dia 25 de Novembro e do dia de hoje. Qualquer dia o avô da Diana tem de vir estacar as favas. Ainda vamos fazer uma boa sopa de favas. Gostavam de provar? Se se portarem bem, pode ser que tenha sorte! Também registamos o crescimento da nossa batata doce que já está em água Há tanto tempo e só agora é que começou a rebentar

O presépio da nossa sala


Finalmente acabamos hoje o Presépio da nossa sala. A Beatriz contou-nos a história do Menino Jesus e estivemos a conversar que em muitas casas, nesta altura do ano, faz-se o Presépio. Então o Luis disse que também podiamos fazer um para a nossa sala. E assim foi. Com uma pasta de modelar fizemos as imagens, mas estiveram a secar durante vários dias e só na sexa-feira pintamos; hoje fizemos a cabana com os rolos de papel higiénico. Como podem ver ficou muito bonito. Agora está junto da nossa árvore de Natal

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Desejo do Pai-Natal



A figura do Pai-Natal fascina a vida das nossas crianças. Assim, como motivação para esta época do ano que estamos a viver, surgiu na sala esta história que depois de bastante trabalhada as crianças quizeram construir um livro que irá para a festa do livro na EB2/3 Marques Leitão.


Após a história veio a carta ao Pai Natal. Assim construimos um Pai-Natal a partir das formas geométricas. Finalmente escrevemos a Carta ao Pai Natal. Todo este trabalho foi colocado no placarde da biblioteca. Agora ou o Pai Natal virá de noite ler as nossas cartas ou virá mesmo retirá-las para as levar consigo. Isso não sabemos!!!


Na sala, inicialmente, a Beatriz foi buscar os blocos lógicos e estivemos a relembrar as formas geométricas. Fizemos conjuntos obedecendo a um atributo, por exemplo, tinhamos de fazer o conjunto dos quadrados, triângulos, circulos e rectângulos. Depois a Beatriz pediu-nos para fazer o conjunto dos triangulos finos, dos rectângulos grandes, dos circulos grossos e finalmente associava mais que um atributo, por exemplo, o conjunto dos quadrados grandes e finos.

A seguir tivemos que procurar na sala objectos com as formas geométricas, para assim podermos construir o Pai-Natal e através do contorno desses objectos desenhamos o Pai Natal. Finalmente, com as nossas mãos pintadas de vermelho ou preto e depois de recortadas, vestimos o Pai Natal.


Visita à fundaç




Hoje como é feriado e tenho mais tempo, vou pôr o blog em dia.


Então comecemos pela visita à Fundação Júlio Resende. Após a motivação feita no Jardim com uma história da sua esposa Zita Resende e de uma pesquesia que fizemos na Internet sobre a sua vida e a suas obras, não foi dificil o grupo estar atento e participativo durante esta manhã. Tiveram oportunidade de ver os quadros do Mestre e de outro pintor e chegaram à conclusão que os dois pintores eram muito diferentes. Durante a visita iam tentando interpretar as pinturas que viam. Ouviram uma história para crianças, baseada na sua vida, que muito os entusiasmou. Pediram-me logo para comprar o livro para a sala. A Cecilia, funcionári da instituição que nos acompanhou também esteve a contar-lhes um bocadinho da vida do Mestre. Acabamos a visita com um passeio nos jardins da Fundação que são muito bonitos e o dia ajudou.


Na escola fizeram o registo da visita e agora estão a fazer um trabalho com a técnica de aguarelas, usada por este pintor.