quinta-feira, 16 de abril de 2009

Situações Matemáticas no Jardim de Infância



Nas vivências do seu dia-a-dia, a criança vai construindo noções matemáticas. A importância da matemática na estruturação do pensamento e nas aprendizagens futuras faz com que, no Jardim de Infância, se lhe deva dar uma atenção especial. O educador deverá apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em situações do quotidiano, consolidando e sistematizando as várias noções matemáticas. São muitas as actividades vividas nas nossas salas que ajudam a todo este trabalho: são os jogos, as histórias, as poesias, os vários quadros que existem na sala... Dois exemplos são descritos a seguir:

Para festejar a Páscoa tinhamos uns "cestos" para cada criança e coelhinhos de chocolate. Para os dividir tivemos que contar os "cestos" e os coelhos. Percebemos que havia mais coelhos de chocolates que "cestos". Quantos iriam sobrar? Várias foram as hipóteses propostas. Para ver qual era a correcta fizemos o registo desenhando os "cestos" e os coelhinhos nas quantidades que tinhamos contado. Seguidamente ligamos com um risco um coelho a um "cesto".Concluimos que ficaram 4 coelhos sem ligação a nenhum cesto. Confirmamos a ssim que a hipótese 4 era a correcta. Com este jogo trabalhamos a contagem e a divisão.

Com a história "Mais uma ovelha", cujo registo se encontra neste post, foram trabalhadas de uma forma lúdica, não só noções matemáticas e noções espaciais, mas também outras áreas como a linguagem oral e o registo.

Sem comentários: