sábado, 4 de abril de 2009

A história Vermelho-Cereja




A história Vermelho-Cereja conta-nos a preocupação de um menino e a sua tristeza caso as coisas de que ele mais gosta na Natureza desaparecessem, como as cerejas das árvores, a noite com as estrelas, o sol, os campos, os pássaros a cantar, as árvores que nos dão o oxigénio, etc. Após a exploração da história resolvemos registar as coisas da Natureza de que mais gostamos e aquilo que não queremos que desapareça. Resolvemos saber a opinião dos pais sobre este assunto, por isso os inquéritos e finalmento fizemos a sua análise e o tratamento dos dados. Concluimos que as nossas mães gostam muito de flores, dos espaços verdes e da água e os pais dos espaços verdes, da água e dos pássaros.
O preenchimento do gráfico e a sua análise não trouxe grandes problemas pois o grupo já está habituado. Este tipo de actividade proporciona momentos ricos no desenvolvimento numérico. A classificação, a contagem e a comparação são a base para o desenvolvimento da organização e tratamento de dados. É também um momento para o desenvolvimento da linguagem , pois levantam-se questões, discute-se, procuram-se respostas. Cabe ao Educador estimular o aparecimento dessas questões e a análise da tomada de decisões, utilizando sempre uma linguagem apropriada ao nivel do desenvolvimento do grupo.

Sem comentários: