As lengalengas têm várias funções: provavelmente a primeira ideia é a de que as lengalengas servem como um entretenimento para a criança e isso torna-se engraçado. Pode ser divertido, agora engraçado NUNCA! Em educação, nada é um entretenimento e muito menos engraçado ...
As lengalengas são jogos de palavras com repetições de sons, de rimas, de palavras ou expressões. Tem por base o encadeamento, o paralelismo ou a expressão semântica ou fónica.
É utilizada para ajudar o desenvolvimento da linguagem, o conhecimento dos sons das letras, a memorização. É uma forma de exploração da linguagem com carácter lúdico.
Nesta perspectiva, um recurso que eu utilizo para o desenvolvimento da linguagem expressiva é a lengalenga.
Foi o que aconteceu na terça-feira na nossa sala com a lengalenga "Era uma vez um gato maltês"
À pergunta todos respondiam "quero", e a brincar, recitando-a de várias formas (devagar, depressa, a rir, a chorar, sério, com voz grossa, com voz fina, etc) num instante a aprenderam. O seu registo foi colocado na caixa que existe na biblioteca onde estão as poesias, as lengalengas e as canções que já conhecem. Durante as actividades livres é frequente estarem a cantar canções, ou a recitar poemas já aprendidas há algum tempo.
As lengalengas são jogos de palavras com repetições de sons, de rimas, de palavras ou expressões. Tem por base o encadeamento, o paralelismo ou a expressão semântica ou fónica.
É utilizada para ajudar o desenvolvimento da linguagem, o conhecimento dos sons das letras, a memorização. É uma forma de exploração da linguagem com carácter lúdico.
Nesta perspectiva, um recurso que eu utilizo para o desenvolvimento da linguagem expressiva é a lengalenga.
Foi o que aconteceu na terça-feira na nossa sala com a lengalenga "Era uma vez um gato maltês"
Era uma vez um gato maltês
Tocava piano e falava francês
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez um gato maltês
Saltou-te às barbas não sei que te fez
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez um gato maltês
Tocava piano falava francês
A dona da casa chamava-se Inês
O número da porta era o trinta e três
O número da porta era o trinta e três
Queres que te conte outra vez?
À pergunta todos respondiam "quero", e a brincar, recitando-a de várias formas (devagar, depressa, a rir, a chorar, sério, com voz grossa, com voz fina, etc) num instante a aprenderam. O seu registo foi colocado na caixa que existe na biblioteca onde estão as poesias, as lengalengas e as canções que já conhecem. Durante as actividades livres é frequente estarem a cantar canções, ou a recitar poemas já aprendidas há algum tempo.
Apresento aqui alguns registos das crianças mais novas da sala, que já conseguem transmitir através do desenho a mensagem do texto:
Sem comentários:
Enviar um comentário