sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Os pequenos cientistas


Aproximamo-nos de uma nova época festiva. Todos gostamos de enfeitar as nossas casas, as nossas escolas para este "tempo" que se aproxima. É comum enfeitarmos os ovos, que depois escondemos, para de seguida serem procurados. Podem ser ovos decorativos, de chocolate, dependendo da criatividade de cada um.

A Arnaldina tinha-nos pedido que trouxessemos para o J.I. ovos, mas sem interior, isto é, sem clara e sem gema. Para isso explicou-nos o que deviamos fazer. Entusiasmados, logo no dia seguinte os ovos começaram a chegar e foi então que resolvemos fazer uma experiência, tal como se de cientientistas se tratasse.

A Arnaldina tinha também levado ovos para a escola, mas reparamos que eram diferentes: os nossos eram leves porque não tinham nem gema, nem clara e os outros eram pesados porque ainda tinham o seu interior intacto. Após esta observação fizemos então uma experiência:

-Com as mãos pesamos os ovos(numa mão o ovo leve, na outra o pesado)

-Enchemos uma taça com água

-Colocamos os ovos dentro e verificamos que o leve ficava à superficie a "flutuar" e o pesado mergulhava para o fundo da taça.

-Repetimos esta experiência com outros objectos e verificamos exactamente a mesma coisa.

Concluimos então que os objectos colocados na água, se forem leves flutuam, se forem pesados vão para o fundo da água. De uma forma lúdica, estivemos a trabalhar no dominio da matemática, realizamos e sistematizamos linguagens matemáticas, passando assim a conhecer e a utilizar o vocabulario correcto nesta relação de pesado/ leve.

Sem comentários: