terça-feira, 19 de maio de 2009

O Mundo animal



Tal como disse no post "As borboletas", nas duas últimas semanas, temos andado a trabalhar o tema "o mundo animal" - título do nosso placarde da sala. Após consulta do dossier de animais que temos na sala, da enciclopédia da nossa biblioteca, de sites na internet e o próprio conhecimento das crianças, iniciamos por comparar os vários animais que existem na Natureza. Posteriormente observamos que cada espécie tem caracteristicas próprias e assim começamos a separá-los. Então, eu expliquei-lhes que cada conjunto de animais tem um nome próprio: mamíferos, aves, peixes, répteis, crustáceos, insectos e moluscos. Registamos as caracteristicas de cada conjunto de animais. Na expressão plástica fizemos os diferentes animais usando vários materiais para a sua construção.

O grupo é curioso e tem desejo de saber e compreender, levanta muitas questões, que me obrigam a pesquisar. Foi o caso do Okapi, que eu não conhecia, que agradeço ao pai do Vitor as imagens que me enviou e que foram para o dossier dos animais. Um trabalho deste tipo é uma oportunidade das crianças contactarem com novas situações que são momentos de descoberta e exploração do mundo.

Para além do desenvolvimento do conhecimento do mundo, tivemos oportunidades de desenvolver outras áreas: a linguagem oral, abordagem à escrita (legendavam os animais que iam realizando), a matemática (noção de conjuto, de elementos de um conjunto, subconjunto -nos mamíferos temos os animais domésticos e selvagens), noção de número, motricidade fina com o recorte e colagem de materiais diversos, motricidade global com a imitação do tipo de locomoção dos diferentes animais representados.

Todas as crianças participaram nos diferentes momentos do projecto e penso que foi um momento muito rico quer para mim, quer para o grupo.

Sem comentários: