domingo, 31 de maio de 2009

Preparativos para o Dia Mundial da Criança

A semana que passou foi dedicada à preparação do dia mundial da criança. Será um dia de festa para as nossas crianças mas é necessário sensibilizá-las para a razão da existência deste dia e que todas as crianças do mundo têm o direito a festejá-lo, o que, infelizmente, nem sempre acontece.
Logo na segunda-feira, quando marcamos a presença, demos conta que o mês de Junho estava a proximar-se e logo no dia 1 festejava-se o Dia da Criança. Assim relembramos o trabalho realizado no ano anterior. Fomos buscar à caixa dos nossos registos os Direitos das Crianças. Aos que nãoo tinham frequentado o J.I. contei-lhes como surgiram estes direitos. Após a 2ª guerra Mundial, em muitos países do Mundo, as condições de vida pioraram. Muitas crianças tinham fome, as condições de vida eram muito más e com a guerra muitos meninos ficaram sem família. Os pais foram obrigados a pôr os filhos a trabalhar para ajudar ao sustento. Assim em 1946 a ONU, criou a UNICEF, mas mesmo assim muitos países não estavam interessados nos direitos das crianças. Assim, em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas a criação de um dia dedicado às crianças do mundo. E assim , o dia foi comemorado, pela primeira vez, a 1 de Junho desse ano. Com a sua criação deste dia, os estados membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração, crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. Só nove anos depois, a 20 de Novembro de 1959, os direitos das crianças passaram para o papel e várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança”.

Após esta sensibilização li-lhes um livro do Tood, " A Paz", em que ele conta o que é para ela a Paz. Tal como o Tood os meus meninos conversaram sobre 0 tema, referindo o que é para eles a Paz. Registaram e agora poderão ver o trabalho realizado.







É através de histórias, que muitas vezes motivo o meu grupo para alguns projectos. Com a história "meninos de todas as cores", de Luisa Ducla Soares, sensibilizei-os para a existência de meninos de várias raças: Era uma vez um menino branco; gosta de ser branco como o leite saboroso, como a neve branca tão linda, como o açucar tão doce. Este resolve fazer uma viagem onde conhece meninos de outras cores: pretos, amarelos vermelhos e tal como ele, gostam da cor da sua pele pois também se parecem com coisas boas que existem no mundo. No fim o menino branco chega à conclusão que apesar de diferentes, as crianças têm coisas em comum: gostam de brincar e de ser felizes junto da sua família e amigos. Após o registo da história, perguntei-lhes e fui registando, para depois colocar no placarde das escadas, o que é que desejavam para os meninos que tinham desenhado. As respostas podem ser lidas no referido placarde. Este grupo é solidário e preocupado com o bem estar dos outros.






Sem comentários: