domingo, 31 de maio de 2009

Preparativos para o Dia Mundial da Criança

A semana que passou foi dedicada à preparação do dia mundial da criança. Será um dia de festa para as nossas crianças mas é necessário sensibilizá-las para a razão da existência deste dia e que todas as crianças do mundo têm o direito a festejá-lo, o que, infelizmente, nem sempre acontece.
Logo na segunda-feira, quando marcamos a presença, demos conta que o mês de Junho estava a proximar-se e logo no dia 1 festejava-se o Dia da Criança. Assim relembramos o trabalho realizado no ano anterior. Fomos buscar à caixa dos nossos registos os Direitos das Crianças. Aos que nãoo tinham frequentado o J.I. contei-lhes como surgiram estes direitos. Após a 2ª guerra Mundial, em muitos países do Mundo, as condições de vida pioraram. Muitas crianças tinham fome, as condições de vida eram muito más e com a guerra muitos meninos ficaram sem família. Os pais foram obrigados a pôr os filhos a trabalhar para ajudar ao sustento. Assim em 1946 a ONU, criou a UNICEF, mas mesmo assim muitos países não estavam interessados nos direitos das crianças. Assim, em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas a criação de um dia dedicado às crianças do mundo. E assim , o dia foi comemorado, pela primeira vez, a 1 de Junho desse ano. Com a sua criação deste dia, os estados membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração, crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. Só nove anos depois, a 20 de Novembro de 1959, os direitos das crianças passaram para o papel e várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança”.

Após esta sensibilização li-lhes um livro do Tood, " A Paz", em que ele conta o que é para ela a Paz. Tal como o Tood os meus meninos conversaram sobre 0 tema, referindo o que é para eles a Paz. Registaram e agora poderão ver o trabalho realizado.







É através de histórias, que muitas vezes motivo o meu grupo para alguns projectos. Com a história "meninos de todas as cores", de Luisa Ducla Soares, sensibilizei-os para a existência de meninos de várias raças: Era uma vez um menino branco; gosta de ser branco como o leite saboroso, como a neve branca tão linda, como o açucar tão doce. Este resolve fazer uma viagem onde conhece meninos de outras cores: pretos, amarelos vermelhos e tal como ele, gostam da cor da sua pele pois também se parecem com coisas boas que existem no mundo. No fim o menino branco chega à conclusão que apesar de diferentes, as crianças têm coisas em comum: gostam de brincar e de ser felizes junto da sua família e amigos. Após o registo da história, perguntei-lhes e fui registando, para depois colocar no placarde das escadas, o que é que desejavam para os meninos que tinham desenhado. As respostas podem ser lidas no referido placarde. Este grupo é solidário e preocupado com o bem estar dos outros.






segunda-feira, 25 de maio de 2009

Visita à Quinta do Moinho



Na sexta-feira foi o dia do nossos passeio anual. Este ano fomos visitar a quinta do Moinho, em Guizande, perto de Braga. Foi um dia inesquecível. Divertimo-nos imenso. Ficamos a conhecer a vida no campo. Da parte da manhã, vimos os animais da quinta: os galos, as galinhas, os pintos, o pavão, os gansos, os patos, os porcos, os leitões, os coelhos e o cavalo. Vimos também uma máquina agricola que junta a palha, uma outra que faz os fardos e embrulha em plástico. A Paula, uma senhora que trabalha na quinta e esteve connosco durante o dia, mostrou-nos o batatal, o campo com os alhos e os alhos franceses, as cenouras, os feijões, os morangueiros, as framboesas, a nespereira e várias qualidades de couves. Depois do almoço, que estava óptimo e que nos soube muito bem, brincamos na relva, pintamos um vaso, onde semeamos salsa, fizemos o jogo da bolacha, o do rebuçado na água e na farinha e andamos a cavalo.



As fotografias são muitas e foi impossivel colocá-las todas, mas já falta pouco para as poderem ter nas vossas mãos...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O coelhinho branco e a formiga rabiga.

Um das actividades do projecto "Plano Nacional de Leitura", é a contagem de histórias. Quase diariamente contamos uma história na nossa sala. Se por acaso não tenho nenhuma preparada e me pedem, lá vou à biblioteca e escolhe-se uma. O "coelhinho branco e a formiga rabiga" já foi contada no inicio do ano e, no ano passado, a biblioteca de Gondomar, veio contá-la em teatro de fantoches. Esta semana voltei a contar esta história pois estou com umas ideias que não posso agora desvendar...vão ter que esperar.

Consegui despertar-lhes o gosto por transportar os registos das histórias do grupo para Powerpoint. Após a contagem desta história, o Luis disse:" Beatriz, vamos fazer a história em Powerpoint". Claro que eu aproveitei logo a ideia. Há sempre um grupo que se oferece, mas eu tenho por obrigação motivar os outros. Assim dividimos as tarefas e toca a trabalhar. Antes de a passar para PowerPoint é preciso montá-la de uma forma harmoniosa e estéticamente rica. Nessa altura, fiquei com um grupo mais pequeno e fizemos a montagem. Foi necessário recortar as imagens e colá-las numa folha de uma cor viva para estas sobressairem. Posteriomente digitalizam-se as imagens, linguagem que o grupo já entende e aplica. O último passo é passar para Powerpoint.
O resultado é aquele que podem observar.

terça-feira, 19 de maio de 2009

O Mundo animal



Tal como disse no post "As borboletas", nas duas últimas semanas, temos andado a trabalhar o tema "o mundo animal" - título do nosso placarde da sala. Após consulta do dossier de animais que temos na sala, da enciclopédia da nossa biblioteca, de sites na internet e o próprio conhecimento das crianças, iniciamos por comparar os vários animais que existem na Natureza. Posteriormente observamos que cada espécie tem caracteristicas próprias e assim começamos a separá-los. Então, eu expliquei-lhes que cada conjunto de animais tem um nome próprio: mamíferos, aves, peixes, répteis, crustáceos, insectos e moluscos. Registamos as caracteristicas de cada conjunto de animais. Na expressão plástica fizemos os diferentes animais usando vários materiais para a sua construção.

O grupo é curioso e tem desejo de saber e compreender, levanta muitas questões, que me obrigam a pesquisar. Foi o caso do Okapi, que eu não conhecia, que agradeço ao pai do Vitor as imagens que me enviou e que foram para o dossier dos animais. Um trabalho deste tipo é uma oportunidade das crianças contactarem com novas situações que são momentos de descoberta e exploração do mundo.

Para além do desenvolvimento do conhecimento do mundo, tivemos oportunidades de desenvolver outras áreas: a linguagem oral, abordagem à escrita (legendavam os animais que iam realizando), a matemática (noção de conjuto, de elementos de um conjunto, subconjunto -nos mamíferos temos os animais domésticos e selvagens), noção de número, motricidade fina com o recorte e colagem de materiais diversos, motricidade global com a imitação do tipo de locomoção dos diferentes animais representados.

Todas as crianças participaram nos diferentes momentos do projecto e penso que foi um momento muito rico quer para mim, quer para o grupo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A colheita!!!


Na hora do recreio fomos apanhar as nossas favas. Não são muitas, mas é o começo. A nossa colheita, como não deu para dividir por todos, vai ficar na escola para a semente. No próximo ano iremos semeá-las. Quem ficou triste foi o meu pai que me deu as sementes e no nosso quintal não deu nada pois os pássaros atacaram a colheita e na escola conseguimos.

Foi um momento de grande alegria. Embora muitas das crianças não estejam habituadas a este tipo de actividade, todas quizeram colaborar. Para descascar foi fácil; o grupo escolhido fez este trabalho num ápice.

As alfaces estão a crescer. Vamos esperar para ver!

sábado, 16 de maio de 2009

As borboletas





A biblioteca da nossa sala, para além de livros de histórias, possui enciclopédias sobre vários temas: o corpo humano, a vida animal, meios de transporte, os países do mundo... Uma das mais procuradas pelo grupo é a enciclopédia sobre a vida animal. Este tema interessa todo o grupo. São muitas as vezes que as crianças vêem ter comigo e fazem-me perguntas sobre as imagens ou pedem-me que eu leia as legendas. Assim, iniciamos um trabalho sobre a vida animal que irá levar algum tempo, pois temos de consultar muitas vezes a Internet para fazer pesquisas, é necessário depois fazer os registos daquilo que pesquisamos. Este trabalho irá ser posteriormente colocado no blog, mas ainda está um pouco atrasado.

Após a história da "lagartinha comilona", surgiu a poesia "As borboletas" de Vinicios de Morais que as crianças rapidamente a aprenderam. Estivemos, com uma nova técnica de expressão plástica, a fazer borboletas. Todo o grupo aderiu com muito entusiasmo à actividade e a admiração com o resultado do trabalho deixava as crianças admiradas e encantadas.

POESIA: AS BORBOLETAS

AS BORBOLETAS BRANCAS E AZUIS
AMARELAS E PRETAS…
BRINCAM NA LUZ.

AS BELAS BORBOLETAS…
BORBOLETAS BRANCAS,
TÃO ALEGRES E FRANCAS…
BORBOLETAS AZUIS,
GOSTAM MUITO DA LUZ…
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS…
E AS PRETAS ENTÃO,
QUE ESCURIDÃO!

Vínicos de Morais

Como crescemos...




Há uns dias lembramos a Beatriz que já há muito tempo que não nos medíamos. Então estivemos a fazer este trabalho, tal como no inicio do outro período. A conclusão a que chegamos é que durante este ano demos, na maioria dos casos, um pulinho bem grande. Pintamos a parte que crescemos e tivemos que alterar a posição das tiras de crescimento.

A vida animal






Esta semana foi vivida de uma forma um pouco diferente do que eu havia programado. Inicialmente pensei que o enfoque seria a sensibilização para a nossa visita à Quinta e às vivências que aí poderemos encontrar, mas não sei bem como, a partir de uma história de um coelhinho , surgiu em conversa diferentes animais, que nada tinham a ver com a quinta, que resolvi dar uma sugestão e fazermos todos uma pesquisa sobre todos os animais que encontrassemos e continuarmos assim, o nosso trabalho que acho que foi muito bem conseguido apesar ainda, um pouco incompleto.



Participei também nestas pesquisas, e fugindo um pouco ao que normalmente fazemos utilizando a Net, utilizamos livros até para que as crianças percebam que os livros são ainda uma grande fonte de informação. Levei para a escola alguns volumes de enciclopédias, de há muitos anos cá em casa, e nem conseguem imaginar o que todos trabalhamos.



Chegamos a importantes conclusões, depois de seleccinonarmos o material recolhido: fizemos conjuntos de mamiferos, peixes, aves, insectos e repteis. Percebemos quais as caracteristicas fundamentais de cada um destes grupos e percebemos ainda que alguns mamiferos vivem na água (golfinho- água salgada), outros podem viver na terra e na água (Hipópotamo- água doce) .



Foi uma semana muito rica em interiorização de informação, dialoguem com os vossos filhos sobre estas imagens. Tenho contudo que tenho um pedido a deixar-lhes aqui: tivemos um pouco de dificuldade em encontrar insectos. Quem durante este fim de semana tiver oportunidade de fazer essa pesquisa e recolha, todos os meninos da Arnaldina ficarão muito gratos, porque asssim finalizaremos este tema duma forma mais rica, e com a participação de todos.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Europa em que vivemos



Cada vez mais as nossas crianças estão inseridas numa sociedade multicultural, razão pela qual, uma das nossas funções, é fazer com que cada um de nós saiba respeitar os outros com todas as suas caracteristicas relativas aos seus hábitos, lingua e costumes.

Pretendi que as crianças conhecessem os países em que se divide este Continente , sobretudo os que lhe são mais próximos, as suas bandeiras, e percebermos que dentro deste Continente, existe uma Comunidade formada por 27 Países, A Comunidade Europeia, à qual Portugal pertence e que se juntaram para se auxiliarem mutuamente. Por isso mesmo, aprendemos o Hino da Comunidade para entendermos que todos em conjunto com os nossos Amigos Europeus, conseguiremos viver muito melhor, não nos isolando, aqui neste nosso cantinho, imaginando que o Mundo que nos rodeia, não existe.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Pinto Careca

Mais uma história contada esta semana e ilustrada pelos vossos filhos.
Vão vê-la em primeira mão, pois acabei agora a realização do PowerPoint.
Não é necessário mais palavras... Deliciem-se com o trabalho destes meninos.

sábado, 9 de maio de 2009

A Matemática e as Bandeiras da Europa


Depois de muito termos jogado com o puzzle da europa , resolvemos contar as bandeiras dos respectivos paises e seriá-las por cores. Vejam com foi interessante. Reparamos que havia cores comuns a muitas bandeiras e então faziamos conjuntos dessas bandeiras, e contavamos os elementos. Reparem no número de conjuntos que fizemos, sabendo rigorosamente por quantos elementos era cada um deles constituido

dia 9 de Maio "Dia da Europa"






Como europeus e membros da UE que somos, sensibilizei o meu grupo para a importância do conhecimento do Continente onde vivem. Percebemos que a Europa é um conjunto de países possuindo cada um deles linguas, costumes , uma bandeira e um hino próprios,mantendo cada um a sua identidade própria. A UE destina-se a ajudar paises mais pobres, oferece oportunidades para que cidadãos possam viver estudar e trabalhar noutros países; organiza campanhas informativas sobre os cuidados a ter com a saude e sobretudo presta auxilio em conflitos e catástrofes independentemente da raça, da religião ou da cultura dos povos afectados. A UE é é fundamentalmente uma uma organização internacional dedicada a fomentar a integração dos países que a compõem.


Para melhor perceberem toda esta conjuntura, confeccionamos um jogo novo, um puzzle com o mapa da Europa, que muito tem vindo a divertir as crianças.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Os instrumentos musicais


De há uns tempos a esta parte temos andado a fazer um jogo, que nos foi oferecido pela Associação de Pais, com os instrumentos musicais. O jogo possui um CD com os sons dos vários instrumentos e uns cartões com as imagens dos mesmos. As crianças ouvem o som do instrumento e colocam uma ficha no instrumento respectivo.

Não é um jogo nada fácil, pois são muitos instrumentos e com sons muito parecidos. Associamos este jogo há matemática, pois fizemos três conjuntos: os instrumentos de corda, os de sopro e os de percussão. Cada conjunto tem as suas caracteristicas; o conjunto dos instrumentos de cordas o som é produzido pelas cordas, o dos sopro o som é produzido pelo ar e os de percussão o som é produzido pela superficie onde se bate . Cada conjunto tem um determinado número de elementos; o conjunto com mais elementos é o dos instrumentos de percussão.

Na realização do registo, inicialmente as crianças escreveram no computador o nome de cada conjunto de instrumentos, posteriormente desenharam os vários intrumentos e no fim colaram-nos no conjunto respectivo formando o diagrama de Venne.

As crianças aderiram com muito entusiasmo a este jogo e não sendo um jogo nada fácil, como já foi dito, as crianças, na sua maioria, reconhecem o som dos instrumentos e o grupo a que pertencem.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Hoje tivemos uma agradável surpresa...


Os meninos da EB1 da Arroteia que frequentam o 2º ano, que já andaram neste Jardim, na sala da Beatriz, vieram-nos visitar. Foi uma grande alegria para todos, mas então para a nossa Educadora, nem se fala! Nós prometemos à Beatriz que também, um dia, quando andarmos na EB1 também a vimos visitar. Ela estava muito contente porque os seus antigos alunos já lêem muito bem e são uns bons alunos.

A história do Frederico foi a escolhida para mostrarmos aos nossos amigos. Eles gostaram muito e também nos disseram que somos um grupo que trabalha muito e com muito empenho.

Para o ano, muitos de nós, vão para a escola da Arroteia e vai ser muito bom, mas viremos sempre visitar o nosso Jardim, onde passamos momentos de muita alegria e de muito trabalho.

Até parece que já nos estamos a despedir, mas é mentira... ainda falta algum tempo...mas a saudade já espreita...

terça-feira, 5 de maio de 2009

A festa da Mãe






Finalmente chegou o grande dia, o dia para o qual este grupo tanto tinha trabalhado . Podemos dizer, que todas as mães abdicaram dos seus afezeres profissionais para estarem presentes ( ou fizeram-se representar pelas avós) e viverem com os seus filhos estes momentos de tanta ternura. Foi uma festinha muito simples, tão simples quanto estas crianças, mas cheia de calor humano. Todos felizes entregaram os seus presentes, e em trocam receberam muitos beijinhos.



A todas as Mães tenho que agradecer o empenhamento e a presença.

A poesia pra a mãe



Para a recepção às nossas mães preparamos uma poesia e uma
canção. Tanto uma como outra eram muito fáceis de interiorizar, mas tinham um conteudo muito "sentido". Não pretendo nestes dias trabalhos sofisticados, mas sentir a alegria e emoção que ia em cada coração daquelas mães, estampados nos rostos e até em algumas lagrimitas marotas, mas de alegria e orgulhosas dos seus "rebentos"..As crianças propuseram fazer o registo da poesia, que ocupou um placard da sala, mas que foi completado pelas mães com as estrelas que estes foram buscar ao céu para oferecer a cada uma a das suas mães

Preparação do dia da Mãe


Sempre que sugerimos às nossas crianças a preparação da festa do dia da Mãe, surge logo uma grande excitação e todos dão muitas ideias para concretizarmos este dia.

Este ano, resolvemos viver de forma um pouco diferente este dia. Começamos por pensar numa mãe com o seu filho ao colo. O que gostaria a criança de dizer à mãe, e esta que cuidados deveria ter para com ele, para que fosse verdadeiramente feliz?!! Durante estes diálogos fiquei deveras surpreendida com tudo o que este grupo me transmitiu, não só a mim, mas a todas as Mães que tiveram oportunidade de ler tudo o que os seus filhos sentiam.

Não contentes com a criação deste trabalho, quiseram ainda representar a mãe e cada um delas e o que mais gostam de fazer quando estão juntos. Foi um trabalho em que todos se empenharam com grande entusiasmo e alegria.

A Lagartinha muito comilona




"A Lagartinha muito comilona" é uma história muito simples, da editora KalandraKa, com livros muito interessantes e com imagens expressivas e fáceis de ser compreendidas por crianças desta idade. Aconselho vivamente os livros desta editora que se vendem na Fnac e na Bertrand.


Através desta história puderam perceber o ciclo da vida das borboleta e melhor interiorizar a sequência dos dias da semana.


Um grupo quiz fazer o registo da historia e fazer o livro para a nossa biblioteca.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A festa do dia da Mãe

Finalmente chegou o grande dia! Agora já podemos mostrar às nossas famílias como vivemos estes dias no nosso Jardim. São muitas as fotografias! Para ser mais fácil vamos fazer vários Slideshow.


No primeiro podemos ver a construção da árvore da Primavera onde colocamaos o desenho das nossas mães e as nossas frases sobre a mesma. Aqui também mostramos o registo da canção.






No slide abaixo podemos ver a confecção do papel de embrulho e dos convites.








Neste último vamos ver o dia de hoje. Não são necessários comentários!!! Os vossos filhos estavam muito contentes e com muito juizo para que tudo estivesse muito bem. Esforçaram-se e estão de parabéns. Estes momentos não serão esquecidos pelos nossos meninos.



A nossa horta


Pensavam que a horta tinha desaparecido? Nem pensar! As favas estão enormes, quase prontas para as apanhar e as alfaces já estão grandinhas e hoje fomos plantá-las. Como estavam muito juntas para crescer, separamo-las colocando-as mais separadamente para poderem crescer.

domingo, 3 de maio de 2009

O 1º de Maio




Na quinta-feira, de manhã, no acolhimento, várias crianças disseram que no dia seguinte não havia escola, era feriado. Mas que feriado? É o dia do trabalhador. Então eu questionei-os sobre esta data, porque é que haveria um dia dedicado aos trabalhadores. Assim contei-lhes uma história verdadeira, como eu lhes costumo disser, a razão do aparecimento deste dia. Iniciei por lhes dizer que há muitos anos não havia fábricas, os produtos eram manufacturados, ou seja, feitos com as mãos, e depois eram vendidos, nas feiras, pelas pessoas que os fabricavam. Mais tarde começaram a aparecer as primeiras fábricas e muitos dos trabalhadores ficaram sem emprego, pois eram as máquinas que fabricavam os produtos. As condições de trabalho eram muito más, trabalhava-se muitas horas, sem direito a férias, ao descanso semanal e à reforma na velhice. Então, nos Estados Unidos, houve uma grande manifestação em que a polícia teve de intervir e foram muito maus e violentos. Assim a partir dessa data, 1886, em todos os 1º de Maio os trabalhadores festejam e recordam os seus colegas que naquela altura lutaram por melhores condições de trabalho. Quando é uma história verdadeira a curiosidade e a atenção é diferente. Após várias perguntas e às minhas respostas sempre adaptadas à idade, começamos a falar das várias profissões que existem e tentei transmitir-lhes que todas elas são importantes e necessárias. Então cada um começou a falar sobre as profissões dos seus familiares. Numa fase posterior cada criança registou a profissão que gostaria de ter quando for grande. Estes trabalhos estão a vossa disposição neste post.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Os aniversariantes de Abril



Para todos os que festejaram anos este mês um grande beijinho. A Rita, o Luis E o João no próximo ano já estarão na escola do 1º ciclo e por isso para eles um chi muito apertado e especial, e sobretudo muito juizo. Para o Vitor Hugo, que completou quatro anos , ainda vamos ter oportunidade de juntos voltarmos a festejar o seu próximo aniversário, mas por isso também parabéns e muitos beijinhos

Os futuros trabalhadores


O dia a dia do J. I. baseia-se muito nas vivências de cada um de nós, e sobretudo dos Pais. Esta semana haveria menos um dia de Escola porque o dia 1 de Maio é feriado. Porquê? Achei por bem, explicar por bem ao meu grupo a razão porque este dia foi instituido. Referimos que hoje se festeja o facto das pessoas terem direito a exercer a sua profissão. Para vivenciarmos e melhor percerbermos este dia, vimos um pequeno powerpoint a partir do qual refletimos acerca do facto de os trabalhos poderem ser realizados por homens e mulheres, e cada profissão deve ser respeitada, sobretudo pela dignidade humana de quem a exerce.

Observamos também várias imagens de profissões, percebemos porque cada uma delas é importante para nós, dialogamos sobre as profissões dos Pais, e pensamos sobre as profissões que cada um dos elementos do meu grupo gostaria de exercer quando fosse grande.

Depois de cada um ter dito à Arnaldina os sonhos profissionais, partimos para o registo, e elaboramos um painel do 1º de Maio diferente: "Os nossos futuros trabalhadores", e acreditem daqui a alguns anos vamos ter profissionais de "Excelência", ou não sejam estes os "nossos" meninos"