quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
sábado, 21 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
O jogo dos palhaços
Ontem a Luisa levou um jogo com palhaços muito giro. Estivemos com ela a pintar palhaços mas de cores diferentes: o fato era azul, amarelo, verde ou vermelho, mudando a cor dos sapatos, do nariz, do chapéu e da boca. Pintamos muitos palhaços. Hoje estivemos a jogar, da parte da tarde, com a Beatriz. Ela escolhia um palhaço e nomeava as suas características e no fim escolhia o menino que devia adivinhar qual era o palhaço. Nós tinhamos de estar muito concentrados e atentos para responder à Beatriz, pois não sabiamos quem era o escolhido. Mas como somos muito crescidos acertamos todos e não pensem que o jogo era assim tão fácil...tinhamos de adivinhar o palhaço no meio de muitooooos.........
O Palhaço geométrico
Era uma vez um círculo grande que vivia no Jardim das Formas Geométricas, mas sentia-se muito triste e só. Um dia cansado de não fazer nada começou a chorar. Perto dele viviam outros dois círculos que costumavam brincar juntos, e ao ouvir alguém chorar, resolveram procurar quem estaria assim tão triste.
Ah! exclamam admirados: - Olha um círculo como nós, mas maior.
-Oh Amigo, precisa de ajuda?
-Nem queiram saber, se preciso, claro que preciso. Não sei o que hei-de fazer, estou para aqui, ninguém quer saber de mim.
-Não diga isso, que não é nada verdade. Cá estamos nós para ajudar. Vamos dar um salto e vamos ficar sempre contigo e seremos os teus olhos, disseram os círculos pequeninos.
-Mesmo assim, ainda estou triste, só tenho olhos, e continuo a chorar.
Também por ali brincava um quadrado que preocupado com o choro que ouvia, logo tentou ajudar, e ao ver o circulo grande tão triste perguntou:
-Que se passa? Porque choras tu?
-Oh então tu não percebes? Só tenho olhos, respondeu o circulo grande.
-Ai é por isso que estás tão triste? Não te preocupes que eu fico todo contente por te ajudar. Queres que eu seja o teu nariz?, perguntou o quadrado
- Estás a brincar? , disse o o círculo.
-Não é a sério, até vais conseguir respirar e tudo..., disse o quadrado
-Pois, mas ainda me falta a boca. Até aqui percebes-me só pela expressão do meu olhar, mas do que eu gostava era de falar mesmo de verdade.
Parecia magia, se calhar era por ser Carnaval. Por ali passava também um rectângulo todo vaidoso, com os seus quatro lados, iguais dois a dois e disse:
-Pareceu-me ouvir alguém dizer que precisava de uma boca?!! Pois cá estou eu prontinho para me transformar eu boca. Quem quer?
-Quero eu, quero eu, disse logo o círculo grande, e logo rectângulo se transformou numa grande boca.
Mas ainda não estava contente, sentia que lhe faltava alguma coisa. Seria o cabelo?Contente por já ter encontrado tantos amigos, olhou em redor e viu umas outras formas ainda desconhecidas andarem por ali pelo jardim a passear.
-Oh amigos; quem são vocês, que ainda não vos conheço? perguntou
-Nós somos os triângulos, porquê, precisas de nós para alguma coisa?
-Claro que sim, disse logo o nosso amigo Círculo, não querem ser o meu cabelo?
-O teu cabelo...olha até devia ser engraçado, passear na tua cabeça, andar ao vento. Conta connosco. Vamos já colarmo-nos à tua cabeça.
Contentes foram todos passear pelo jardim das Formas. Estava um dia bonito, cheio de sol, quentinho...até que de repente o quadrado nariz começou a espirrar: Atchim...atchim,
-Ah estou constipado, disse o círculo, que já não era círculo, mas uma cara...e agora?
-Agora, olha, cá estou para te ajudar, disse um triângulo grande. Queres que seja o teu chapéu para te proteger do sol?
-Que bom, tantos amigos, agora já posso continuar o meu passeio aqui pelo jardim, até parece que tenho cara de uma pessoa.
Continuaram o seu passeio lá pelo seu Jardim, eis senão quando de repente, viram uma loja que na montra tinha um espelho. Admirado, parou e disse: Ah!!!!!olha que giro que eu sou. Afinal sou um Palhaço, mas um Palhaço especial: sou o Palhaço Geométrico.
De dentro da montra ouviram-se ainda umas vozes que lhe perguntaram:
- Queres ficar ainda mais bonito? Pois bem. Vamos fazer-te uma surpresa. Fecha os olhos. Da montra saltaram dois triângulos e um círculo, juntaram-se, formaram um bonito laçarote, e então sim o nosso Palhaço Geométrico passou a ser O Palhaço Geométrico Vaidoso.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
O livro de Poemas

Assim as crianças têm oportunidade de ver os trabalhos dos colegas de outras escolas e mesmo aprender com eles.


Bom dia
Ás seis da manhã
Canta o galo gordo
Aparece o sol
E depois acordo
Lavo bem os dentes
Digo olá aos gatos
Visto-me depressa
Calço os meus sapatos
O pequeno-almoço
Já está na cozinha
Leite como eu gosto
Pão com manteiguinha
Já entro na escola
Cheio de alegria
Vou-me divertir "Bom-dia, bom-dia"
sábado, 14 de fevereiro de 2009
A melhor camisola do Mundo
Na quinta-feira tivemos a visita da Margarida, que mais uma vez, nos veio contar uma história de dois irmãos ursinhos e de uma camisola às riscas que para o irmão mais velho era a melhor camisola do mundo. Para a semana mostraremos o livro que vamos realizar.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Eli, a Elefante bébé.





Eli, era uma elefante muito engraçada e muito meiguinha, tal e qual como a sua grande amiga Alice. Passava-se no continente africano e é uma história sobre o valor da amizade. Hoje estivemos a ver no atlas onde fica este continente e a Beatriz esteve a falar-nos sobre África, os seus habitantes e os animais que existem nas savanas. Recontamos a história e sabem que estivemos com muita atenção, mais que a Beatriz, pois esta já não se lembrava de algumas partes e foi preciso relembrá-la.
Amanhã vamos fazer um trabalho sobre a história que depois colocaremos no blog.
Olha o Circo! Vem ao Circo!

A sessão vai começaer
Três palhaços engraçados
Bem depressa vão entrar
O 1º é o Dádá
O 2º é o Dédé
O 3º é o Didi
Paratchipum, paratchipum, paratchipum
Foi com esta canção muito engraçada e com muito ritmo que iniciamos o nosso projecto do Carnaval. Após uma conversa no acolhimento sobre o tema, iniciamos por falarmos sobre o circo e os artistas que aí trabalham. Decidimos fazer um Circo que o colocamos na Biblioteca e desenhamos vários palhaços, uns estão junto ao circo, os outros iremos colocar no placarde das escadas. Utilizamos váris técnicas e materiais para a sua confecção e como podem ver estão a ficar muito giros!
Subscrever:
Mensagens (Atom)