sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O nosso Quadro das Actividades

Há quinze dias foi introduzido o Quadro de Actividades, onde as crianças registam diariamente a área da sala para onde querem ir trabalhar. Este quadro consiste numa tabela de dupla entrada, onde na parte superior estão as diferentes áreas de actividades , do lado esquerdo os dias da semana identificados pelas mesmas cores utilizadas no quadro das presenças. As crianças, sempre que vão para uma actividade, colocam o seu nome na intersecção da coluna da actividade com a linha do dia. Existe uma caixa com 25 envelopes, um de cada criança, com o respectivo nome.
Quinzenalmente, à sexta à tarde, preenchem um gráfico de barras tal com aparece nas fotografias (do lado esquerdo os números de 1 a 10, representando o número de vezes que fizeram a actividade e, na parte inferior, as diferentes actividades, cada uma com a sua cor, escolhida pelas crianças. Estas deverão pintar tantos rectângulos quantas as vezes que foram para a actividade).
Este gráfico é importante para que as crianças se possam aperceber quais as áreas de actividade que procuram mais e menos. Assim na próxima semana terão de fazer um esforço para trabalhar nas áreas menos procuradas, mas que também são importantes.
Esta semana as actividades ainda não tinham cores. No gráfico, o nome das actividades estava colocado pela mesma ordem em que estão no Quadro das Actividades mas, com uma grande parte das crianças, não resultou. Assim optamos por colocar cores nas actividades. As cores foram escolhidas pelo grupo.



Sem comentários: