Durante esta semana, vivemos as nossas actividades de uma forma um pouco diferente. Era a semana do halloween e as crianças são solicitadas para a vivência deste tema, pelo meio que as rodeia: as montras do comércio, a publicidade,.... fugindo durante algum tempo da realidade, partindo ao encontro do mundo da magia e da fantasia. Na semana anterior, tinhamos "trabalhado" a história da "Pequena Sereia" que os encantou. Indo de encontro ao fascínio desse mundo do fundo do mar, e às personagens que aí vivem, partimos á descoberta das máscaras estabelecendo a ponte para a temática desta semana. De acordo com a bruxa dessa história, algumas crianças confeccionaram a bruxa Ursula, o polvo, outras os peixinhos, mas quem não quis as máscaras relativas a esse conto, seleccionou as mais comuns desta época, como as abóboras e até os amigos das bruxas, os gatos. De tudo, um pouco. Durante estes dias debruçamo-nos ainda sobre contos, como a Vassoura mágica, a Bruxa Mimi e uma lenga-lenga a "Uma Casa muito estranha". Par finalizarmos esta temática resolvemos organizar um pequeno convivio, em ambiente bem propício a este dia, convidando os Meninos da sala da Educadora Beatriz, a visualizarem um conto "O FEITIÇO DA BIRRA", que achava engraçado que os meninos aí em casa o recontassem.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
As nossas máscaras do Halloween
Como vivemos esta semana
Esta semana foi dedicada ao Hallowen. Apesar desta tradição ser importada, todas as crianças e até alguns adultos vivem intensamente. Foi o que aconteceu no nosso Jardim de Infância. Foram várias histórias, poesias e os trabalhos de expressão plástica como a confecção das máscaras. Hoje terminamos com uma actividade conjunta das duas salas onde podemos ver o trabalho realizado pelas ambas.
As fotograias postas no post mostram todo o trabalho desta semana.
A Cátia e a Inês estão de parabéns...
Esta semana a Cátia completou 6 anos e a Inês fez 4 anos. Tal como com todas as crianças da sala, este dia não passou despercebido. Nestas idades, o dia de anos é uma data muito importante, por isso é sempre festejado com muita alegria. Parabéns para as duas meninas!
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
A nossa compota de abóbora
"Numa casa muito estranha"
A nossa compota de Abóbora
A Mãe de nosso amigo David, trouxe para a nossa escola uma abóbora e açúcar. Foi uma surpresa muito agradável, e logo deitamos mãos à obra. Durante esta semana, em que tanto temos falado em abóboras e bruxas, porque não, apesar de não termos um caldeirão, nem nenhuma punção mágica, não confeccionarmos um doce a que acrescentamos até, uns paus de perlimpimpim (a canela)?!!
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
O Aniversário do David
terça-feira, 27 de outubro de 2009
O nosso corpo
sábado, 24 de outubro de 2009
A Vila Urbana veio visitar-nos...
Hoje vai haver uma surpresa! - disse-nos a Beatriz logo de manhã quando chegamos à sala
O que é? - perguntamos todos
Se é surpresa não se pode dizer - diz a Cátia Pascoal.
E assim ninguém "matou" a nossa curiosidade. De tarde, entra-nos pela sala dentro, um rapaz, o Vitor, vindo de muito longe..., de Setúbal..., uma terra perto de Lisboa, que nos traz a tal surpresa... os palhaços. Ele e os seus amigos pertenciam a uma escola de palhaços e vieram ensinar-nos a arte dos palhaços. Foi uma tarde muito divertida, onde aprendemos a fazer as habilidades dos palhaços. Mas para sermos verdadeiros palhaços, pintaram-nos um nariz de palhaços e, no fim, como conseguimos fazer tudo muito bem, tivemos um certificado e um chupa-chupa.
Gostamos muito de receber estes nossos amigos, que apesar de serem diferentes, conseguem ser felizes e transmitir essa felicidade aos outros.
Parabéns à Vila Urbana pelo trabalho que vêem realizando ao longo dos anos.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
As nossas pastas dos trabalhos
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
A Visita dos Amigos da Vila Urbana
Fomos hoje surpreendidos pela visita de uns Palhaços muito divertidos que fizeram connosco grandes palhaçadas. Imitaram animais, profissões, e tivemos a tarefa dificil de adivinhar, a mimica utilizada, mas conseguimos....Cantamos, imitamos diferentes movimentos de meios de transporte, transformamo-nos em Palhaços, divertimo-nos imenso e ainda tivemos direito a chupas-chupas e balões. Vamos fazer o registo da vossa visita, para não nos esquecermos deste dia. Obrigado Amigos. Voltem sempre ofereceram-nos uma tarde bem divertida.
Quem és tu?
Ao longo destes dias descobrimos que as nossas mãos e os nossos dedos conseguem ser grandes "adivinhos". Imaginem que conseguimos fazer um jogo, que tendo os olhos vendados, as nossas mãos e os nossos dedos ao tactearem a cabeça, a cara, as orelhas, as bochechas, e até todo o corpo, conseguiam descobrir qual o amigo que estava à nossa frente. Todos participaram no jogo e uma grande percentagem de crianças atingiu este objectivo. Quando não conseguido, o elemento do grupo que deveria ser descoberto, dizia uma frase e pela voz ( percepção auditiva) conseguiamos descobrir quem era o amigo. Foi também uma actividade que manteve o grupo muito atento e partcipativo.
Vamos continuar a jogar com o sentido do Tacto
Esta semana após termos escutado atentamente a história da "Pequena Sereia", partimos à descoberta de novas aventuras: descobrimos que o nosso corpo, é bem diferente dos animais que povoam as águas dos mares, e por isso sabemos já que o nosso corpo tem uma designação especial, chama-se corpo humano e reconhcemos as suas partes constituintes (cabeça, tronco e membros) e a nossa identidade sexual.
domingo, 18 de outubro de 2009
Dia da alimentação
Finalmente chegou o grande dia. Logo de manhã, as crianças entraram na sala com as laranjas nas mãos para fazermos e bebermos o suminho de laranja. Após cantarmos os bons-dias recolhemos todo o material que precisavamos para a actividade. "São muitas laranjas, Beatriz". eram muitas, então resovemos pesá-las e depois contá-las. Foram muitas as observações registadas por mim durante esta actividade.
- Pesamos 6 vezes 1 quilo, então são muitos quilos (enquanto se pesava eu escrevia o número 1 num papel ) - disse o Cristiano
- Vamos contar os 1 da Beatriz - disse a Sara
-Então são 6 quilos - comentaram alguns meninos.
A brincar também se aprende...
Todos quiseram participar na actividade e à hora do lanche tinhamos o sumo pronto para acompanhar o lanche trazido de casa. E qual foi a minha alegria quando vi que a maioria dos meninos e meninas traziam o pãozinho com manteiga, como eu tinha pedido no dia anterior. Espero que assim continue daqui para a frente.
Agora querem ver os nossos registos? Os mais velhos fizeram um registo individual e os mais novos registaram colectivamente utilizando a pintura.
E assim chegou o tão esperado dia 16...O Dia do nosso Sumo
Pictograma - As vitaminas
O Pictograma é uma forma de registo em que algumas palavras são substituidas por imagens.
Esta canção prestava-se para esta actividade. Após o seu registo as crianças conseguiram "ler" a mensagem escrita.
Uma actividade de matemática com os frutos
Após a aprendizagem da canção "As vitaminas", estivemos a ver as cores , os tamanhos e as formas dos frutos. Reparamos que estes têm formas, cores e tamanhos diferentes. Então resolvemos agrupá-los por cores. Posteriormente copiaram o nome dos frutos.Para algumas crianças basta somente eu dizer as letras e elas escrevem. Eis o resultado do nosso trabalho!
As crianças, a partir das vivências do dia-a-dia, vão espontâneamente construindo noções matemáticas. Cabe ao educador, a partir das situações do quotidiano apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, intencionalizando momentos de consolidação e sistematização destas noções. Com esta actividade de classificação, as crianças formaram conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido:a cor
Somos uns Pequenos artistas
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"
Já dizia o poeta «mudam-se os tempos, mudam-se as vontades». Pura verdade! A rotina diária mudou, a oferta de alimentos e, por conseguinte, os apetites também.
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica, criada pelos portugueses na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que nos ajuda a melhor escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
O seu símbolo, tal como o nome indica, é em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos; os chamados grupos de alimentos
Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, esta representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros.
De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada
Fonte:www.consumidor.pt
As nossas mãos são mágicas
Brochuras/ Adivinha
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Semana da Alimentação
Esta semana vai ser dedicada à alimentação, por isso é natural que, os pais, em casa, sejam bombardeados com este assunto. De certeza que vão começar a "exgir" algumas mudanças nos hábitos. Será muito bom sinal.
Iniciamos o trabalho com a visualização desta história em powerpoint construida por mim, que lhes faculto para que possam perceber o trabalho que estou a realizar.
O post abaixo é o registo realizada pelo grupo.
Iremos dando mais novidades durante a semana.
sábado, 10 de outubro de 2009
O nosso Quadro dos Aniversários
Durante esta semana, visualizamos o filme do sr. Ano. Era um senhor que tinha 12 filhos que viviam em 4 casas diferentes : A Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. Todos eles tinham também nomes diferentes: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril…..como todos já sabemos. Mas nós fizemos uma descoberta. Descobrimos que estes Senhores todos juntos formam o Calendário. No dia do nosso aniversário, temos uma janela com a nossa fotografia, para percebermos muito bem em que dia do Mês e em que Estação do Ano, somos aniversariantes
A Arnaldina construiu também quatro casinhas: a das crianças que completam 3 anos, 4anos, 5anos e até 6 anos, o que vai acontecer a alguns de nós, que para o próximo ano lectivo, já vamos para o 1º Ciclo. Em cada uma destas casinhas, e à medida que festejamos o nosso aniversário, cada um pinta a sua flor, cujo centro é a nossa fotografia, reutilizando uma garrafa de água pequena, e estando assim a contribuir para a preservação da natureza. Passamos então a ser as verdadeiras flores dos jardins destas casinhas. Após a afixação do mesmo, juntamo-nos, observamos bem o Quadro dos Aniversários, a forma como estão distribuídas as estações do Ano e os Meses, e todos contentes por finalizarmos mais uma tarefa cantamos todos juntos a canção das Estações do Ano.