sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
A nossa compota de abóbora
"Numa casa muito estranha"
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Vamos continuar a jogar com o sentido do Tacto
Esta semana após termos escutado atentamente a história da "Pequena Sereia", partimos à descoberta de novas aventuras: descobrimos que o nosso corpo, é bem diferente dos animais que povoam as águas dos mares, e por isso sabemos já que o nosso corpo tem uma designação especial, chama-se corpo humano e reconhcemos as suas partes constituintes (cabeça, tronco e membros) e a nossa identidade sexual.
domingo, 18 de outubro de 2009
E assim chegou o tão esperado dia 16...O Dia do nosso Sumo
Pictograma - As vitaminas
O Pictograma é uma forma de registo em que algumas palavras são substituidas por imagens.
Esta canção prestava-se para esta actividade. Após o seu registo as crianças conseguiram "ler" a mensagem escrita.
Uma actividade de matemática com os frutos
Após a aprendizagem da canção "As vitaminas", estivemos a ver as cores , os tamanhos e as formas dos frutos. Reparamos que estes têm formas, cores e tamanhos diferentes. Então resolvemos agrupá-los por cores. Posteriormente copiaram o nome dos frutos.Para algumas crianças basta somente eu dizer as letras e elas escrevem. Eis o resultado do nosso trabalho!
As crianças, a partir das vivências do dia-a-dia, vão espontâneamente construindo noções matemáticas. Cabe ao educador, a partir das situações do quotidiano apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, intencionalizando momentos de consolidação e sistematização destas noções. Com esta actividade de classificação, as crianças formaram conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido:a cor
Somos uns Pequenos artistas
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"
Já dizia o poeta «mudam-se os tempos, mudam-se as vontades». Pura verdade! A rotina diária mudou, a oferta de alimentos e, por conseguinte, os apetites também.
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica, criada pelos portugueses na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que nos ajuda a melhor escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
O seu símbolo, tal como o nome indica, é em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos; os chamados grupos de alimentos
Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, esta representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros.
De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada
Fonte:www.consumidor.pt
As nossas mãos são mágicas
Brochuras/ Adivinha
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Semana da Alimentação
Esta semana vai ser dedicada à alimentação, por isso é natural que, os pais, em casa, sejam bombardeados com este assunto. De certeza que vão começar a "exgir" algumas mudanças nos hábitos. Será muito bom sinal.
Iniciamos o trabalho com a visualização desta história em powerpoint construida por mim, que lhes faculto para que possam perceber o trabalho que estou a realizar.
O post abaixo é o registo realizada pelo grupo.
Iremos dando mais novidades durante a semana.
sábado, 10 de outubro de 2009
O nosso Quadro dos Aniversários
Durante esta semana, visualizamos o filme do sr. Ano. Era um senhor que tinha 12 filhos que viviam em 4 casas diferentes : A Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. Todos eles tinham também nomes diferentes: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril…..como todos já sabemos. Mas nós fizemos uma descoberta. Descobrimos que estes Senhores todos juntos formam o Calendário. No dia do nosso aniversário, temos uma janela com a nossa fotografia, para percebermos muito bem em que dia do Mês e em que Estação do Ano, somos aniversariantes
A Arnaldina construiu também quatro casinhas: a das crianças que completam 3 anos, 4anos, 5anos e até 6 anos, o que vai acontecer a alguns de nós, que para o próximo ano lectivo, já vamos para o 1º Ciclo. Em cada uma destas casinhas, e à medida que festejamos o nosso aniversário, cada um pinta a sua flor, cujo centro é a nossa fotografia, reutilizando uma garrafa de água pequena, e estando assim a contribuir para a preservação da natureza. Passamos então a ser as verdadeiras flores dos jardins destas casinhas. Após a afixação do mesmo, juntamo-nos, observamos bem o Quadro dos Aniversários, a forma como estão distribuídas as estações do Ano e os Meses, e todos contentes por finalizarmos mais uma tarefa cantamos todos juntos a canção das Estações do Ano.