sexta-feira, 30 de outubro de 2009

As nossas máscaras do Halloween






Durante esta semana, vivemos as nossas actividades de uma forma um pouco diferente. Era a semana do halloween e as crianças são solicitadas para a vivência deste tema, pelo meio que as rodeia: as montras do comércio, a publicidade,.... fugindo durante algum tempo da realidade, partindo ao encontro do mundo da magia e da fantasia. Na semana anterior, tinhamos "trabalhado" a história da "Pequena Sereia" que os encantou. Indo de encontro ao fascínio desse mundo do fundo do mar, e às personagens que aí vivem, partimos á descoberta das máscaras estabelecendo a ponte para a temática desta semana. De acordo com a bruxa dessa história, algumas crianças confeccionaram a bruxa Ursula, o polvo, outras os peixinhos, mas quem não quis as máscaras relativas a esse conto, seleccionou as mais comuns desta época, como as abóboras e até os amigos das bruxas, os gatos. De tudo, um pouco. Durante estes dias debruçamo-nos ainda sobre contos, como a Vassoura mágica, a Bruxa Mimi e uma lenga-lenga a "Uma Casa muito estranha". Par finalizarmos esta temática resolvemos organizar um pequeno convivio, em ambiente bem propício a este dia, convidando os Meninos da sala da Educadora Beatriz, a visualizarem um conto "O FEITIÇO DA BIRRA", que achava engraçado que os meninos aí em casa o recontassem.

Como vivemos esta semana


Esta semana foi dedicada ao Hallowen. Apesar desta tradição ser importada, todas as crianças e até alguns adultos vivem intensamente. Foi o que aconteceu no nosso Jardim de Infância. Foram várias histórias, poesias e os trabalhos de expressão plástica como a confecção das máscaras. Hoje terminamos com uma actividade conjunta das duas salas onde podemos ver o trabalho realizado pelas ambas.

As fotograias postas no post mostram todo o trabalho desta semana.

A Cátia e a Inês estão de parabéns...




Esta semana a Cátia completou 6 anos e a Inês fez 4 anos. Tal como com todas as crianças da sala, este dia não passou despercebido. Nestas idades, o dia de anos é uma data muito importante, por isso é sempre festejado com muita alegria. Parabéns para as duas meninas!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A nossa compota de abóbora

Hoje estivemos a fazer compota de abóbora. Concerteza, a esta hora, muitos dos que nos estão a ver já a provaram. Espero que tenham gostado, pois foi feita com muito carinho pelos vossos filhos. Deixo aqui umas fotografias para poderem ver como todos trabalham com muito empenho.

"Numa casa muito estranha"

"Numa casa muito estranha", conta-nos a história de uma bruxa muito estranha que só gostava de fazer disparates. Durante a aprendizagem desta história, em verso, divertimo-nos muito e quisemos mostrar aos nossos pais o nosso trabalho. De certeza, como connosco, vão-se divertir muito.

A nossa compota de Abóbora



A Mãe de nosso amigo David, trouxe para a nossa escola uma abóbora e açúcar. Foi uma surpresa muito agradável, e logo deitamos mãos à obra. Durante esta semana, em que tanto temos falado em abóboras e bruxas, porque não, apesar de não termos um caldeirão, nem nenhuma punção mágica, não confeccionarmos um doce a que acrescentamos até, uns paus de perlimpimpim (a canela)?!!


Se assim o pensamos melhor o fizemos, e até levamos o resultado do nosso trabalho para casa: um frasquinho com um pouco de doce para a nossa familia provar. Gostaram?!!! Vai haver mais...


A confecção deste doce permitiu-nos também trabalharmos noções matemáticas de número, quantidade e peso, realizarmos a experiência com o açúcar que nos possibilitou observar o fenómeno da fusão (transformação do açúcar, um sólido, tranformar-se em líquido, e que liquido tão docinho). Começamos assim a transformarmo-nos já em pequenos cientistas.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Aniversário do David






Hoje o David chegou muito contente à escola, e o cas0 não era para menos. Cumpria o seu terceiro aniversário, e pela primeira vez, ia partilhar com muitos amigos esta sua alegria. Todos cantamos ao David os Parabéns e ficamos deliciados com o seu bolo recheado e coberto a chocolate. Ah! e até estava escrito no bolo, o nome David, com pintarolas. Uhm!...foi um óptimo lanche, obrigado David e Parabéns

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O nosso corpo


"O conhecimento e controle progressivo do corpo são um processo que ocupa a criança desde o seu nascimento e é um dos primeiros referenciais para se reconhecer como pessoa. Ao chegar ao Jardim de Infância, a criança já possui alguns conceitos, habilidades e atitudes que lhe permitem dominar cada vez mais o meio que o reodeia: identiica e sabe enumerar algumas das partes principais do seu corpo, discrimina alguma das características mais importantes dos objectos e já assoimila algumas das necessidades básicas do ciorpo, como dormir, comer, etc. A intervenção educativa dever-se-à dirigir no sentido de que a criança seja capaz de identiicar características e qualidades pessoais cada vez mais complexas e pormenorizadas (...) O trabalho da relação da criança com o seu corpo é a chave que permite integrar os dierentes conceitos, procedimentos, e atitudes. Ao avançar no conhecimentoe na manipulação do seu próprio corpo, a criança actualiza e exercita os seus instrumentos cognitivos , afectivos e relacionais à conquista da sua própria identidade. (in Enciclopédia de Educação Infantil).
A motivação para esta actividade foi uma canção com mimica sobre o corpo humano que nos fala nas diferentes partes do corpo e suas funções. Posteriormente contornamos o corpo de uma das crianças da sala e ao mesmo tempo iamos nomeando as diferentes partes do corpo. Vestimos o nosso boneco e escrevemos os nomes das diferentes partes. Fomos buscar ao armário o puzzle do corpo humano e estivemos a montá-lo. Como actividade de consolidação cada criança fez um puzzle, dividido conforme as idades das crianças.
Claro que não acaba por aqui, ao longo do ano, estes conteúdos deverão ser desenvolvidos.

sábado, 24 de outubro de 2009

A Vila Urbana veio visitar-nos...




Hoje vai haver uma surpresa! - disse-nos a Beatriz logo de manhã quando chegamos à sala


O que é? - perguntamos todos


Se é surpresa não se pode dizer - diz a Cátia Pascoal.


E assim ninguém "matou" a nossa curiosidade. De tarde, entra-nos pela sala dentro, um rapaz, o Vitor, vindo de muito longe..., de Setúbal..., uma terra perto de Lisboa, que nos traz a tal surpresa... os palhaços. Ele e os seus amigos pertenciam a uma escola de palhaços e vieram ensinar-nos a arte dos palhaços. Foi uma tarde muito divertida, onde aprendemos a fazer as habilidades dos palhaços. Mas para sermos verdadeiros palhaços, pintaram-nos um nariz de palhaços e, no fim, como conseguimos fazer tudo muito bem, tivemos um certificado e um chupa-chupa.

Gostamos muito de receber estes nossos amigos, que apesar de serem diferentes, conseguem ser felizes e transmitir essa felicidade aos outros.

Parabéns à Vila Urbana pelo trabalho que vêem realizando ao longo dos anos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As nossas pastas dos trabalhos



Este ano decidimos transformar as nossas capas. Nos anos anteriores eram identificadas com um desenho feito por nós. Esta ano elas transformaram-se... Numa cartolina, pintamos o fundo do mar e cada um de nós escolheu um dos seus habitantes: peixes, polvos, baleias, caranguejos e golfinhos, que depois foi colocado nas capas. Como podem ver ficaram mesmo muito giras.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Visita dos Amigos da Vila Urbana


Fomos hoje surpreendidos pela visita de uns Palhaços muito divertidos que fizeram connosco grandes palhaçadas. Imitaram animais, profissões, e tivemos a tarefa dificil de adivinhar, a mimica utilizada, mas conseguimos....Cantamos, imitamos diferentes movimentos de meios de transporte, transformamo-nos em Palhaços, divertimo-nos imenso e ainda tivemos direito a chupas-chupas e balões. Vamos fazer o registo da vossa visita, para não nos esquecermos deste dia. Obrigado Amigos. Voltem sempre ofereceram-nos uma tarde bem divertida.

Quem és tu?



Ao longo destes dias descobrimos que as nossas mãos e os nossos dedos conseguem ser grandes "adivinhos". Imaginem que conseguimos fazer um jogo, que tendo os olhos vendados, as nossas mãos e os nossos dedos ao tactearem a cabeça, a cara, as orelhas, as bochechas, e até todo o corpo, conseguiam descobrir qual o amigo que estava à nossa frente. Todos participaram no jogo e uma grande percentagem de crianças atingiu este objectivo. Quando não conseguido, o elemento do grupo que deveria ser descoberto, dizia uma frase e pela voz ( percepção auditiva) conseguiamos descobrir quem era o amigo. Foi também uma actividade que manteve o grupo muito atento e partcipativo.

Vamos continuar a jogar com o sentido do Tacto





Esta semana após termos escutado atentamente a história da "Pequena Sereia", partimos à descoberta de novas aventuras: descobrimos que o nosso corpo, é bem diferente dos animais que povoam as águas dos mares, e por isso sabemos já que o nosso corpo tem uma designação especial, chama-se corpo humano e reconhcemos as suas partes constituintes (cabeça, tronco e membros) e a nossa identidade sexual.
A Arnaldna propôs que através de um jogo (de tacto), alguns dos nossos amigos colaborassem como modelos, e de olhos vendados iamos descobrindo as diferentes partes do seu corpo, identificando-as, nomeando-as, verbalizando como são, onde começam e onde terminam; que partes se movem, e quais as que permitem o movimento.
Foi um jogo divertido, muito participado e que me vai permitir através deste entusiasmo elaborar novos jogos com o objectivo de continuar a trabalhar este Sentido.

domingo, 18 de outubro de 2009

Dia da alimentação







Finalmente chegou o grande dia. Logo de manhã, as crianças entraram na sala com as laranjas nas mãos para fazermos e bebermos o suminho de laranja. Após cantarmos os bons-dias recolhemos todo o material que precisavamos para a actividade. "São muitas laranjas, Beatriz". eram muitas, então resovemos pesá-las e depois contá-las. Foram muitas as observações registadas por mim durante esta actividade.

- Pesamos 6 vezes 1 quilo, então são muitos quilos (enquanto se pesava eu escrevia o número 1 num papel ) - disse o Cristiano

- Vamos contar os 1 da Beatriz - disse a Sara

-Então são 6 quilos - comentaram alguns meninos.

- Vamos contar agora as laranjas - disse eu. Contaram sem se enganarem até ao 29, mas eram 30. Nessa altura eu ajudei.

A brincar também se aprende...

Todos quiseram participar na actividade e à hora do lanche tinhamos o sumo pronto para acompanhar o lanche trazido de casa. E qual foi a minha alegria quando vi que a maioria dos meninos e meninas traziam o pãozinho com manteiga, como eu tinha pedido no dia anterior. Espero que assim continue daqui para a frente.

Agora querem ver os nossos registos? Os mais velhos fizeram um registo individual e os mais novos registaram colectivamente utilizando a pintura.







No Jornal de Noticias de sexta-feira, deparamo-nos com a noticia de 1º página que estudos recentes revelam que 1/3 das crianças e adolescentes em Porttugal têm excesso de peso. Já é considerado um problema de saúde pública.É urgente mudarmos os nossos hábitos, para evitar que estes números cresçam. Temos todos que fazer um esforço, a começar nas famílias. A escola ajudará a criar uma moda positiva à volta da alimentação saudável.

E assim chegou o tão esperado dia 16...O Dia do nosso Sumo





Os nossos Pais responderam pronta e generosamente ao nosso pedido, da brochura enviada para casa no dia 13. Diariamente chegavam laranjas à escola, e o nosso cesto já quase não conseguia abarcar tantas laranjas. Tal com tinhamos combinado, inciamos a nossa tarefa da confecção do sumo, logo pela manhã. Partindo as laranjas, passando-as pela máquina, sempre com a supervisão de um adulto, até que consguimos um volume consideravel de sumo, que dava para repartir por todos e até para repetir se assim quisessem. Foi um verdadeiro sucesso...

Pictograma - As vitaminas


O Pictograma é uma forma de registo em que algumas palavras são substituidas por imagens.

Esta canção prestava-se para esta actividade. Após o seu registo as crianças conseguiram "ler" a mensagem escrita.

Uma actividade de matemática com os frutos




Após a aprendizagem da canção "As vitaminas", estivemos a ver as cores , os tamanhos e as formas dos frutos. Reparamos que estes têm formas, cores e tamanhos diferentes. Então resolvemos agrupá-los por cores. Posteriormente copiaram o nome dos frutos.Para algumas crianças basta somente eu dizer as letras e elas escrevem. Eis o resultado do nosso trabalho!

As crianças, a partir das vivências do dia-a-dia, vão espontâneamente construindo noções matemáticas. Cabe ao educador, a partir das situações do quotidiano apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, intencionalizando momentos de consolidação e sistematização destas noções. Com esta actividade de classificação, as crianças formaram conjuntos de acordo com um critério previamente estabelecido:a cor

Somos uns Pequenos artistas







Esta semana vivemos duma forma muito intensa, a semana da alimentação, para consciencializarmos as crianças e as famílias, da importância de uma alimentação saudável e as consequências nefastas do não cumprimento destas directrizes. Foram muitas as actividades: histórias, adivinhas, poesias, canções, jogos e a elaboração do placard alusivo a esta temática: a alimentação. Através de uma adivinha, partimos para a construção da resposta: O cozinheiro, utlizando uma nova técnica de pintura. Substituimos o normal pincel, por garrafas de plástico, com tinta normal no seu interior, e com esponja substituindo a rolha, para assim concretizarmos uma tarefa de carimbagem, que muito resultou. O nosso cozinheiro está muito bonito...Também os mais novos testaram uma outra técnica de expressão plástica, que muito os divertiu: com sal da cozinha, dentro de pequenos recipientes, alguns até da "Casinha" e com giz cor de laranja, transformaram o sal branco em cor de laranja, e com cola de madeira pintaram as laranjas, utilizando uma técnica diferente dos meninos mais velhos, mas não menos conseguida. Após tantas horas de trabalho, conseguimos expor o nosso cozinheiro, com a roda dos alimentos numa mão, lembrando-nos assim os comportamentos que devemos seguir, para usufruirmos os beneficios de uma alimentação saudavel. Na outra segura um grande cesto de laranjas tarefa de todos as crianças da sala.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"



Já dizia o poeta «mudam-se os tempos, mudam-se as vontades». Pura verdade! A rotina diária mudou, a oferta de alimentos e, por conseguinte, os apetites também.


Não nos podemos esquecer que com a passagem do tempo surgem novas prioridades e a alimentação saudável deve ser uma delas. Não só porque promove a saúde, como melhora o humor e habilita o corpo a fazer algumas actividades com mais fácilidade.
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica, criada pelos portugueses na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que nos ajuda a melhor escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
O seu símbolo, tal como o nome indica, é em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos; os chamados grupos de alimentos
Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, esta representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros.
De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada
Fonte:www.consumidor.pt

As nossas mãos são mágicas







Sabiam que temos mãos mágicas? É bem verdade...esta semana fizemos um jogo com frutos escondidos numa cesta, bem cobertinhos. Com a mão lá dentro apanhavamos um deles, e sem o vermos, só através do tacto tinhamos que o nomear, e só depois é que o podiamos visualizar para confirmar ou não a nossa resposta. Foi muito divertido e quase todos acertamos na resposta . Temos ou não temos umas mãos mágicas?!!!...

Brochuras/ Adivinha




Durante esta semana temos vivido intensamente a preocupação de uma alimentação saudavel e equilibrada. Para celebrarmos o dia da alimentação lembramo-nos, de confeccionar um saboroso sumo de laranja, tão rica em vitamina C. Para concretizarmos esta actividade necessitavamos da ajuda dos nossos Pais, que foi preciosa. Tinhamos um problema,... como levar o recado para casa... resolvemos então elaborar uma brochura com uma adivinha e numa brincadeira com os Pais deciframos que era uma laranja, que deveriamos trazer para a escola. E imaginem... todos os Pais adivinharam.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Semana da Alimentação


Esta semana vai ser dedicada à alimentação, por isso é natural que, os pais, em casa, sejam bombardeados com este assunto. De certeza que vão começar a "exgir" algumas mudanças nos hábitos. Será muito bom sinal.

Iniciamos o trabalho com a visualização desta história em powerpoint construida por mim, que lhes faculto para que possam perceber o trabalho que estou a realizar.

O post abaixo é o registo realizada pelo grupo.




Iremos dando mais novidades durante a semana.

sábado, 10 de outubro de 2009

O nosso Quadro dos Aniversários


Durante esta semana, visualizamos o filme do sr. Ano. Era um senhor que tinha 12 filhos que viviam em 4 casas diferentes : A Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. Todos eles tinham também nomes diferentes: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril…..como todos já sabemos. Mas nós fizemos uma descoberta. Descobrimos que estes Senhores todos juntos formam o Calendário. No dia do nosso aniversário, temos uma janela com a nossa fotografia, para percebermos muito bem em que dia do Mês e em que Estação do Ano, somos aniversariantes
A Arnaldina construiu também quatro casinhas: a das crianças que completam 3 anos, 4anos, 5anos e até 6 anos, o que vai acontecer a alguns de nós, que para o próximo ano lectivo, já vamos para o 1º Ciclo. Em cada uma destas casinhas, e à medida que festejamos o nosso aniversário, cada um pinta a sua flor, cujo centro é a nossa fotografia, reutilizando uma garrafa de água pequena, e estando assim a contribuir para a preservação da natureza. Passamos então a ser as verdadeiras flores dos jardins destas casinhas. Após a afixação do mesmo, juntamo-nos, observamos bem o Quadro dos Aniversários, a forma como estão distribuídas as estações do Ano e os Meses, e todos contentes por finalizarmos mais uma tarefa cantamos todos juntos a canção das Estações do Ano.