terça-feira, 27 de outubro de 2009

O nosso corpo


"O conhecimento e controle progressivo do corpo são um processo que ocupa a criança desde o seu nascimento e é um dos primeiros referenciais para se reconhecer como pessoa. Ao chegar ao Jardim de Infância, a criança já possui alguns conceitos, habilidades e atitudes que lhe permitem dominar cada vez mais o meio que o reodeia: identiica e sabe enumerar algumas das partes principais do seu corpo, discrimina alguma das características mais importantes dos objectos e já assoimila algumas das necessidades básicas do ciorpo, como dormir, comer, etc. A intervenção educativa dever-se-à dirigir no sentido de que a criança seja capaz de identiicar características e qualidades pessoais cada vez mais complexas e pormenorizadas (...) O trabalho da relação da criança com o seu corpo é a chave que permite integrar os dierentes conceitos, procedimentos, e atitudes. Ao avançar no conhecimentoe na manipulação do seu próprio corpo, a criança actualiza e exercita os seus instrumentos cognitivos , afectivos e relacionais à conquista da sua própria identidade. (in Enciclopédia de Educação Infantil).
A motivação para esta actividade foi uma canção com mimica sobre o corpo humano que nos fala nas diferentes partes do corpo e suas funções. Posteriormente contornamos o corpo de uma das crianças da sala e ao mesmo tempo iamos nomeando as diferentes partes do corpo. Vestimos o nosso boneco e escrevemos os nomes das diferentes partes. Fomos buscar ao armário o puzzle do corpo humano e estivemos a montá-lo. Como actividade de consolidação cada criança fez um puzzle, dividido conforme as idades das crianças.
Claro que não acaba por aqui, ao longo do ano, estes conteúdos deverão ser desenvolvidos.

Sem comentários: