domingo, 18 de outubro de 2009

Dia da alimentação







Finalmente chegou o grande dia. Logo de manhã, as crianças entraram na sala com as laranjas nas mãos para fazermos e bebermos o suminho de laranja. Após cantarmos os bons-dias recolhemos todo o material que precisavamos para a actividade. "São muitas laranjas, Beatriz". eram muitas, então resovemos pesá-las e depois contá-las. Foram muitas as observações registadas por mim durante esta actividade.

- Pesamos 6 vezes 1 quilo, então são muitos quilos (enquanto se pesava eu escrevia o número 1 num papel ) - disse o Cristiano

- Vamos contar os 1 da Beatriz - disse a Sara

-Então são 6 quilos - comentaram alguns meninos.

- Vamos contar agora as laranjas - disse eu. Contaram sem se enganarem até ao 29, mas eram 30. Nessa altura eu ajudei.

A brincar também se aprende...

Todos quiseram participar na actividade e à hora do lanche tinhamos o sumo pronto para acompanhar o lanche trazido de casa. E qual foi a minha alegria quando vi que a maioria dos meninos e meninas traziam o pãozinho com manteiga, como eu tinha pedido no dia anterior. Espero que assim continue daqui para a frente.

Agora querem ver os nossos registos? Os mais velhos fizeram um registo individual e os mais novos registaram colectivamente utilizando a pintura.







No Jornal de Noticias de sexta-feira, deparamo-nos com a noticia de 1º página que estudos recentes revelam que 1/3 das crianças e adolescentes em Porttugal têm excesso de peso. Já é considerado um problema de saúde pública.É urgente mudarmos os nossos hábitos, para evitar que estes números cresçam. Temos todos que fazer um esforço, a começar nas famílias. A escola ajudará a criar uma moda positiva à volta da alimentação saudável.

Sem comentários: