sábado, 3 de outubro de 2009

A sinalização das áreas da sala






As diversas áreas de actividades da sala são muito concorridas e rapidamente reina a confusão sendo dificil trabalhar. Assim, além de identificar os diversos espaços, tivemos necessidade de limitar a frequência de cada um deles. Como é do conhecimento das famílias o tema de trabalho deste ano é O Mar. Então, em cada área, está um cartaz com um determinado número de peixes que representa o número de crianças que pode frequentá-la. Este número foi negociado entre o adulto e as crianças. Iniciamos este trabalho com as crianças mais velhas, mas quando nos apercebemos alguns dos mais novos quiseram participar. O nome das áreas foi escrito pelas crianças no computador e posteriormente colocado nos respectivos cartazes (a algumas crianças bastava dizer as letras, a outras, eu escrevia numa folha, elas copiavam e eu ia dizendo o nome das letras). As crianças mais novas, que colaboraram, pintaram os peixes. Para além de um bom exercicio de linguagem oral, várias outras áreas foram trabalhadas: a matemática com a noção de quantidade e número, a motricidade fina através do desenho, a abordagem à escrita, o trabalho em equipa e as novas tecnologias.

Sem comentários: