sábado, 10 de outubro de 2009

A Historia da Carochinha




Apesar da existência de numerosos programas de entretenimento, bem como de uma grande oferta de brinquedos, o conto continua a manter a sua magia e o mistério. Existem histórias infantis, das quais as crianças nunca se cansam, porque chegam ao seu mundo interior, ajudam a identificar os seus medos, emoções e respondem até a algumas das suas perguntas. São contos que despertam o prazer e nunca cansam as crianças.
Foi objectivo da Arnaldina, que este grupo fosse capaz de reproduzir oralmente o conto, tarefa fàcil, sobretudo para os mais velhos, e que representassem plásticamente as cenas do mesmo. Nesta representação plástica, utlizaram-se estratégias diferentes: os mais novos construiram um livro, com as imagens do conto, que pintaram, e os mais velhos executaram esta tarefa em banda desenhada. Já são muito crescidos...
Com esta história concretizamos uma outra actividade, que está guardada na bilbioteca "Um jogo de sequência. Pintamos as imagens, recortamos, colamos em folhas de diferentes cores e agora, ou em grupo ou individualmente, há que as ordenar correctamente . Foram actividades muito divertidas, que captaram desde o logo o interesse e participação de todo o grupo.

Sem comentários: