domingo, 29 de novembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
terça-feira, 24 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
10 Dedos
Nas minhas pesquisas na Internet encontrei estas imagens e com elas construi esta história que ontem contei aos nossos meninos e que estão relacionadas com o que estamos a vivenciar: o conhecimento do nosso corpo.
Lengalenga: Dedo mindinho, Seu vizinho, Pai de Todos, Fura Bolos, Mata Piolhos
Os nossos Registos:
domingo, 15 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
A nossa semana de S.Martinho
Foram várias actividades realizadas esta semana, umas relacionadas com o S. Martinho, outras proporcionadas pela estagiária Vitória, que está a tirar o curso de A.S.G.
Com lápis de cor, pintamos uns sapatos para aprender a apertá-los, não é muito fácil, mas agora temos de treinar. Dançamos dois a dois com balões na cabeça e não podiamos deixar cair.
Ontem foi o nosso magusto, mas como choveu, não podemos vir cá para fora. Mesmo assim estivemos com os assadores, comemos as castanhas e bebemos "àgua pé" das crianças - àgua com groselha. Hoje vimos a lenda de S. Martinho em teatro de sombras.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
domingo, 8 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
O Placarde da regras da sala
As queixas em relação ao comportamento das crianças por parte dos pais e da escola, são cada vez mais frequentes e iniciam-se também em idades menores. De há umas décadas para cá verificamos uma mudança radical e signicativa na posição dos pais em relação à colocação dos limites e das regras aos seus filhos. De uma autoridade sem limites passou-se para uma permissividade extrema. Quando se trata de colocar limites, a escola e a família, por vezes, não sabem o que fazer e ficam deveras desorientadas. Os educadores, pais e professores devem saber introduzir os limites para que as crianças se possam desenvolver e situar-se no mundo adequadamente.
No Jardim de Infância, o estabelecimento de regras é um factor organizador para as crianças; é tornar as coisas mais organizadas, justas e confortáveis para todos. É importante transmitir, nesta idade, os valores morais da cultura familiar e social à qual a criança pertence. Por experiência, as crianças ao apropriarem-se das regras, serão capazes de as utilizar em todas as situações.
Penso que esta minha introdução explica a presença do Quadro das Regras da Sala e o compromisso que todos assumimos por as cumprir. Em complemento deste quadro exixte o quadro onde eles registam diariamente o seu comportamento permitindo assim uma visão fácil do cumprimento das regras.
A construção de noção de "O Corpo Humano"
Desde o nascimento que a criança vai progressivamente descobrindo e conhecendo o seu corpo. Nesta fase, conseguem já nomear um grande número de partes constituintes do corpo, algumas das suas funções, mas de uma forma desorganizada.. Nas actividades vividas durante esta semana na nossa sala, num primeiro passo a dar nesta abordagem, pretendi sobretudo que o grupo tomasse consciência do seu corpo, como um todo, como uma unidade única e funcional, com capacidades, mas também limitações, procurando identificar as três divisões clássicas do corpo humano: cabeça, tronco e membros, de modo a que aprendam a categorizar as partes, e as principais funções do corpo humano. Tendo em conta que as experiências se fazem através do contacto com o meio exterior, pretendi também despertar para a tomada de consciência e de atenção das nossas capacidades sensoriais e perceptivas, tentando levar as crianças a explorar cada um dos seus cinco sentidos, no que se refere às possibilidades e capacidades que estes nos oferecem para o conhecimento e entendimento do mundo que nos rodeia.
O Aniversário do Paulo
Hoje o Paulo chegou muito contente à Escola. Fazia anos e a sua alegria era enorme. Todos cantamos os Parabéns, e à hora do lanche fomos também presenteados com um bonito bolo. Feliz, dizia: "este bolo é mesmo delicioso" , e tinha razão. De regresso à sala, pintou a sua flor cor de laranja, a cor das flores das crianças desta idade, e lá foi para o Jardim da Casinha dos Meninos de 5 anos.
Parabéns Paulo e muitas felicidades.
Subscrever:
Mensagens (Atom)