Finalmente chegou o grande dia! Os nossos filhos já estavam há uns dias na escola à espera deste dia. A Beatriz ajudou-nos a preencher a ficha do doente, onde registamos a sua doença, as vezes que lavavam os dentes por dia, o número de refrigerantes que tomavam por dia. Também, nessa ficha, registamos se nós pais, já tinhamos ido ao dentista, qual o nosso comportamento e no fim desenhamos o nosso filho.
Hoje, de manhã, partimos de camioneta, com os nossos filhos ao colo, até ao Hospital dos Pequeninos. Na sala de espera, enquanto esperamos pela nossa vez, que nunca mais chegava..., vimos livros, brincamos e uma Srª Doutora pintou a cara dos meninos que quizeram. Quando chegou a nossa vez, cada um foi acompanhado de um médico(estudante do ICBAS) até ao consultório, onde tinhamos de explicar ao médico qual a doença do nosso filho. A seguir fomos até ao dentista e aí, éramos nós que mostramos a nossa boca para o dentista ver o estado dos nossos dentes. Preenchemos uma ficha onde registamos o que era necessário para ter uma dentição saudável.
Esta actividade está inserida no Projecto Educação para a Saúde do Agrupamento e consta do Plano Anual de Actividades. O seu principal objectivo é "desmistificar o medo da "bata branca" junto de crianças entre os 3 e 6 anos, proporcionando um contacto com a profissão médica e farmacêutica e com o ambiente hospitalar, num meio descontraído e adequado ao mundo infantil".
Apesar de ter sido um pouco cansativo, pois tivemos de esperar bastante tempo, as crianças reagiram muito bem, conversando com à vontade com os futuros médicos que demonstraram grande empenhamento nesta actividade. Aqueles que estavam mais receosos rapidamente aderiram pois estivemos sempre presentes para os ajudar.