Desde o nascimento que a criança vai progressivamente descobrindo e conhecendo o seu corpo. Nesta fase, conseguem já nomear um grande número de partes constituintes do corpo, algumas das suas funções, mas de uma forma desorganizada.. Nas actividades vividas durante esta semana na nossa sala, num primeiro passo a dar nesta abordagem, pretendi sobretudo que o grupo tomasse consciência do seu corpo, como um todo, como uma unidade única e funcional, com capacidades, mas também limitações, procurando identificar as três divisões clássicas do corpo humano: cabeça, tronco e membros, de modo a que aprendam a categorizar as partes, e as principais funções do corpo humano. Tendo em conta que as experiências se fazem através do contacto com o meio exterior, pretendi também despertar para a tomada de consciência e de atenção das nossas capacidades sensoriais e perceptivas, tentando levar as crianças a explorar cada um dos seus cinco sentidos, no que se refere às possibilidades e capacidades que estes nos oferecem para o conhecimento e entendimento do mundo que nos rodeia.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário