quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Placarde da regras da sala

As queixas em relação ao comportamento das crianças por parte dos pais e da escola, são cada vez mais frequentes e iniciam-se também em idades menores. De há umas décadas para cá verificamos uma mudança radical e signicativa na posição dos pais em relação à colocação dos limites e das regras aos seus filhos. De uma autoridade sem limites passou-se para uma permissividade extrema. Quando se trata de colocar limites, a escola e a família, por vezes, não sabem o que fazer e ficam deveras desorientadas. Os educadores, pais e professores devem saber introduzir os limites para que as crianças se possam desenvolver e situar-se no mundo adequadamente.

No Jardim de Infância, o estabelecimento de regras é um factor organizador para as crianças; é tornar as coisas mais organizadas, justas e confortáveis para todos. É importante transmitir, nesta idade, os valores morais da cultura familiar e social à qual a criança pertence. Por experiência, as crianças ao apropriarem-se das regras, serão capazes de as utilizar em todas as situações.

Penso que esta minha introdução explica a presença do Quadro das Regras da Sala e o compromisso que todos assumimos por as cumprir. Em complemento deste quadro exixte o quadro onde eles registam diariamente o seu comportamento permitindo assim uma visão fácil do cumprimento das regras.

Sem comentários: