quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia da Alimentação



Das várias actividades realizadas durante estes últimos dias do Projecto "Educação para a Saúde", a confecção da sopa no Dia da Alimentação, teve como objectivo sensibilizar as crianças e através delas, as famílias, para a importância dos legumes na nossa alimentação. Todos sabemos como por vezes é dificil conseguir que os nossos filhos comam legumes. Na nossa opinião, é na sopa, que mais facilmente podemos introduzi-los.


Nas vária pesquisas que fiz sobre a importância da sopa na cadeia alimentar, encontrei um artigo que passo a citar:


"A importância da Sopa na alimentação

A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Uma sopa é habitualmente um "prato" de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. Estes aspectos são também muito importantes na regulação do apetite, o que torna a sopa um prato de eleição na abertura das refeições. Por outro lado, também desempenha funções no bom funcionamento do nosso intestino e nos mecanismos de regulação dos níveis de colesterol sanguíneo.

A importância do consumo de vegetais e quais as vantagens de os consumir na Sopa

A presença de produtos hortícolas na nossa alimentação diária é fundamental para uma boa saúde. Recomenda-se o consumo de 400 g destes alimentos todos os dias. Os produtos hortícolas são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e outros produtos fitoquímicos com benefícios na nossa saúde. Actualmente, sabe-se que não é indiferente consumir os produtos hortícolas crus ou cozinhados. A cozedura amolece as fibras e disponibiliza o aproveitamento superior de vitaminas e minerais. Cozinhados em água alguns destes nutrientes dissolvem-se pelo que, sempre que possível, devemos aproveitar a água de cozedura tal como acontece com a sopa que permite um aproveitamento muito completo do conteúdo nutricional dos alimentos utilizados."

Retirado de: http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2005/11/23bis.htm

Sendo assim, pensamos que se desde cedo sensibilizarmos as crianças para a importância da sopa na alimentação quotidiana ajudamos a promover a recuperação da sopa nos hábitos alimentares das famílias e a promover também um aumento do consumo de produtos hortícolas por parte das crianças e jovens.


A confecção da sopa na nossa sala foi muito participada pelo grupo. Todas as crianças trouxeram 0s legumes que escolheram ( alguns que estiveram ausentes por doença fizeram chegar os seus legumes através da familia). Hoje de manhã preparamos a sala de maneira diferente: juntamos as mesas e sentamo-nos à volta para todos podermos participar. Os adultos descascaram as batatas, as cebolas, os nabos, as cenouras, a abóbora e as courgettes. Foram as crianças que partiram todos legumes com facas de sobremesa, como se pode ver nas fotografias. Para partir os brócolos, a couve-flor e as couves, usaram as mãos.

Quando foi para o fogão para cozer, fomos fazer uma surpresa à outra sala. Cantamos e dramatizamos a canção "Quem cresce na Horta". Os nossos amigos também tinham uma dança para nós cuja letra da canção era sobre os legumes.

Já depois do lanche da manhã, fizemos o registo da actividade. Todos quiseram participar e todos queriam intervir e registar.

Ao fim da manhã, comemos a sopa. Estava óptima, era a opinião de todos; o único defeito era a temperatura, que estava muito quente. Sentimos com agrado, que na maioria das crianças, a sopa faz parte das suas refeições.

Sem comentários: