quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Julieta, a menina vestida de Outono


Ontem a Beatriz contou-nos uma história de uma menina muito distraída que, nos dias de escola, se esquecia umas vezes da mochila, outras vezes da bata, mas num dia de Outono esqueceu-se do casaco. Quando foi para o recreio teve um bocadinho de frio, pois já era Outono e nem conseguia brincar. Então, foi sentar-se debaixo de uma árvore diferente que fazia magia!!! Quando percebeu que ela tinha frio e depois de conversar com a Julieta durante um bom bocado, ofereceu-lhe um manto de folhas de Outono.

Após a história estivemos a conversar e a perguntar-nos, como seria um manto de folhas secas. Então resolvemos desenhar a Julieta e vesti-la de Outono. A Julieta está agora na nossa sala vestida com o tal manto oferecido pela árvore mágica

Um grupo de meninos desenhou a Julieta e outros vestiram-na com as folhas secas que a Cátia e o Pedro Jorge trouxeram de casa.

Nem sempre as histórias que eu conto têm de suporte um livro com imagens. Esta, tal com disse aos meninos, foi inventada por mim. O registo foi colectivo, por quem quis participar, embora alguns meninos tenham ido para a área da expressão plástica desenhar o jardim da escola e a menina vestida com as folhas. É uma forma de desenvolver a imaginação e a criatividade.

Com o desenho do corpo da Julieta, estivemos a recordar as diferentes partes do nosso corpo e a desenhá-las. Todas as crianças conhecem e representam as diferentes partes do corpo. No decorrer da actividade interrompiam frequentemente quem estava a desenhar para chamar à atenção de pormenores que faltavam no corpo da Julieta.

Sem comentários: