segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O nosso trabalho com várias sementes



Na quarta-feira da semana que passou, a Beatriz mostrou-nos vários sementes: vários tipos de feijões, semente de couve, de salsa de alface, de girassol grande e pequeno, de maça, de courgette, de favas. Reparamos que elas são todas diferentes; na cor, no tamanho, na espessura. Após esta observação, estivemos a fazer o registo. Para isso utilizamos vários símbolos, como se pode ver nas fotografias(até os registamos para podermos utilizar noutras ocasiões).
No dia seguinte, de manhã, a Beatriz apresentou-nos a história "A viagem da sementinha", que nos conta o que aconteceu a uma semente de maçã que o Tiago deixou abandonada em cima de um muro. Da parte da tarde estivemos a semear num vaso a semente de salsa e fizemos um livro com os registos da história que foi para a nossa biblioteca.
Demos um passeio pelo jardim e fomos ver onde irá ser a nossa horta. Agora vamos precisar de uma enxada, para limpar a terra que tem muitas ervas e já temos sementes de favas para semear.

Registar o que se vai observando, os comentários que as crianças vão dizendo ao longo das actividades, utilizando o desenho ou símbolos, ler, reler e aperfeiçoar os textos já realizados são meios de abordar a escrita. Este tipo de actividades é diariamente utilizada na nossa sala. Após a ilustração da história foram os crianças que me ditaram a história enquanto eu escrevia. Ao ver o educador a escrever, a criança compreende melhor como e para que serve a escrita.


Quando tivermos mais novidades voltaremos ao blog...

Sem comentários: